quarta-feira, março 01, 2006

Abrindo a Bíblia 28 de Fevereiro de 2006

Continuei meu estudo a respeito do livro de Colossenses.
Abaixo vai o esboço da mensagem. No final estão alguns versículos que falam do mistério de Deus em Cristo que acho interessante que se empenhe em ler.
Colossenses 2: 1 a 3

1 Pois quero que saibais quão grande combate (luta) tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram o meu rosto em carne (minha pessoa);

A Igreja de Colossos e Laodicéia eram intimamente ligadas pela sua proximidade geográfica.
O combate aqui mencionado é o combate feito em oração. Lemos em Efésios 6: 12
“pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes”.
No próprio livro de Colossenses vemos Epafras engajado na mesma luta: Col 4: 12 “Saúda-vos Epafras, que é um de vós, servo de Cristo Jesus, e que sempre luta por vós nas suas orações, para que permaneçais perfeitos e plenamente seguros em toda a vontade de Deus”.
Muitas vezes oração é luta renhida. Pois literalmente estamos mudando situações em regiões celestiais. Este tipo de oração é feita por pessoas que passaram do estágio de mendigos espirituais que ficam mendigando bênçãos de Deus para suas vidas. São pessoas que chegaram a uma intimidade com seu Criador. São pessoas que mais do que só se preocuparem suas necessidades estão agora estão no “seja feita a tua vontade assim na terra como no céu”.
Todos os avivamentos que conheço e sobre os quais tenho lido tem sido resultado deste tipo de oração.
I Tessalonicenses 5: 17
“Orai sem cessar”.

2 Para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em caridade (amor), e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus – Cristo,
3 Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência

É necessário que estejamos em condições para conhecermos a Cristo. Conhecimento de Cristo é algo prático não teórico. Tem a ver com relacionamento não com estudo.
Uma das condições para conhecermos a Deus é que amemos ao nosso próximo. I João 4: 8, 11, 12, 16
“Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros. Ninguém jamais viu a Deus; e nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado. E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem permanece em amor, permanece em Deus, e Deus nele”.
A Plenitude da inteligência só é alcançada quando estamos em Jesus. Só estando em Jesus é que podemos conhecê-lo melhor. Col. 2: 10a “E estais perfeitos nele”.
Em que sentido Cristo é o mistério de Deus? Um mistério só pode ser conhecido mediante revelação.
Pelo fato de Cristo ter todos os atributos de Deus – Colossenses 2: 10.
Ele é a manifestação de Deus João 1: 18, I Tim 6: 16 e Hebreus 1: 3.
Ele é o padrão espiritual dos demais filhos de Deus Rom 8: 29, 30.
Cristo em mistério é a igreja.
Tesouros da sabedoria e ciência. O verdadeiro conhecimento e a verdadeira sabedoria não são somente valiosos nesta vida, mas também na vida vindoura.
MISTÉRIO DE DEUS - CRISTO
Romanos 16:25 "Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar, segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio desde os tempos eternos".
I Coríntios 2:7 "mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, que esteve oculta, a qual Deus preordenou antes dos séculos para nossa glória"
Efésios 1: 9,10 "fazendo-nos conhecer o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que nele propôs para a dispensação da plenitude dos tempos, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra"
Efésios 3: 4- 6 "pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo, o qual em outras gerações não foi manifestado aos filhos dos homens, como se revelou agora no Espírito aos seus santos apóstolos e profetas, a saber, que os gentios são co-herdeiros e membros do mesmo corpo e co-participantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho"
Efésios 3: 9, 10 "e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou, para que agora seja manifestada, por meio da igreja, aos principados e potestades nas regiões celestes"
Colossenses 1: 27 "a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória"
Colossenses 2: 2 "para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de Deus-Cristo"
Colossenses 4:3 "orando ao mesmo tempo também por nós, para que Deus nos abra uma porta à palavra, a fim de falarmos o mistério de Cristo, pelo qual também estou preso"
I Timóteo 3: 16 "e, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele (Deus) que se manifestou em carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, e recebido acima na glória"


free hit counter

Nenhum comentário: