terça-feira, maio 09, 2006

Sem mim nada podeis fazer

Mensagem de domingo 7 de maio.

São João 15: 1- 17

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas. Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Estas coisas vos tenho dito, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.

A Videira e Seus Frutos:

Muitas passagens comparam Israel com uma videira. Porém Israel falhou no papel que Deus lhe deu. Vemos isto, por exemplo no seguinte texto: Jr 2:21: "Todavia eu mesmo te plantei como vide excelente, uma semente inteiramente fiel; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada, de vida estranha "?

Israel fracassou. Mas Jesus é a verdadeira videira, cumprindo o chamado e o destino de Israel (João 15:1, outras referências em João são aqui citadas por capítulo e versículo somente). Temos que ser ramos da videira e como tal temos diversas responsabilidades importantes (veja João 15:1-17).

Obs.: Doravante, quando indicar somente capitulo e versículo, estou me referindo ao evangelho de João.

Estar em Cristo demanda que venhamos produzir fruto, já que a produção de fruto é a principal responsabilidade da videira. Jesus exortou os ramos a produzirem muito fruto (15:8), a deixar esse fruto permanecer (15:16) e advertiu que os ramos infrutíferos seriam arrancados (15:2).

Que fruto espera-se que o ramo cristão produza? Primeiramente, justiça/santidade. Esta era a qualidade de uva que o Senhor esperava de sua vinha em Isaías 5 (veja Rom 6:22; Heb 12:11; Fil 1:11; Ef 5:9; e Gal 5:22-23). O fruto inclui também louvar a Deus (Hebreus 13:15), boas obras (Col 1:10) e ganhar almas (Prov 11:30; João 4:36; Rom 1:13). Qualquer que seja o fruto, ele tem que ser produzido continuamente (15:16) e em grande quantidade (15:8).

A pessoa que produz frutos:

· Prova ser discípulo de Jesus (15:8). Tornamo-nos discípulos de Jesus mais e mais conforme reproduzimos seu caráter justo em nossa vida.

· Cumpre o mandado de Deus, o verdadeiro propósito pelo qual ele os escolheu (15:16).

· A obediência em produzir fruto reflete em Receber tudo o que pedimos em nome de Jesus (15:16).

Só podemos produzir fruto se estivermos em Jesus Cristo e formos limpos pela palavra de Deus: "Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda" (15:2). Para que mais uvas cresçam, o Senhor poda os ramos, removendo os rebentos inúteis e tudo o que poderia desviar a força vital da produção. A poda é dolorosa, mas necessária porque muitas coisas sugam nossa força e nos impedem de dedicarmo-nos à produtividade.

Permanecer em Jesus é essencial para viver e frutificar. "Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (15:4-5). Para produzir fruto precisamos manter uma ligação ininterrupta, uma relação ativa e constante com Jesus.

Os ramos que permanecem em Cristo produzem muito fruto (15:5), mas aqueles que não permanecem são colhidos e lançados no fogo (15:6). A verdade é que "sem mim nada podeis fazer" (15:5). Somente através de Jesus somos capazes de cumprir a justiça e a verdade que o Senhor espera que produzamos.

Isto se dá pelo fato de que Jesus permanece em nós através de suas palavras: "Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós..." (15:7). Alguns buscam separar Jesus do que ele diz. Porém a verdade é que Jesus mora em nós somente até o ponto em que sua palavra e seus ensinamentos permanecem em nós. Por isto é que é necessário guardarmos os seus mandamentos: "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço" (15:10).

Tenho aprendido que todas as nossas bênçãos dependem de obediência. A coisa especial sobre a obediência que Jesus manda é o padrão que ele estabeleceu para nós. Se obedecermos como ele obedeceu, nós sacrificamos nossos próprios modos e idéias e nos submetemos completamente ao que o Pai escolheu. Podemos resumir isto com Fil 2:5-8. "Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz ".

Esta é, de fato, a única maneira de permanecermos em seu amor: "Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço" (15:9-10). É admirável refletir no fato que o seguidor de Cristo pode gozar o mesmo nível de intimidade quando Jesus tinha com Deus. Outra realidade espiritual ligada com a guarda dos mandamentos do Senhor é alegria plena. "Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo" (15:11). Muitos pensam que os mandamentos de Deus são indevidamente restritivos, nos impossibilitando gozar os prazeres da vida. Contudo é um fato que nossas maiores alegrias virão quando obedecermos a Cristo de todo o coração. Uma bênção final é que Jesus nos trata como amigos e não como meros servos. "Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer" (15:14-15). Um senhor daria somente ordens a um servo, mas Jesus, como o senhor amoroso, realmente partilhava seu coração com seus amigos explicando seus planos e propósitos e dando a seus seguidores discernimento de seu pensamento.

Tudo bem você diz. Todas estas coisas se tornarão realidade se obedecermos aos mandamentos de Jesus. Mas que mandamento é este? Jesus identificou um mandamento chave que precisamos guardar: "O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei" (15:12; veja 15:17).

O mandamento para amar os outros já se encontra em Lev. 19:18. No entanto João afirma que o mandamento de Jesus para amar um ao outro foi um novo mandamento: "Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros" (13:34). A novidade do mandamento de amor é o novo padrão de amor: o amor que Jesus tinha pelo seu povo. Este é um amor que é maior do que qualquer um que jamais existiu sobre a terra. Precisamos imitar Jesus no modo como amamos os outros.

Com um padrão tão elevado de amor, realmente precisamos estar em Jesus Cristo para podermos produzir frutos. Agarre-se ao Senhor. Viva por ele e para ele. Sei que Deus te qualificará para realizar sua obra sobre a face da terra. Estaremos na Videira Verdadeira. Produziremos os frutos da Videira Verdadeira.



free hit counter

Nenhum comentário: