quarta-feira, maio 31, 2006

A justificação pela fé em Jesus Cristo.

No domingo estive fazendo uma visita a um senhor juntamente com um grupo de irmãos liderados pela nossa querida irmã Márcia. A irmã dela trabalha lá e este senhor (esquecí seu nome) permitiu com que ela tivesse um culto evangélico. Fomos todos muito bem tratados, mas como resultado cheguei atrasado ao culto. Peguei uma mensagem que havia preparado para ocasiões como estas. Aqui vai reproduzida a mensagem deste último domingo.

Romanos 3: 21-26 "Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus".

Jesus Cristo veio com uma missão. Ele sabia o que haveria de acontecer com ele. A cruz do calvário não foi conseqüência de acontecimentos que ficaram fora de controle. Ele não foi um líder religioso que se deu mal.

Jesus disse:

  • [João 12:32]- "E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim".
  • [João 3: 14,15] – "E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna".
  • [Mt 12: 39-40] – "...Mas ele lhes respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o do profeta Jonas; pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra".

A verdade é que Deus estava lidando com o problema da humanidade: O PECADO

  • [II Coríntios 5:19] – "pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação".

É importante que possamos ser participantes da grande bênção da justificação. E neste sentido a FÉ é de extrema importância.

  • [Hebreus 11:1] – "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem".

A fé no entanto não é resultado da imaginação do homem. A fé é conseqüência de uma revelação por parte de Deus. A maior e mais confiável de suas revelações, está nas Sagradas Escrituras:

  • [Romanos 10:17] – "Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus".

A fé do cristão o leva a estar ligado a um relacionamento especial com Deus, que produz mudanças na vida do fiel.

  • [Romanos 4:3] – "Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça".
  • [Romanos 3:28] – "Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei".

Antes de Jesus Cristo vir, o ser humano estava envolto num grande dilema, na verdade numa situação sem saída.

  • [Romanos 2:11, 12] – "Pois para com Deus não há acepção de pessoas. Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados".

Com a morte de nosso Senhor, esta situação mudou. Ela mudou com o derramamento do sangue de Jesus Cristo.

  • [Hebreus 9:22b] – "Sem derramamento de sangue não há remissão".
  • [Levíticos 17: 11, 14 ] – "Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que faz expiação, em virtude da vida../ ...Porque a vida de toda a carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado".

Portanto o sacrifício de Jesus Cristo na cruz é de fundamental importância para que possamos ser justificados. No entanto é necessário que de alguma maneira isto possa nos envolver; que de alguma forma possamos ser participantes. A Bíblia nos ensina que isto acontece através do batismo.

  • [Romanos 6:3] – "Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte"?

Por isto a Bíblia diz tão enfaticamente:

  • [Atos 2: 38] – "Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo".

Através do Batismo em nome de Jesus Cristo várias coisas se tornam realidade: Morremos com Cristo; Nascemos no reino de Deus; Nos tornamos herdeiros de Deus e somos criados para as boas obras.

  1. Morremos com Cristo : - [Gálatas 2:19,20] – "Pois eu pela lei morri para a lei, a fim de viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim".
  2. Nascemos no reino de Deus : - [João 1: 12,13] – "Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus".
  3. Nos tornamos herdeiros de Deus : - [Gálatas 3:26-29] - Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa".
  4. Somos criados para as boas obras : -[Efésios 2:10] – "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas".

Bem, espero que esta mensagem tenha sido de bênção para sua vida.


free hit counter

Nenhum comentário: