quarta-feira, maio 24, 2006

A presença de Deus na Igreja

Sendo o ser humano templo de Deus, no domingo passado aproveitei para falar sobre como podemos atrair a presença de Deus para nossas vidas e para nossa igreja usando a passagem de II Crônicas que relata a ocasião quando a arca e a presença de Deus entraram no templo que Salomão estava por inaugurar.

A presença de Deus dentro da Igreja

II Crônicas 5: 6,7,11,13,14 "Então o rei Salomão e toda a congregação de Israel, que se havia reunido a ele diante da arca, sacrificavam carneiros e bois, que não se podiam contar nem numerar por causa da sua multidão. Assim trouxeram os sacerdotes a arca do pacto do Senhor para o seu lugar, no oráculo da casa, no lugar santíssimo, debaixo das asas dos querubins. Quando os sacerdotes saíram do lugar santo (pois todos os sacerdotes que se achavam presentes se tinham santificado, sem observarem a ordem das suas turmas; quando os trombeteiros e os cantores estavam acordes em fazerem ouvir uma só voz, louvando ao Senhor e dando-lhe graças, e quando levantavam a voz com trombetas, e címbalos, e outros instrumentos de música, e louvavam ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre; então se encheu duma nuvem a casa, a saber, a casa do Senhor, de modo que os sacerdotes não podiam ter-se em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do Senhor encheu a casa de Deus.

Não veremos a presença de Deus na igreja sem preparação

  1. Davi ajuntou as riquezas e fez a planta para que Salomão seu filho pudesse construir o templo e acontecesse o que está registrado no texto escrito acima.
  2. Jesus preparou seus discípulos por 3 anos e meio para que eles estivessem prontos para receberem o Espírito Santo.

Avivamento (que é a presença de Deus e seu poder operando dentro da igreja) necessita sacrifício inumerável (versículo 6): Oração, jejum, dedicação a Deus, sofrimento, paciência, fé, amor, e muitas coisas semelhantes a estas que em suma são uma vida de verdadeira adoração.

    • Sacrifício de ovelhas e de bois: Para que houvesse sacrifício, alguma coisa tinha que morrer: orgulho, amargura, rebeldia, egoísmo, falta de amor, e muitas coisas semelhantes a estas. Coisas que nos impedem adorar a Deus em espírito e em verdade (João 4:24).

É importante notar a importância do fato de todos estarem congregados em frente à arca (símbolo da presença e palavra de Deus).

Importante: Obediência é muito mais importante do que sacrifício. Já que obediência é a base para um sacrifício aceitável para Deus.

Eles colocaram a arca de Deus em lugar definitivo (versículo 7). Temos que ter firmeza espiritual e não ficar em cima do muro. Ai do cristão que aos olhos de Satanás não está firme na Rocha que é Jesus.

Nota-se aqui que todo o sacerdote, independente de qual seria seu turno para servir no templo estava santificado (versículo 11). Lemos em Apocalipse 1:6 o fato que Deus nos fez reis e sacerdotes. Seguem abaixo algumas das obrigações que estes tinham perante Deus:

  1. Reis – Deut 17: 18-20 "Será também que, quando se assentar sobre o trono do seu reino, escreverá para si, num livro, uma cópia desta lei, do exemplar que está diante dos levitas sacerdotes. E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, e a guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, a fim de os cumprir; para que seu coração não se exalte sobre seus irmãos, e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda; a fim de que prolongue os seus dias no seu reino, ele e seus filhos, no meio de Israel".

Isto é eles tinham que aplicar a palavra de Deus às suas vidas.

  1. Sacerdotes – Deut 31: 9 -13 "Moisés escreveu esta lei, e a entregou aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca do pacto do Senhor, e a todos os anciãos de Israel. Também Moisés lhes deu ordem, dizendo: Ao fim de cada sete anos, no tempo determinado do ano da remissão, na festa dos tabernáculos, quando todo o Israel vier a comparecer perante ao Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher, lereis esta lei diante de todo o Israel, para todos ouvirem. Congregai o povo, homens, mulheres e pequeninos, e os estrangeiros que estão dentro das vossas portas, para que ouçam e aprendam, e temam ao Senhor vosso Deus, e tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei; e que seus filhos que não a souberem ouçam, e aprendam a temer ao Senhor vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra a qual estais passando o Jordão para possuir".

Isto é eles deveriam transmitir a palavra aos que não a conheciam e lembrá-la aos que já a sabiam.

A constante prática da palavra aplicada em suas vidas e nas vidas de outros é de suma importância.

Não podemos esquecer a importância do louvor e uma vida de louvor a Deus. Abaixo seguem algumas passagens relevantes a este respeito:

I Cron 16:29 – "Daí ao Senhor a glória de seu nome" (Devemos tributar ao Senhor a glória de seu nome).

Sal 96:9 - Devemos tremer diante dele (ao adorá-lo).

João 4:24 – adorar em espírito e em verdade.

A palavra de Deus fala de sacrifícios de louvor. Nem sempre louvar será fácil:

Sal 107:22 – Ofereçam sacrifícios de louvor.

Jer 17:26 – Sacrifícios de ação de graça.

Heb 13:15 – Sacrifícios de louvor são frutos de lábios que confessam o Seu nome.

Temos que ter plena consciência de que não devemos apenas louvar/adorar a Deus quanto temos vontade.

    • Louvor e adoração não podem estar simplesmente confinados à emoções. Adoração também deve ser uma coisa racional. Adoramos a Deus pois ele é digno; independentemente em que situação ou sentimento estamos envolvidos. Com é bom saber que Deus habita no meio dos louvores que provém da adoração.

Vemos no versículo 14 que a manifestação da glória de Deus foi tão grande que não houve ministração por parte dos sacerdotes. O poder de Deus será tão grande em nossas vidas que vamos ter que sair do caminho de Deus. Neste momento não houve saudosismo. Neste momento eles não estavam sequer se lembrando das grandes manifestações de Deus na história de Israel. Agora Deus era uma manifestação real na vida deles. Assim também será em nossa vida.


free hit counter

Nenhum comentário: