quinta-feira, março 30, 2006

As roupas que usamos fazem diferênça?

Queridos irmãos em Jesus Cristo,
Escrevi o longo texto abaixo em diversas ocasiões, porém gostaria que lessem, pois trata de alguns assuntos bastante polêmicos.
Obrigado,
Pastor Gerson
ROUPAS
O que roupas tem a ver com santidade? Haveria usos e costumes aprovados por Deus e outros que não são? Porque esta coisa radical de ter que usar estas roupas de "crente?
Eu creio que todos estamos familiarizados com o fato de que Deus não muda. Com o passar do tempo Deus mudou a maneira de tratar com o homem, mas Ele não muda. Para explicar melhor poderia dizer que Deus pode agir de formas diferentes e múltiplas, porém sua natureza não muda; poderia dizer que a essência de Deus não muda. Poderia também dizer que Deus mudou sua atitude para com o homem na medida que fatos surgiram que permitiram (ou possibilitaram) ele a fazer certas coisas que não fazia e vice-versa, sem no entanto "violentar"sua imutável natureza com seus atributos. É por isto que há certas leis do Velho Testamento que não precisamos mais guardar. Porque? Porque estamos em Cristo e nele se cumpriram estas leis e estamos justificados diante de Deus. Não precisamos nos aproximar de Deus através das "sombras das coisas futuras" ( Col 2:17) mas sim nos aproximamos de Deus diretamente através de Jesus Cristo. Estas "sombras de coisas futuras" eram rituais que nos ensinavam. Elas eram nosso professor (aio). A Biblia diz em Gálatas 3: 24 e 25 - "De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio." A lei procurou aperfeiçoar o ser humano , porém não conseguiu isto. Quem aperfeiçoou o ser humano foi nosso Senhor Jesus Cristo através de sua morte, ressurreição e através da atuação de seu Espírito em nossas vidas. Jesus Cristo fez uma obra completa em nossas vidas nos perdoando (lidando com nosso passado) nos regenerando (lidando com nosso presente) e nos justificou (lidando com nosso futuro no dia do juízo). No entanto coisas tocantes ao caráter de Deus, bem como com sua natureza imutável não mudaram nem mudarão. Deus era santo no Velho Testamento, é santo no Novo Testamento e o será para a eternidade. Por isto coisas que tratam da NATUREZA de Deus são de suma importância no estabelecimento de doutrinas (entre elas a UNICIDADE). Quando se fala de roupas/vestimentas isto também deve ser tomado em consideração. Então vejamos o que as Sagradas Escrituras dizem em Deuteronômio 22:5- " Não haverá traje de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher, porque qualquer que faz isto é [ abominação] ao Senhor teu Deus." Vemos aqui algo que trata da natureza de Deus, pois aquilo que Deus abominou na época de Moisés, ele continua abominando hoje; isto porque sua natureza não mudou.
Se quisermos ser separados para Deus (santos) devemos tomar lado de Deus e não podemos praticar algo que ele abomina. Eu não posso voluntariamente tomar uma atitude que sei que Deus estará abominando (detestando). Como aqui a questão é homem usar roupa de mulher e mulher usar roupa de homem nos deparamos com o fato de que em cada lugar do planeta o se humano tem trajes diferentes conforme seus USOS E COSTUMES. Nos países árabes se veste de uma maneira totalmente diferente que na Índia, que por sua vez é totalmente diferente da maneira ocidental de se vestir. Mas seja aonde for (Índia, Arábia, Escócia, Estados Unidos, Brasil) existe a roupa tipicamente Masculina e tipicamente Feminina. Se portanto é abominação para Deus que alguém use roupa do sexo oposto, devemos fazer questão de estar vestidos de tal maneira que tenhamos absoluta certeza de não estarmos fazendo algo que Deus detesta (abomina). Por isto como servo de Deus me visto com roupas que de longe são reconhecidas como roupas masculinas, já que sou homem. O mesmo deve se aplicar às mulheres. Elas devem ser facilmente reconhecidas pelas roupas como pertencentes ao sexo feminino. Conclusão: as pessoas que querem agradar a Deus devem se trajar com roupas que claramente, determinantemente e indubitavelmente indicam seu sexo pois, Deus quer que haja esta distinção na hora de se trajar (caso contrário isto não seria abominação para Deus, não é?).
Tendo ficado claro que Deus quer que haja distinção entre o traje masculino e feminino, não deixando ele nenhum modelo de roupa que devemos trajar a não ser que seja com pudor e decência, vamos ao próximo passo. Deus quer que em cada uma das culturas e países (Índia, Arábia, Escócia, Estados Unidos, Brasil) haja esta distinção entre homens e mulheres na hora de se trajar. Como nossa cultura Brasileira é ocidental gostaria de usar uma breve ilustração para firmar uma base para meu argumento:
Todos nós sabemos que Deus condena o homossexualismo. Sabemos que estas pessoas não têm parte no reino de Deus. Há 20 anos atrás era um escândalo se alguém fosse homossexual. No entanto a mídia tem feito um trabalho espetacular no sentido de faze-los serem aceitos pela sociedade. Em nosso tempo eles estão conquistando direitos civis que jamais tiveram antes. Em resumo a sociedade está começando aceitar aquilo que é reprovado por Deus.
Em alguns países pessoas homossexuais já podem casar e até adotar filhos. Isto é, são plenamente aceitos e vistos como algo natural. Há até "igrejas" que por causa desta aceitação pedem no altar a benção de Deus para tais casamentos. Aqui no Brasil possivelmente em breve isto também se torne uma realidade. Então vem a solene pergunta; Só porque as pessoas e estas sociedades se acostumaram ou aceitaram os homossexuais como algo aceitável em seus USOS, COSTUMES e leis isto se tornou algo aceitável perante Deus? Certamente não.
Voltando para a questão das roupas masculinas e femininas: Há muitos anos atrás quando em nossa cultura ocidental as primeiras mulheres começaram a usar calças, isto foi um escândalo, pois mulheres estavam usando roupas de homens. Agora preciso que você seja sincero: Só porque a sociedade se acostumou com isto, e só porque certas igrejas o aceitem, este fato não mais é abominação para Deus? Em nossa cultura a saia é a roupa tipicamente feminina e por isto ela não deve ser vestida por homens, mas sim por mulheres.Só o fato de ser"ridículo um homem usar saia, prova que esta é a roupa tipicamente feminina. Portanto esta deve ser a roupa que as mulheres que temem a Deus devem usar. Todo outro tipo de mas, porém, contudo e todavia não passam de subterfúgios e desculpas. Por isto que mulheres tementes a Deus devem usar roupa tipicamente femininas, pois elas não querem desagradar a Deus. E homens devem usar roupas típicas de homens, pois eles não devem ser uma abominação aos olhos de Deus. Aqui está a santidade no que tange a roupa. Se neste momento há dúvida em seu coração no que se refere a este fato; fique sem dúvida, faça o que é mais seguro, você homem use calças e você mulher use saia. Estamos separados para Deus. Obedecemos a Deus no que tange às nossas vestimentas. Estamos do lado de Deus separados para ele, lhe agradando no que se refere ao que vestimos. Nós temos USOS E COSTUMES que são aprovados por Deus, e eu como pastor tenho que pregar a este respeito e tenho que insistir a tempo e fora de tempo para que nenhuma das pessoas que tenho sob minha responsabilidade deliberadamente faça algo que é abominação para Deus. Portanto neste sentido de maneira nenhuma estamos defendendo pensamentos de homens, mas sim a Santa Palavra de Deus.


free hit counter

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma grande besteira....bons argumentos, mas não valem de nada...