quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Ele jamais negou ajuda

Acabei de chegar da igreja. Toda a quinta-feira estamos orando específicamente pelos problemas das pessoas que frequentam nosso culto. Na hora da oração sentí muito a unção de Deus sobre a minha vida. No entanto o que gostaria de compartilhar é a mensagem que trouxe esta noite.
Segue-se a mensagem de forma bem resumida:
ELE JAMAIS NEGOU AJUDA!
João 6: 37 b - "... o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora".
O ministério terreno de Jesus Cristo não se resumiu à pregação da Palavra de Deus. Ao contrário, creio que para cada sermão havia várias curas, vários endemininhados que eram libertos, etc.. Posso afirmar sem estar distorcendo a Bíblia que a vida de nosso Senhor Jesus Cristo era mais operação de milagre do que pregação. Não que a ênfase de nosso Senhor fosse um ministério de milagres, mas, a necessidade do povo que o cercava era tal que movido de intima compaixão ele se sentia "forçado" a abençoar aqueles que estavam diante da sua presença. Aliás bastava estar em seu raio de ação para receber um milagre. Para que possamos estabelecer o padrão de procedimento de Jesus Cristo, por assim dizer, seu modus operandi, estarei registrando alguns versículos de como ele procedia. São várias passagens, mas vale a pena se esforçar e ler.
Mateus 12:15 "Jesus, percebendo isso, retirou-se dali. Acompanharam-no muitos; e ele curou a todos, 22 Trouxeram-lhe então um endemoninhado cego e mudo; e ele o curou, de modo que o mudo falava e via".
Aqui estavam procurando matar a Jesus. Em vez de se revoltar e/ou se irar, ele estava curando a todos.
Mateus 14:14 E ele, ao desembarcar, viu uma grande multidão; e, compadecendo-se dela, curou os seus enfermos.
Aqui Jesus tinha se retirado pois estava triste com o assassinato de João Batista, seu primo, um homem justo. Em vez de ficar se lamentando, viu a necessidade do povo e curou seus enfermos.
Mateus 15:30, 31 E vieram a ele grandes multidões, trazendo consigo coxos, aleijados, cegos, mudos, e outros muitos, e lhos puseram aos pés; e ele os curou; de modo que a multidão se admirou, vendo mudos a falar, aleijados a ficar sãos, coxos a andar, cegos a ver; e glorificaram ao Deus de Israel.
Mateus 21:12, 13, 14 Então Jesus entrou no templo, expulsou todos os que ali vendiam e compravam, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas; e disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração; vós, porém, a fazeis covil de salteadores. E chegaram-se a ele no templo cegos e coxos, e ele os curou.
Neste caso ele não aguentou ver o espírito dinheirista que havia tomado conta do templo. Ele se irou com os cambistas e vendedores no templo. Mas ao mesmo tempo estava disposto a a curar os enfermos como se estivesse no dia de maior felicidade.
Sempre que pessoas o procurarm com fé, obtiveram dele o que necessitavam. Não importavam as circunstâncias ou perigos que o cercavam. As pessoas sempre saiam da presença dele "com as mãos cheias de bênçãos". Ele jamais negou ajuda.
O único fator limitador de sua atuação foi a incredulidade das pessoas. Na cidade onde cresceu este fato se tornou patente.
Mateus 13:58 "E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles".
No entanto o origem ou pecaminosidade dos que o buscavam jamais foi um obstáculo, se a fé do que pede for inabalável, como vemos no seguinte texto, o único em que Jesus parece não ter feito questão de abençoar uma pessoa. Mas vejam o que aconteceu afinal:
Mateus 15: 21-28 "Ora, partindo Jesus dali, retirou-se para as regiões de Tiro e Sidom. E eis que uma mulher cananéia, provinda daquelas cercania, clamava, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim, que minha filha está horrivelmente endemoninhada. Contudo ele não lhe respondeu palavra. Chegando-se, pois, a ele os seus discípulos, rogavam-lhe, dizendo: Despede-a, porque vem clamando atrás de nós. Respondeu-lhes ele: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. Então veio ela e, adorando-o, disse: Senhor, socorre-me. Ele, porém, respondeu: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. Ao que ela disse: Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. Então respondeu Jesus, e disse-lhe: ó mulher, grande é a tua fé! seja-te feito como queres. E desde aquela hora sua filha ficou sã".
Muitas outras vezes o Senhor Jesus, mesmo sem ser convidado a fazer algo, interferia em situaçãos. Ele foi de encontro ao endemoninhado gadareno, ou como no texto abaixo interferiu no enterro do filho da viúva de Naim:
Lucas 7: 12, 13, 14, 15 - Quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam para fora um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade. Logo que o Senhor a viu, encheu-se de compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores. Então, chegando-se, tocou no esquife e, quando pararam os que o levavam, disse: Moço, a ti te digo: Levanta-te. O que estivera morto sentou-se e começou a falar. Então Jesus o entregou à sua mãe.
Até em um dos momentos mais horríveis de sua vida, ele foi generoso abençoando um dos que veio para lhe prender:
Lucas 22: 50, 51 "Então um deles feriu o servo do sumo sacerdote, e cortou-lhe a orelha direita. Mas Jesus disse: Deixei-os; basta. E tocando-lhe a orelha, o curou".
Vemos aqui a maneira graciosa e extraordinariamente bondosa de Jesus Cristo operar. Vemos que ele jamais negou ajuda ao necessitado. Ao contrário, muitas vezes ajudou sem que lhe pedissem.
Você está precisando algo de Jesus Cristo o verdadeiro Deus e a vida eterna? Saiba que ele está disposto a lhe ajudar pois, ele jamais negou ajuda ao necessitado. Ele [Jesus Cristo] é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente" (Hebrteus 13:8).
A única coisa que você precisa é fé. Creia não só que ele pode, mas que ele vai te ajudar. De fato ele está disposto a te ajudar. Ele operou milagres na vida de muitos pecadores. Em um caso específico ele disse: "Não peques mais para que não te suceda coisa pior". Em outro caso perdoou os pecados de um paralítico e o curou.
Creia que Deus pode mudar sua vida ainda hoje.
Por isto que a Bíblia diz:
Hebreus 11: 6 - "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador (recompensador) dos que o buscam".
Que esta pequena mensagem possa ter edificado sua vida.
Se quiser oração, entre em contato pelo e-mail: prgersonalvear@gmail.com
Pr. Gerson Alvear
Obs.: Se quiserem reproduzir este texto, sintam se à vontade, somente coloquem um línk para sua origem. Grato.

free hit counter

Nenhum comentário: