quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Coxear entre dois pensamentos

Ontem quarta-feira estive em nossa congregação na cidade de Colombo. Já fazia uns dois a três meses que não tive chance de ir a esta igreja. Notei que ao me preparar para ir lá tudo estava dando errado. Havia como que uma pressão ou influência espiritual para que eu não fosse. Porém pude discernir que Deus queria que fosse. Tudo dava errado. Na hora de encher o tanque apesar de ser minha vez, três a cinco carros foram atendidos antes de mim. Obviamente cheguei minutos atrasado ao culto. O trânsito estava impossível, etc, etc, etc... Com muita “luta consegui chegar”. Depois de tanto tempo sem visitar esta congregação, gostaria de pregar uma mensagem de consolação ou edificação, porém o Senhor Jesus colocou a certeza no meu espírito que seria diferente. Eu deveria pregar sobre I Reis 18:21 que diz “E Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada”. Falei que o povo de Deus muitas vezes tem outros “deuses”. Vemos um relato no final do livro de Josué a este respeito: Josué 24: 21- 23 “Disse então o povo a Josué: Não! antes serviremos ao Senhor. Josué, pois, disse ao povo: Sois testemunhas contra vós mesmos e que escolhestes ao Senhor para o servir. Responderam eles: Somos testemunhas. Agora, pois, - disse Josué - deitai fora os deuses estranhos que há no meio de vós, e inclinai o vosso coração ao Senhor Deus de Israel”. O povo de Israel, um povo que dizia ter escolhido servir ao Senhor, tinha trazido de forma escondida deuses durante 40 anos e os serviram escondidos cada um em sua tenda. Mesmo com a presença de Deus atuando de forma poderosa no meio deles. Eles viam diariamente o poder e manifestação de Deus; porém seu coração estava voltado também a outros deuses. Não podemos confundir o fato de Deus estar agindo e operando no meio do povo com concordância e aprovação da parte de Deus. Não podemos confundir misericórdia com aprovação, nem longanimidade com concordância. Muito menos o operar de Deus com aceitação. Apesar de Deus ter agido poderosamente com sinais e milagres, isto nunca quis dizer que Deus estava satisfeito e concordando com esta situação. Deus tinha abençoado Jacó e sua família, porém ele tinha o problema da idolatria em seu lar. Mas quando Deus falou com ele, ele se conscientizou desta situação como vemos no seguinte texto: Gen 35: 2-4 “Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Lançai fora os deuses estranhos que há no meio de vós, e purificai-vos e mudai as vossas vestes. Levantemo-nos, e subamos a Betel; ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho por onde andei. Entregaram, pois, a Jacó todos os deuses estranhos, que tinham nas mãos, e as arrecadas que pendiam das suas orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém”. Jacó teve que esconder os ídolos de sua família, pois eles tinham um problema grave: Seu coração estava voltado à idolatria. Se ele não se livrasse definitivamente destes ídolos. Com certeza estes voltariam a influenciar seu lar. Sua querida esposa Raquel provavelmente, assim como fez com Labão, daria um jeito de “roubá-los” de volta. (Algo que gostaria de destacar que não enfatizei muito na mensagem: Muitos “intelectualóides” dizem que a maneira que nos vestimos não importa para Deus. Porém gostaria que notem que Jacó não achou que as roupas de sua família eram dignas de quem iria servir à Deus. Quando entregamos todos nossos ídolos à Deus, repentinamente até a maneira que nos vestimos é diferente). Ídolo é tudo aquilo que é mais importante do que Deus. É tudo aquilo que tem maior prioridade do que Deus. É tudo aquilo que toma o lugar de Deus. É tudo aquilo que manda mais na nossa maneira de viver do que Deus.
O prezado leitor tem algum tipo de ídolo? Alguma maneira de viver, pensar, sentir ou ser onde Deus não é Senhor absoluto? Está na hora de deixar de coxear entre dois pensamentos. Se o Senhor é Deus, sirva-o. Notem que o povo servia à Deus quando lhes convinha e a baal quando lhes convinha. Você está fazendo isto em alguma parte de sua vida? Largue seus ídolos! Esconda os tão bem, em um lugar em que eles não influenciarão mais a sua vida, que depois você não os ache mais.
Depois da mensagem fiz uma chamada para o altar e para reconciliação. Metade dos presentes na igreja vieram. Quando comecei impor minhas mãos sobre a cabeça destas pessoas Deus começou a me revelar detalhes da vida destas pessoas e assim pude interceder com mais precisão e acerto por cada uma das pessoas. Depois várias pessoas vieram falar comigo a respeito. Agradeço a Deus por ter tido misericórdia de mim mais uma vez e ter me utilizado para edificação de seu reino e confirmação da fé de Seus servos.


free hit counter

3 comentários:

Anônimo disse...

pastor, eu precisava ouvir esta mensagem. mesmo que tantos anos após ter publicado este artigo. por favor me auxilie. tenho pensamentos de como se eu não fosse eu. seria alguém que eu desejaria viver. como se eu fosse alguém bem bonita, com unm corpo bonito, que as pessoas amam, e que gostam de mim, e me vejo até como solteira e com um grande amor a acontecer, porem a minha realidfade ´[e totlmente diferente., sou casada e as coisas não fluem do jeito que eu gostaria. sou evangélica a 4 anos e me esforço muito para viver a palavra de Deus. eu O amo muito e não quero perde-LO, Deus é tudo pra mim. mas estes pensamentos eu luto muito para não vive-los, é como se eu me realizasse neles. isto é falta de oração ou libertação. me aconselhe por favor.

Pastor Gerson Alvear disse...

RESPOSTA À "ANÔNIMO":

Fica extremamente difícil lhe responder, sem que conheça mais detalhes de sua vida.

Porém vejo que é uma pessoa que gostaria ter um recomeço, e que gostaria mudar a situação de seu casamento.
Quanto à orar, isto você deve sim. Você precisa de aconselhamento e direção de seu pastor.
Não sei quão "dura" é a realidade que enfrenta, mas sua relação com ela não é sadia nem proveitosa.
A irmã precisa crer e aceitar que Deus lhe fez exatamente como necessário é para o seu bem. Aceitar isto é muito importante. A beleza é passageira. Procure conquistar seu marido por causa do seu caráter e espírito.
Vários são os conselhos que a Palavra de Deus nos dá sobre beleza.
Em Provérbios 31:30, ela diz: "Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada."

I Pedro 3:1-5
Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres, considerando a vossa vida casta, em temor. O vosso adorno não seja o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, o uso de jóias de ouro, ou o luxo dos vestidos, mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas porque assim se adornavam antigamente também as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam submissas a seus maridos

lea disse...

obrigada pastor pela resposta, eu sei que a beleza é passageira, porém é bem nítido a dedicação das pessoas quando se tem presença física. as pessoas tratam até melhor e dão mais atenção, e eu deveria já ter me habituado com o desprezo humano. mas eu entendo que melhor é a presença de Deus em nossas vidas do que a bajulação das pessoas. quanto a falar com meu pastor, estou na mesma igreja a 4 anos e ele nem meu nome sabe.mas eu amo muito o Senhor Jesus e não quero que nada me separe Dele. sei que não estou só mas as vezes me sinto assim, busco em Deus a solução de todos os meus problemas e confio que Ele irá manifestar a sua glória na minha vida. por favor ore por mim sempre que se lembrar. a paz do Senhor em sua vida.