domingo, março 26, 2006

A mudança de Mateus

Eis a mensagem deste domingo à noite. Claro que muitos detalhes doutrinários e o espírito da mensagem não conseguem ser transmitidos, mas aí vai o esboço do sermão

A mudança de Mateus

Mateus 9:9 -13 "Partindo Jesus dali, viu sentado na coletoria um homem chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. Ora, estando ele à mesa em casa, eis que chegaram muitos publicanos e pecadores, e se reclinaram à mesa juntamente com Jesus e seus discípulos. E os fariseus, vendo isso, perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com publicanos e pecadores?Jesus, porém, ouvindo isso, respondeu: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos. Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores. "

CAFARNAUM - Uma grande rota de comércio da Ásia central para o Mediterrâneo.

· Nesta cidade havia uma alfândega

· Ao passar naquela cidade Jesus tinha que se encontrar com o oficial daquela alfândega: Mateus

· Aos olhos dos judeus Mateus era desprezível, mas I Sam 16:7b "porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração ".

Muitas pessoas tiveram diferentes reações ao ouvirem o chamado do Sr. Jesus:

· Nicodemos (João 3) pensou muito e ficou indeciso

· O jovem rico (Mt 19:16-26) se entristeceu e partiu

· Simão Pedro disse: "Senhor, ausenta-te de mim, porque sou um homem pecador" Lc 5:8

· Natanael – teve questionamentos,mas seguiu Jesus, pois este tinha as respostas.

· Mateus – Seguiu Jesus imediatamente

Obedecer a Deus tem algo de maravilhoso

Jo 15: 14 "Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando".

Atos 5:29, 32 "Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens./ E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem".

Rm 6:17, 18 "Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça".

· Quantas vezes temos desculpas e não agimos como Mateus: Fil 3: 7-9: "Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo; sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé".

A mudança – que ocorreu com o encontro com Jesus se nota em seu comportamento / procedimento: E ele levantando-se o seguiu.

· Aqui não vemos:

A- Coxear entre dois pensamentos

B- Apego ás coisas que antes eram queridas

Ele espalhou as boas novas ele não fez disso um segredo

Rm 1: 16, 17 "Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé".

A- Deus vê o coração dos homens

B- Deus transforma a vida dos homens

C- O homem modificado anuncia o evangelho de Cristo: IDE

Rm 6:19 "Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentastes os vossos membros como servos da impureza e da iniqüidade para iniqüidade, assim apresentai agora os vossos membros como servos da justiça para santificação".

II Cor 5: 14, 15 " Pois o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: se um morreu por todos, logo todos morreram; e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou".

Nenhum comentário: