terça-feira, fevereiro 14, 2006

Abrindo a Bíblia 2

Hoje à noite voltamos a Abrir a Bíblia para estudarmos a Palavra de Deus. As próximas terças-feiras serão dedicadas ao estudo do livro de Colossenses. O trecho estudado hoje me surpreendeu. Eu tinha o objetivo de entrar no capítulo dois, porém acabei não conseguindo.
Quero aproveitar para agradecer ao irmão Moacir por ter feito um trabalho tão bom de limpeza do terreno da igreja. Que Deus possa te recompensar!
Estarei destacando resumidamente as partes que acho mais interessantes ou necessárias:

Colossenses 1
24 Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja;
25 da qual eu fui constituído ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, a fim de cumprir a palavra de Deus,
26 o mistério que esteve oculto dos séculos, e das gerações; mas agora foi manifesto aos seus santos,
27 a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória;
28 o qual nós anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, para que apresentemos todo homem perfeito em Cristo;
29 para isso também trabalho, lutando segundo a sua eficácia, que opera em mim poderosamente.


"Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja".
Eu sempre achei o apostolo Paulo atrevido ao fazer a afirmação: “cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo”. Achava esta afirmação descabida e até irreverente. E é o que ela parece ser, não é? No entanto esta afirmação uma vez compreendida nos mostra uma realidade totalmente diferente. Vemos alguém que em obediência está disposto a obedecer um chamado de Deus.


Esta passagem tem duas diferentes conotações que se enfeixam e se unem dando uma ampla aplicação pessoal para nossas vidas.

1- Jesus Cristo fez uma obra completa no que tange o “desfazer as obras do diabo” (I João 3:8). Uma parte desta obra foi ser ferido pelas nossas transgressões (Isaias 53:5) e morrer em uma cruz. Este sacrifício é insubstituível e intransferível. Nenhum outro poderia fazê-lo ou refazê-lo, pois é perfeito em todas as suas facetas suprindo totalmente as exigências do Santo Deus Todo-Poderoso. Por assim dizer o meio de salvação foi chamado à existência. Porém a salvação precisava ser levada e anunciada àqueles que estavam perdidos e eram servos do pecado. Era necessário que alguém fosse testemunha deste evangelho da salvação. Um preço foi pago para propiciar a salvação. Um outro preço precisava ser pago para anunciar a salvação e assim “completar” a obra de salvação. Há um resto de aflição que os anunciadores de boas novas precisam passar. Jesus já disse: “No mundo tereis aflições...”. Por assim dizer Paulo dizia que estava pagando o preço de sofrer aflição para que o evangelho de Cristo avançasse, assim “fechando o círculo” para que as pessoas pudessem ser salvas. Está você disposto a cumprir o resto das aflições de Cristo para que o evangelho avance nos dias de hoje?

2- Por ser parte do corpo de Cristo na face da terra o apóstolo ao sofrer pela propagação do evangelho está se identificando com seu Mestre e Senhor. Em outras palavras Cristo estaria sofrendo através do apóstolo o resto das aflições necessárias para a salvação do gênero humano e conseqüente formação do corpo de Cristo, isto é sua igreja. A próxima vez quando você estiver sofrendo por amor a Jesus, não se esqueça que ele também está. Já que você é parte de seu corpo.

Acho importante dizer que Paulo como corpo de Cristo (bem como todos que fazem parte da Igreja deviam) não via as aflições por amor de Cristo como algo fora do comum. Lemos em I Pedro 4: 12- 19: “Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse; mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus. Que nenhum de vós, entretanto, padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se entremete em negócios alheios; mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus neste nome. Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e se começa por nós, qual será o fim daqueles que desobedecem ao evangelho de Deus? E se o justo dificilmente se salva, onde comparecerá o ímpio pecador? Portanto os que sofrem segundo a vontade de Deus confiem as suas almas ao fiel Criador, praticando o bem”.



"A quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória."

“Cristo em vós, a esperança da glória.” A grande pergunta é ... Se Jesus ascendeu aos céus como relatam Atos 1 : 9 a 11 e outras passagens bíblicas. Como é que Jesus pode estar ao mesmo tempo em nós? Como ele poderá cumprir sua promessa registrada em Mateus 28: 20 “eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”? A resposta é muito simples. Jesus é o próprio Espírito Santo de Deus. Estarei provando esta afirmação com passagens da Palavra de Deus.
a- A Bíblia em Efésios 4:4 afirma que há um só Espírito ".Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação".
b- Em Romanos 8:9 este UM Espírito é chamado de duas maneiras diferentes. Espírito de Deus e Espírito de Cristo. “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”.
c- Em Atos 16: 6 e 7 este UM Espírito é chamado de Espírito Santo e Espírito de Jesus. “Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia; e tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu”.
d- Em Gálatas 4:6 ele é chamado de Espírito de seu Filho. “E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai”.
e- Em Filipenses 1: 19 ele é chamado de Espírito de Jesus Cristo. “porque sei que isto me resultará em salvação, pela vossa súplica e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo”.

Aqui vemos que o Espírito de Deus é chamado de Espírito Santo, Espírito de Cristo, Espírito de Jesus, Espírito de seu Filho e Espírito de Jesus Cristo. Logo Espírito de Deus é igual a Espírito de Jesus Cristo.

Aqui se cumpre o que está escrito em Colossenses 2: 9 “porque nele (Cristo, vide versículo 8) habita corporalmente toda a plenitude da divindade”. Nele não estava metade nem um terço da divindade, mas sim toda a plenitude. Isto também explica porque Jesus mandou batizar “em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”, e todos os registros bíblicos de batismo foram realizados em nome de Jesus.


Bom, por hoje é só. Qualquer dúvida, entrem em contato comigo pelo meu e-mail:
prgersonalvear@gmail.com.

free hit counter

Nenhum comentário: