domingo, março 12, 2006

Refrigério pela presença do Senhor

Refrigério pela presença do Senhor

Para a maioria das pessoas Deus é um Deus “teórico”. Porém fica a pergunta e se houvesse uma maneira para atrairmos e experimentarmos a presença do Senhor? Para nossa alegria é exatamente o que a Bíblia nos apresenta. Lemos em Atos 3: 19 “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor”.

Há alguns passos sinceros que devemos tomar: Arrependimento, Conversão e ter nossos pecados apagados.

Arrependei-vos! O arrependimento é colocar as coisas na perspectiva de Deus. É reconhecer nossos erros. É nos submeter à influência do Espírito Santo que nos convence do pecado da justiça e do juízo.

Convertei-vos! A Bíblia afirma em Is 55: 7- 9 “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”. O que significa que precisamos transformar pela renovação de nosso entendimento – Rm 12: 2 “Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em (como um) sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento (da vossa mente), para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”; Ir para a direção dada por Deus, pois ele tem um caminho preparado. É exatamente o que diz a passagem de Efésios 2: 8 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas”. A conversão é dar uma mudança de ruma à vida e cumprir o desejo e a vontade de Deus. É portanto buscar ao Senhor– Is 55:6 “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”.

Apagados os vossos pecados! Esta é a “A grande conseqüência” Sem pecados podemos ver a Deus. Jesus disse em Mateus 5:8 – “Bem aventurados os limpos de coração, pois eles verão à Deus”. Ter um coração assim foi o desejo do salmista Davi. Por isto o desejo expresso no Sl 51: 1,2,9 é legítimo e aprovado por Deus – “Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades”.

Sem pecado = Refrigério pela presença do Senhor”
O problema de falta de refrigério para a alma do pecador que ora e clama e está cansado não está com Deus, mas sim no pecado. A Bíblia nos diz em Isaias 59:1,2 “ Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”. Por isto a necessidade do arrependimento e conversão. Se isto acontecer Deus será uma realidade, seremos influenciados, pela sua presença, e andaremos em santidade. Quando Deus se faz presente na vida das pessoas coisas maravilhosas acontecem. Vejam o que o seguinte versículo afirma: Êxodo 29:43 “e ali virei aos filhos de Israel, para que por minha glória sejam santificados”. Como é maravilhoso ir para a casa do Senhor e ser santificado por sua glória. Isto não é o único fato maravilhoso, mas há mais. È da vontade de Deus que sejamos santos: I Ts 4: 3 a “Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação”. A Sua palavra ambém afirma: Lv 20: 7 “Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o Senhor, vosso Deus”.

Tempos de refrigério pela presença do Senhor!
É importante que venhamos compreender o que significa a presença do Senhor. É o momento de conhecermos a Deus – Aqui não há filosofia, mas sim experiência. É o momento de comunhão com Deus / Adoração – João 4:24 “Deus é Espírito, e importa (é necessário) que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”. De fato este é o ápice da realização espiritual humana. A razão pela qual fomos ciados. Além disto presença do Senhor tem conseqüências em nossa vida: Ele ( Jesus ) é Is 32: 2-4– “E será aquele varão como um esconderijo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra duma grande rocha (penha) em terra sedenta. Os olhos dos que vêem não olharão para trás, e os ouvidos dos que ouvem estarão atentos. O coração dos imprudentes entenderá a sabedoria, e a língua dos gagos estará pronta para falar distintamente”.
Afinal poderemos afirmar como Jó : “Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos”. (Jó 42:5)

Que refrigério para nós podermos andar bem pertinho de um Deus real. Sl 23: 3a “Refrigera a minha alma...”.

Nenhum comentário: