quinta-feira, março 30, 2006

Uma questão de cabelo

Queridos Irmãos em Cristo. Aqui vai um artigo que explica bem o que creio a respeito da "questão do cabelo". Espero que possa tirar dúvidas daqueles que com sinceridade buscam a verdade.
Este artigo foi escrito por David K. Bernard traduzido e adaptado por mim em certas partes.
Um abraço,
Pastor Gerson
"Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o varão ter cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar do véu".(I Coríntios 11: 14 -15).
Fundamento Bíblico
I Coríntios 11: 1-16 declara que homens deveriam ter cabelo curto, mas que mulheres deveriam ter cabelo longo não cortado. Nós obedecemos este ensinamento pelas seguintes razões que derivam desta passagem: (1) Isto demonstra a sujeição da esposa ao seu esposo. (2) Isto demonstra a sujeição da igreja à Cristo. (3) É um sinal aos anjos da obediência das mulheres cristãs a Deus. (5) A própria natureza ensina estes princípios. (6) Cabelo longo é uma vergonha para os homens, mas honra para as mulheres. (7) Este é um dos métodos de Deus para manter uma clara distinção entre masculino e feminino.
CABELO
No Velho Testamento para Deus cabelo abundante (comprido) simboliza perfeição, força, glória e separação para um propósito santo. Cortar o cabelo simbolizava desgraça, luto, e glória que havia partido. Com isto em mente, é fácil ver como cabelo comprido em uma mulher cumpre todos os objetivos descritos acima. A seguir nós vamos tratar de várias perguntas importantes que surgiram a respeito de cabelo.
I Corintios 11: Cabelo longo como um véu (cobertura)
Teólogos têm interpretado I Coríntios 11: 1- 16 de duas maneiras. Primeiro, alguns têm compreendido que toda a passagem se refere diretamente ao cabelo. Nós basicamente apresentamos este ponto de vista em " À Procura de Santidade". Da mesma maneira Elisabeth Rice Handford em "Suas roupas o dizem por você", ensinando que mulheres deveriam ter cabelos longos não cortados enquanto homens deveriam ter cabelo curto. Esta é uma posição respeitável como demonstrado em nota de rodapé na Bíblia Nova Versão Internacional ( em Inglês), que oferece a seguinte tradução alternativa para os versículos 4-7: "Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua própria cabeça; pois é como se a tivesse rapada. Se a mulher não cobre a cabeça, deve também cortar o cabelo; se porém, é vergonhoso para a mulher ter o cabelo cortado ou rapado, ela deve cobrir a cabeça. O homem não deve cobrir a cabeça ....
I Coríntios 11: Um véu literal?
A maioria dos estudiosos defendem que os versículos 4-7 se refere a um véu literal de pano. Nesta seção deixe nos assumir que eles estejam certos. Se assim, Paulo estava ensinando as mulheres de Corinto a usar véus em assembléias públicas porque era a roupa própria para mulheres virtuosas naquela cultura. Como um livro de referência afirma: "O véu era a roupa típica para mulheres ...prostitutas não usavam véu."
Portanto as mulheres cristãs de Corinto não deveriam usar sua liberdade cristã contradizendo o costume local se vestindo como prostitutas, adulteras e mulheres não submissas. O uso de um véu literal não se aplica para mulheres hoje a não ser que sua cultura o demande por amor ao decoro. No entanto o apelo de Paulo ao princípio universal ordenado por Deus nos versículos 13 – 16 para que mulheres tenham cabelo longo ainda permanece. Até a natureza ensina que as mulheres deveria ter um véu de cabelo longo; portanto era razoável para Paulo insistir também a respeito de um véu de pano. Ao estabelecer a regra relativa à cultura local em relação à véus, ele apelou à universal verdade que mulheres deveriam ter cabelo longo (não cortado).
Daniel Segraves trata este assunto em "Cabelos da mulher – Qual é o longo e o curto dele". Este ponto de vista também 'representado em Boas Novas para o Homem Moderno (Versão Inglesa de Hoje), sendo os versículos 5-6 e 13 – 16 transcritos abaixo: "E qualquer mulher que ora ou fala a mensagem de Deus em culto público com nada em sua cabeça desgraça seu esposo; não há diferença entre ela e uma mulher cuja cabeça tenha sido rapada. Se uma mulher não cobre a sua cabeça, ela pode também cortar seu cabelo. E desde que é algo vergonhoso para uma mulher rapar ou cortar seu cabelo, ela deveria cobrir sua cabeça... Julguem vocês mesmos: É decente para uma mulher orar a Deus em culto público com nada em sua cabeça? Porque a própria natureza te ensina que cabelo longo é algo que desgraça o homem, mas é o orgulho de uma mulher. Seu cabelo longo tem lhe sido dado para servir como cobertura. Mas se alguém quiser argumentar a respeito, tudo que eu tenho a dizer é que nem nós ou as igrejas de Deus tem qualquer outro costume na adoração". Algumas pessoas insistem que mulheres de todas as culturas hoje tenham que usar um véu de pano. No entanto uma tradução literal do Grego indica que cabelo longo é cobertura suficiente ao que se refere ao ensinamento da natureza. O Novo Testamento interlinear Grego – Inglês afirma: "O cabelo longo em vez de um véu é lhe dado" (versículo 15).
Um ensinamento Universal
Alguns ensinam que I Coríntios 11: 1 -16 está relacionado só com a cultura de Corinto e não tem nenhuma aplicação hoje. Porém, Paulo baseou seu ensinamento na própria natureza ( I Coríntios 11: 14). Todas as igrejas nos dias de Paulo aderiram ao seu ensinamento a respeito do cabelo, independentemente de sua origem cultural. Todos cristãos judeus, gregos e romanos concordavam com este ensinamento. Isto não era meramente um costume local, mas uma prática universal em todas as igrejas. "Se alguém quiser fazer polêmica a esse respeito, nós não temos outro costume- nem as igrejas de Deus ( I Coríntios 11: 16, Nova Versão Internacional em Inglês).
Nota do tradutor: Neste ponto achei interessante acrescentar um trecho do comentário que o Ph. D., R. N. Champlin fez em "O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo" a respeito de I Coríntios 11: 16, o qual se segue : {"Este versículo tem sido torcido pelos intérpretes modernos, geralmente sem erudição, a fim de lançar por terra todo o argumento de Paulo em favor do uso de cabelos longos e de véu para as mulheres, como se esse apóstolo tivesse dito que se um homem resolvesse levantar objeção por esse motivo, seria melhor esquecer-se completamente da questão. Mas esta interpretação é inteiramente estranha ao contexto inteiro. Paulo não haveria de escrever seus argumentos de muitas facetas, em favor do uso de cabelos longos e do véu para as mulheres crentes, somente para depois de tudo, dizer que se encontrasse oposição a isso, permitiria as igrejas locais fazerem como melhor lhes parecesse. Esse tipo de interpretação se tem desenvolvido por causa de uma <<necessidade moderna>>, que tenta fazer o apóstolo dizer o que queremos ouvir, mas que ignora o que ele realmente ensinou. Essas palavras também podem ser traduzidas como se segue: "Se alguém se inclina para o debate, não conhecemos qualquer outra prática, e nem as igrejas de Deus"(RSV, aqui vertida para o português). Ou então: "Porém, se alguém parece ser contencioso, nós não temos tal costume (conforme este alguém propõe), e nem também as igrejas de Deus". (Robertson e Plummer, in loc.)}
Mesmo que venhamos interpretar os versículos 4 – 7 como uma discussão de um véu literal na cultura Corintiana, nós não poderemos relegar o ensinamento dos versículos 13 – 16 meramente à cultura de Corinto. O Comentário Bíblico de Wyclife afirma: "Alguns dizem que este costume era peculiar a Corinto, mas as palavras de Paulo; nem as igrejas de Deus, argumentam contra este ponto de vista. Outros insistem que o costume não deve ser aplicado hoje... No entanto deveria se notar que cada uma das razões dadas para o uso do véu são tiradas de fatos permanentes, que duram enquanto a ordem presente na terra durar... Uma palavra final: Na análise final, o véu não é a coisa importante, mas a subordinação que ele representa. A presença dos dois é ideal ".
A esta análise adicionaremos que o cabelo longo de uma mulher é o véu dado pela natureza. Portanto esta passagem ensina tanto que a mulher deveria se submeter ao seu esposo e a Deus, quanto o fato de que ela deve ter cabelo longo como um símbolo de sua submissão. É claro que deveríamos enfatizar os princípios espirituais envolvidos. Não há nenhum benefício para a mulher ter cabelo não cortado se ela for rebelde, contenciosa ou impudente e atrevida . O cabelo por si só não a fará santa na presença de Deus. Ela tem que ter a atitude correspondente ao que o cabelo simboliza. No entanto a necessidade não é escolher entre a atitude ou a aparência. O desejo de Deus é que ela tenha santidade interior e exterior. Ela deveria ter um espírito modesto e submisso interior, mas mostrá-lo externamente através de suas ações e pelo símbolo ordenado por Deus, isto é seu cabelo longo.
O Ensinamento da Natureza
Apesar de Paulo ter apelado ao julgamento dos Coríntos com as implicações de sua cultura, ele apelo para a natureza ( e portanto ao Deus que estabeleceu a ordem natural das coisas) a fim de ensinar a respeito de cabelos longos para as mulheres. Exatamente como a natureza ensina isto? Paulo se referiu ao instintivo conhecimento da ordem natural dada por Deus para as coisas. Rousas Rushdoony citou Charles Hodge com aprovação: "Para uma mulher, porém, em todas as épocas e países, cabelo longo tem sido considerado um ornamento. Lhe é dado, diz Paulo, como um véu natural; e é uma glória porque é um véu".
A sociedade do antigo mundo de Paulo compreendia este principio da natureza, pois caso contrário ele não teria escrito o que ele escreveu. O Dicionário Bíblico Ilustrado afirma que mulheres por todo o período bíblico usavam cabelo comprido, basicamente sem cortar.
De acordo com o Dicionário Bíblico Pictórico de Zondervan, "nos tempos do Novo Testamento o cumprimento do cabelo era a marca distinta entre os sexos".
Inafortunadamente nossa sociedade tem se distanciado tanto dos princípios divinos que este ensinamento natural e instintivo não faz mais parte da nossa cultura. Da mesma maneira, Paulo apelou para a natureza para ensinar contra homossexualismo e lesbianismo (Romanos 1: 26-31), mas este ensinamento da natureza também está esvaindo rapidamente da consciência moderna. No entanto até hoje, pelo menos de uma maneira específica, a natureza ainda nos ensina a respeito do cabelo. "Calvície... é aparentemente herdada, e é de uma pequena forma um sinal de masculinidade, desde que esta tendência não se manifesta, mesmo que herdada, a não ser que haja uma concentração crítica de hormônio sexual no sangue. Como resultado mulheres raramente ficam calvas e homens que foram castrados antes da adolescência, aparentemente jamais ficam".
Portanto os homens tendem a ficar calvos como uma conseqüência normal de ser homem, enquanto mulheres normalmente não ficam calvas a não ser como resultado de desequilíbrio hormonal ou doença. Desta maneira a natureza nos ensina que pouco ou nenhum cabelo um acontecimento normal, mas que pouco ou nenhum cabelo na mulher não é natural e vergonhoso.
O ensino de outras passagens bíblicas
Já que este ensinamento da natureza era muito evidente para o povo de Deus tanto nos tempos do Velho quanto no Novo Testamento, não é surpresa encontrarmos pouco ensinamento direto referente a este assunto nas Escrituras. Até em I Coríntios 11 Paulo pressupõe que todos estavam conscientes deste ensinamento básico. Mesmo assim outras passagens bíblicas se referem à esta verdade. No Velho Testamento Deus pronunciou julgamento sobre as mulheres orgulhosas e cheias de jóias de Judá. "O Senhor rapará a cabeça das mulheres de Sião; O Senhor porá a descoberto as suas vergonhas". (Isaias 3: 17 NVI). Em vez de cabelo penteado (Isaias 3: 24 NVI). Ao tirar delas seu cabelo longo Deus tencionava tirar delas sua glória de mulher e lhes trazer vergonha. Em Jeremias 7: 29 Deus disse: "Corta o cabelo da tua cabeça e lança-o fora, e levanta o teu pranto sobre as alturas; porque já o Senhor rejeitou e desamparou a geração do seu furor". Toda a passagem mostra uma Jerusalém desviada (Jeremias 8: 5). Portanto Deus metaforicamente lhe ordenou cortar seu cabelo como símbolo de vergonha, desgraça, lamentação e luto. Aqui o cortar cabelo não representa um ato normal ou de justiça, mas um ato vergonhoso de um povo desviado que Deus tinha rejeitado e esquecido. O Novo Testamento nos mostra que as mulheres daquele tempo tinham cabelo longo. Uma mulher cujo nome não é citado lavou os pés de Jesus e secou os com seu cabelo (Lucas 7: 37-38). Em uma outra ocasião, Maria a irmã de Lazaro, ungiu os pés de Cristo com ungüento precioso e os secou com seu cabelo (João 11: 2; 12: 3). Certamente estas mulheres tinham cabelo longo para poderem fazer isto. Tanto Pedro quanto Paulo ensinavam contra arranjos de cabelo elaborados com ornamento trançados nestes cabelos (I Timóteo 2: 9; I Pedro 3:3). Este só podia ser um problema se mulheres tivessem um cabelo longo. Apocalipse 9: 8 descreve um exército de demônios que terão "cabelos como cabelos de mulheres". Esta descrição só tem sentido se nós compreendemos que o Novo Testamento espera que mulheres tenham cabelo longo ao passo que os homens devem ter cabelo curto. Além destas referências específicas, outras passagens tratam com o subjacente princípio de separação entre os sexos. É uma abominação para Deus que um homem vista roupa que é distintamente (tipicamente) feminina ou para uma mulher vestir roupa que é tipicamente masculina (Deuteronômio 22:5). Nenhum homem afeminado irá herdar o reino de Deus ( I Coríntios 6; 9,10). Quando I Coríntios 11 ensina que deveria haver uma clara diferença entre masculino e feminino em relação ao cabelo, não é estabelecida uma doutrina totalmente nova, mas simplesmente aplica um importante princípio ensinado em outros lugares nas Escrituras. Devemos notar que na Bíblia não há ordens específicas a respeito de uma maneira de pentear o cabelo, como, por exemplo, usar cabelo penteado de modo que fique em cima da cabeça ou para baixo; apesar de que muitas mulheres através da história têm usado cabelo preso à cabeça por motivos de asseio e conveniência.
O CABELO DOS HOMENS E O VOTO DE NAZIREU
O voto do nazireado proibia o corte do cabelo. Porque deus estabeleceu este voto para o homem já que cabelo longo é uma vergonha para eles? Números 6:18 mostra que o voto típico tinha natureza temporária. Depois do tempo que este voto tinha sido cumprido, ele rapava sua cabeça e oferecia seu cabelo como um sacrifício pacífico.
A Bíblia registra somente dois homens que tinham votos por toda sua vida de não cortar seu cabelo: Sansão e Samuel (Juizes 13: 5; I Samuel 1: 11). Além destes, João Batista provavelmente também era Nazireu (Lucas 1: 15). Em cada um destes casos, o Nazireu não escolheu este status para ele mesmo, mas Deus e seus pais assim o determinaram antes de seu nascimento. O cabelo longo era um sinal que o separava dos homens normais de sua sociedade, e provavelmente servia como uma marca de vergonha que ele carregava pela causa de Deus. Todos em Israel sabiam a respeito do voto do nazireado, de modo que seu cabelo único não era um sinal de feminilidade como o teria sido de outra maneira.
Em vista da natureza excepcional destes casos, nós não podemos usá-los para uma violação de I Coríntios 11: 14, da mesma maneira que não podemos usar a nudez temporária de Isaias (seja ela parcial ou total) ou a vergonha que Cristo passou na cruz para justificar roupa não modesta e decorosa (Isaias 20; Hebreus 12:2)
DIVERSAS OBJEÇÕES
Na tentativa de evitar o ensinamento das Escrituras no assunto referente à cabelos, várias objeções tem sido oferecidas, que nós estaremos reproduzindo e respondendo abaixo.
· "Absalão tinha cabelos longos" Absalão é um exemplo muito mau para ser seguido, já que ele não era um justo e morreu em rebelião contra o rei que Deus tinha ungido, seu próprio pai Davi. De fato seus cabelos aparentemente o causaram de ser pego nos galhos de uma árvore e por causa disto capturado e morto (II Samuel 18 :9). Também achamos que ele cortava seu cabelo de tempos em tempos, pelo menos uma vez por ano (II Samuel 14: 26). Mas se alguém insistir em querer usar Absalão como exemplo poderíamos dizer que cortar o cabelo uma vez por ano já não é ter cabelos longos.
· "Se cabelo longo em uma mulher significa cabelo não cortado, então certamente cabelo masculino é tecnicamente curto se ele o corta de vez em quando dentro de um longo espaço de tempo". I Coríntios 11: 5, 6 indica que se uma mulher corta seu cabelo então é o mesmo que se ela o rapasse totalmente. Já que a natureza ensina que mulheres deveriam ter cabelo longo, nós deveríamos deixar a natureza determinar o cumprimento ao deixar o cabelo crescer livremente. (Era isto que o voto do nazireado requeria). Qualquer outra definição de cabelo longo para uma mulher seria arbitrária, não poderia ser aplicado universalmente, e estaria sujeita a incerteza e abuso. Qualquer outra definição seria alterada centímetro por centímetro até que não teria significado algum. De modo que cabelo comprido para uma mulher tem que ser cabelo não cortado.
No entanto I Coríntios 11: 14, 15 indica que um homem deveria ter cabelo curto o suficiente para o distinguir claramente de uma mulher. Portanto não é o suficiente para um homem cortar seu cabelo algumas vezes na sua vida. O seu cabelo tem que ser observavelmente curto. O cumprimento poder mudar de tempo em tempo e de cultura para cultura. Em tempos passados, quando todas as mulheres tinham cabelo não cortado e quando os equipamentos modernos dos barbeiros, os homens usavam seus cabelos um pouco mais longos e mesmo assim não causavam confusão entre os sexos. Em nossos dias, no entanto, as mulheres têm cabelos mais curtos. Mais ainda, em nossa cultura o cabelo comprido nos homens tem sido usado para simbolizar rebelião contra a sociedade e a moralidade tradicional. Por estas razões, é necessário que os homens cristãos de nossos dias usem seus cabelos curtos de forma notável e inquestionável.
· "Algumas mulheres não conseguem fazer seus cabelos crescerem para serem longos". I Coríntios 11 não especifica qualquer dimensão para o comprimento do cabelo. A mulher deveria deixar a natureza determinar o comprimento do cabelo. Se ela deixar o cabelo crescer livremente, como os nazireus faziam, então Deus considera o cabelo delas como comprido.
· "O cabelo de uma mulher não é realmente um véu" Esta afirmação contradiz diretamente o que Paulo diz, ao nos ensinar que o cabelo de uma mulher é um véu para ela. Ele não nos disse para contarmos os centímetros quadrados de pele cobertos pelo cabelo. Em vez disto, ele queria dizer que o cabelo longo de uma mulher era uma cobertura simbólica que representava sua submissão à Deus e a seu marido. Obviamente, cabelo comprido não providencia o tipo de cobertura que roupas literais fazem, nem substitui a necessidade de roupas. No entanto serve como um véu simbólico.
· "Os israelitas rapavam a cabeça das mulheres cativas de acordo com Deuteronômio 21: 10-14". Como em Jeremias 7: 29 esta ação não caracteriza uma mulher justa normal, mas sim mulheres ímpias. O rapar da cabeça tirava a glória antiga da mulher pagã, a humilhava e envergonhava e a preparava para um mês de luto. Simbolizava a total renúncia da identidade passada de modo que ela pudesse se tornar uma israelita e elegível para casar um israelita. A conseqüência é que depois que ela se tornava uma israelita, seu cabelo não seria cortado novamente.
· "Tosquiar-se significa cortar o cabelo quase totalmente ou totalmente". Ao contrário quando se estuda os dicionários e léxicos padrão, vemos que em grego o verbo keiro simplesmente significa" cortar ou aparar". I Coríntios 11: 5, 6 especificamente distingue o significado desta palavra de uma palavra diferente "rapar" que em grego é " Xurao".
· "Em I Coríntios 11: 1-16 Paulo simplesmente citou uma carta dos coríntos e não ensinou esta doutrina". Esta objeção torce as escrituras para significar exatamente o que elas dizem claramente. Nenhuma tradução séria da Bíblia seguiu esta maneira estranha e perigosa de interpretação. Se este ponto de vista é correto, Paulo é culpado de escrever uma muito confusa e incompreensível passagem e falhar de responder aos coríntos adequadamente.
Além disso, como poderíamos explicar todas as outras evidências das Escrituras, natureza e cultura de que era esperado das mulheres ter cabelo longo e homens cabelos curtos? Como poderíamos explicar a afirmação de Paulo no versículo 16 de que as igrejas de Deus não têm outro costume que aquele que ele tinha acabado de descrever?
Ensinamento na História da Igreja
A respeito do cabelo dos homens no início da história da igreja, Rousas Rushdoony afirmou: "Concílios da igreja muito cedo censuraram cabelo longo nos homens como marca de feminilidade, como os romanos tinham antes deles. Não há evidência para apoiar a costumeira representação de que Cristo e os apóstolos tinham cabelos longos; a evidência da época indica que eles tinham cabelo bem curto".
Nós só precisamos ver as esculturas e a cunhagem das moedas desta época para verificar esta afirmação. Clemente de Alexandria (um dos pais da igreja) tinha muito a dizer sobre cabelo em " O Instrutor".
Ele ensinou contra tranças elaboradas, ondulações e ornamentação do cabelo, penteados elaborados, pintura do cabelo e usar cabelo falso. Ele admoestava mulheres a amarrar seus cabelos com simplicidade e não cortar afirmando: "Deus quer que as mulheres... se alegrem em suas mechas cresçerem espontaneamente". Ele disse para os homens não adornarem seus cabelos como mulheres ou os deixar com longos cachos de mulheres. Para evitar qualquer aparência de mulher ele recomendou que os homens rapassem suas cabeças ou ao menos deixassem seus cabelos bem curtos. Por que sua cultura considerava um homem sem barba efeminado, ele também aconselhou os homens a deixarem sua barba crescer ou a se barbear somente parcialmente. Tertuliano escreveu em seu tratado "Sobre a vestimenta das mulheres" que mulheres não deveriam colorir seus cabelos, usar perucas ou arranjar o cabelo elaboradamente. Tertuliano concordou com as Escrituras quando ele comentou: "Deixe o mundo, o rival de Deus, ver se é certo que cabelo cortado é gracioso para uma virgem da mesma forma que cabelos longos são para um menino".
Os Estatutos dos Santos Apóstolos advertiam os homens: "Não permita que o cabelo de sua cabeça cresça demais, mas em vez disto corte curto . . . Não é certo para ti, um crente e um homem de Deus, permitir que o teu cabelo cresça demais, e o escovar todo junto, nem o deixar se espalhar, nem o anelar, nem pelo belo penteado e incrustações para fazê-lo enrolar e brilhar".
João Crisóstomo interpretava os ensinamentos de Paulo em I Coríntios para se referia a cabelo longo. Em um sermão sobre este capítulo, Crisóstomo escreveu que Paulo: " afirma ambos, o véu e o cabelo, serem um, e também que ela novamente que é rapada é a mesma com aquela cuja cabeça está nua ... Ele indica que não somente no tempo de oração, mas também continuamente, ela tem que estar coberta . . . Mas em relação ao homem . . . o uso de cabelo longo é desencorajado por ele em todo o tempo".
No mesmo sermão, Crisóstomo comparou este ensinamento com Deuteronômio 22: 5, ressaltando que ambas as passagens ensinam uma distinção entre a aparência masculina e feminina. Através dos séculos, a pergunta a respeito das mulheres contar o cabelo não era um assunto importante porque mulheres tradicionalmente sempre tinham cabelo comprido. Como os escritos acima indicam, havia um problema histórico maior de homens usando e arrumando seus cabelos de forma feminina. Somente no século 20 a sociedade como um todo aceitou a prática de cortar o cabelo entre as mulheres. Mesmo assim nossa sociedade no fundo ainda tem algo contra mulheres tosquiadas ou calvas.
Depois da Segunda Guerra Mundial, muitas comunidades pegaram mulheres que colaboraram e se confraternizaram com os Nazistas e tosquiaram suas cabeças como marca de vergonha. Enciclopédias registram poucas ocasiões de mulheres que cortaram seus cabelos em épocas passadas. Uma exceção é que no Antigo Egito muitas mulheres rapavam suas cabeças e usavam véus. Em países Judeu-Cristãos mulheres usavam cabelos longos até o século 20. Como a Enciclopédia Britannica afirma; depois da Segunda Guerra Mundial "o cabelo era cortado curto".
Quando as mulheres começaram cortar seu cabelo, alguns grupos cristãos conservativos começaram tomar uma posição contra isto. A maioria dos grupos de santidade (Holiness) se opuseram, apesar deles terem amplamente relaxado sua posição. Os primeiros pentecostais em geral se opunham a isto, como demonstrado pela posição da "Apostolic Faith" Fé Apostólica e da Igreja Pentecostal Unida. Muitas mulheres em outras igrejas pró-santidade ou denominações pentecostais ainda hoje se recusam a cortar seu cabelo, como a Igreja de Deus ( Cleveland, Tennessee). Muitas igrejas Batistas independentes e outros fundamentalistas também se opõem a isto hoje, como é exemplificado por Elizabeth Rice Handford. Nós concluímos que apesar das atitudes de mudança da sociedade moderna, Deus ainda deseja que o homem tenha cabelo curto e mulheres tenham cabelo longo não cortado.
Bibliografia

1
Wight, pp. 98-99.
2
The Wycliffe Bible Commentary, p. 1248.
3
Rushdoony, p. 348, quoting Charles Hodge, An Exposition of the
First Epistle to the Corinthians (Grand Rapids: Eerdmans, 1950), p.
213.
4
"Hair," The Illustrated Bible DIctionary (Wheaton, Ill.: Tyndale
House, 1980), II, 600.
5
"Hair," The Zondervan Pictorial Bible Dictionary, p. 330.
6
Isaac Asimov, The Human Body (New York: The New American
Library, 1963), p. 273.
7
For a presentation of these objections, see Woodrow, pp. 50-54.
8
Rushdoony, p. 348.
9
Clement of Alexandria, The Instructor, 3.2-3 & 11, ANF, II,
272-75 & 290.
10
Tertullian, On the Apparel of Women, 2.6-7, ANF, IV, 21-22.
11
Tertullian, On the Veiling of Virgins, 7, ANF, IV, 31.
12
Constitutions of the Holy Apostles, 1.2, ANF, VII, 392.
13
John Chrysostom, Homilies on I Corinthians, 26, NPNF, Ist
ser., XII, 152.
14
"Dress," Encyclopedia Britannica, V, 1033.

free hit counter

Um comentário:

eltonmartinsrocha disse...

Caros amigos e amigas e irmãos na Fé Cristã e Doutrina apostólica: A Biblia refere no inicio da leitura I aos Corintios 11: Sede meus imitadores como também eu sou de Cristo e retendes os precitos assim como vo-los entreguei, que Cristo é a Cabeça de todo o varão e o varão a Cabeça da mulher e Deus a Cabeça de Cristo. Todo homem que ora ou profetiza com a cebeça COBERTA, DESONRA A SUA PRÓPRIA CABEÇA, MAS TODA A MULHER QUE ORA OU PROFETIZA COM A CABEÇA DESCOBERTA DESONRA A SUA PRÓPRIA CABEÇA PORQUE É COMO SE ESTIVESSE RAPADA, (isso quer dizer, que mesmo se estiver com o cabelo crescido e orar sem o véu é como se estivesse rapada, seria desonroso). contia a leitura dizer: portanto se a mulher ora a Deus sem véu, tosquia-se também. (essa parte diz que é desonra orar sem véu e tosquiar o cabelo). e ai continua dizendo...mas se para a mulher é desonroso raspar os cabelos ou tosquia-los, queponha o véu.- O final daleitura diz: julgai entre vós mesmos: é descente que a mulher ore a Deus DESCOBERTA OU NÃO VOS ENSINA A MESMANATUREZA QUE É DESONRA PARA O VARÃO TER CABELOS CRESCIDOS, MAS TER A MULHER CABELOS CRESCIDOS LHE É HONROSO, PORQUE O CABELO LHE FOI DADO EM LUGAR DE VÉU. (então entende-se que lugar de véu é em cima dos cabelos. A preposição DE quer dizer: DE LUGAR OU SEJA EM CIMA DOS CABELOS, e a preposição DO quer dizer onde ela guarda o véu, na bolsa na gaveta. Deus abençoe a todos.