terça-feira, fevereiro 21, 2006

Abrindo a Bíblia dia 21 de Fevereiro de 2006

Hoje à noite voltamos a “Abrir a Bíblia” em nossa igreja. Sempre me preparo para dar os estudos da Palavra de Deus, porém hoje não tive notas para o estudo. Apenas me utilizei de vários rascunhos de mensagens que preguei no passado a respeito de Colossenses 2. Por isto é muito difícil reproduzir, como na maioria das vezes é, a mensagem pregada em um culto. Isto principalmente porque normalmente escrevo tarde à noite ou de madrugada quando ultimamente me encontro à beira da exaustão de minha paciência.

Hoje eu selecionei Colossenses 2: 8-13 para estudar. Devido ao cansaço e compromissos logo amanhã cedo vou procurar resumir ao máximo sem que no entanto não se perca a clareza do que transmiti, já que houve ocasiões em que isto aconteceu neste Blog.

Vamos então ao que interessa:
Colossenses 2: 8-13 : “Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo principado e potestade, no qual também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos no despojar do corpo da carne, a saber, a circuncisão de Cristo; tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos; e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos”.

Segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo:
Apesar de estarmos no mundo, não somos do mundo. Apesar de estarmos no mundo nossa motivação é celestial e espiritual. A prática diária de procedimentos do cristão é diferente ao do mundo. Isto porque ele tem contato com uma outra realidade; a realidade espiritual. Os costumes de um ser humano são resultados do meio em que ele vive e das influências que ele recebe. A maneira do cristão viver é diferente ao do mundo, pois tem costumes diferentes já que recebe outro tipo de influência (do Espírito Santo e da Palavra de Deus) do que as pessoas que o cercam. Além disso enquanto as pessoas comuns estão centradas em satisfazer seus caprichos, “instintos animais” e, egoísmo; o servo de Deus está vivendo centralizado no desejo de cumprir a vontade de Deus. Isto somente porque Deus é real em sua vida. Mais até do que sua natureza carnal.

Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade:
Nele a perfeição de Deus se tornou realidade manifesta. Isto porque a Divindade em sua plenitude habitou naquele que nascera da virgem Maria. Não parte da divindade, mas sim Deus como um todo. A Bíblia nos revela que Deus estava em Cristo em II Coríntios 5: 19 “Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação”. Não um terço da deidade, mas Deus como um todo. Jesus Cristo não era somente Deus Filho, mas como Filho de Deus ele continha toda a divindade em si. Para maior compreensão leia João 12:45 e João 14:7.
Estais perfeitos nele
Da perfeição não se tira nem se põe. Acrescentar ou retirar algo o torna imperfeito. Usando uma esfera perfeita como exemplo nota se claramente que se não pode colocar ou tirar algo em sua superfície sem que ela perca sua perfeição.
Em relação ao Senhor Jesus Cristo só somos perfeitos se estamos nele. Se o “aceitarmos” tal qual ele é. Com ele não precisamos de outro mediador entre Deus e os homens (I Tim 2:5). Não temos lugar melhor ou superior para irmos. Ele é o ápice da perfeição. Nele está todo o poder. Nele está a salvação. Ele é o caminho, a verdade e a vida (S. João 14:6) . Ele é o Pai, o Filho e o Espírito Santo( Atos 2:38). O Batismo é em seu nome. Nele habita corporalmente toda a plenitude de Deus (Col 2:9). Ele é o cabeça de todo principado e potestade. Ele é o autor e consumado da fé. Ele é o verdadeiro Deus e a vida eterna ( I João 5:20). Ele é a esperança da glória (Col 1:27).

Haveria ainda muito a ser escrito a respeito do estudo que dei hoje. Porém o horário não me permite mais. Que Deus te abençoe ricamente.

Pr. Gerson


free hit counter

Nenhum comentário: