quinta-feira, março 30, 2006

As roupas que usamos fazem diferênça?

Queridos irmãos em Jesus Cristo,
Escrevi o longo texto abaixo em diversas ocasiões, porém gostaria que lessem, pois trata de alguns assuntos bastante polêmicos.
Obrigado,
Pastor Gerson
ROUPAS
O que roupas tem a ver com santidade? Haveria usos e costumes aprovados por Deus e outros que não são? Porque esta coisa radical de ter que usar estas roupas de "crente?
Eu creio que todos estamos familiarizados com o fato de que Deus não muda. Com o passar do tempo Deus mudou a maneira de tratar com o homem, mas Ele não muda. Para explicar melhor poderia dizer que Deus pode agir de formas diferentes e múltiplas, porém sua natureza não muda; poderia dizer que a essência de Deus não muda. Poderia também dizer que Deus mudou sua atitude para com o homem na medida que fatos surgiram que permitiram (ou possibilitaram) ele a fazer certas coisas que não fazia e vice-versa, sem no entanto "violentar"sua imutável natureza com seus atributos. É por isto que há certas leis do Velho Testamento que não precisamos mais guardar. Porque? Porque estamos em Cristo e nele se cumpriram estas leis e estamos justificados diante de Deus. Não precisamos nos aproximar de Deus através das "sombras das coisas futuras" ( Col 2:17) mas sim nos aproximamos de Deus diretamente através de Jesus Cristo. Estas "sombras de coisas futuras" eram rituais que nos ensinavam. Elas eram nosso professor (aio). A Biblia diz em Gálatas 3: 24 e 25 - "De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio." A lei procurou aperfeiçoar o ser humano , porém não conseguiu isto. Quem aperfeiçoou o ser humano foi nosso Senhor Jesus Cristo através de sua morte, ressurreição e através da atuação de seu Espírito em nossas vidas. Jesus Cristo fez uma obra completa em nossas vidas nos perdoando (lidando com nosso passado) nos regenerando (lidando com nosso presente) e nos justificou (lidando com nosso futuro no dia do juízo). No entanto coisas tocantes ao caráter de Deus, bem como com sua natureza imutável não mudaram nem mudarão. Deus era santo no Velho Testamento, é santo no Novo Testamento e o será para a eternidade. Por isto coisas que tratam da NATUREZA de Deus são de suma importância no estabelecimento de doutrinas (entre elas a UNICIDADE). Quando se fala de roupas/vestimentas isto também deve ser tomado em consideração. Então vejamos o que as Sagradas Escrituras dizem em Deuteronômio 22:5- " Não haverá traje de homem na mulher, e não vestirá o homem vestido de mulher, porque qualquer que faz isto é [ abominação] ao Senhor teu Deus." Vemos aqui algo que trata da natureza de Deus, pois aquilo que Deus abominou na época de Moisés, ele continua abominando hoje; isto porque sua natureza não mudou.
Se quisermos ser separados para Deus (santos) devemos tomar lado de Deus e não podemos praticar algo que ele abomina. Eu não posso voluntariamente tomar uma atitude que sei que Deus estará abominando (detestando). Como aqui a questão é homem usar roupa de mulher e mulher usar roupa de homem nos deparamos com o fato de que em cada lugar do planeta o se humano tem trajes diferentes conforme seus USOS E COSTUMES. Nos países árabes se veste de uma maneira totalmente diferente que na Índia, que por sua vez é totalmente diferente da maneira ocidental de se vestir. Mas seja aonde for (Índia, Arábia, Escócia, Estados Unidos, Brasil) existe a roupa tipicamente Masculina e tipicamente Feminina. Se portanto é abominação para Deus que alguém use roupa do sexo oposto, devemos fazer questão de estar vestidos de tal maneira que tenhamos absoluta certeza de não estarmos fazendo algo que Deus detesta (abomina). Por isto como servo de Deus me visto com roupas que de longe são reconhecidas como roupas masculinas, já que sou homem. O mesmo deve se aplicar às mulheres. Elas devem ser facilmente reconhecidas pelas roupas como pertencentes ao sexo feminino. Conclusão: as pessoas que querem agradar a Deus devem se trajar com roupas que claramente, determinantemente e indubitavelmente indicam seu sexo pois, Deus quer que haja esta distinção na hora de se trajar (caso contrário isto não seria abominação para Deus, não é?).
Tendo ficado claro que Deus quer que haja distinção entre o traje masculino e feminino, não deixando ele nenhum modelo de roupa que devemos trajar a não ser que seja com pudor e decência, vamos ao próximo passo. Deus quer que em cada uma das culturas e países (Índia, Arábia, Escócia, Estados Unidos, Brasil) haja esta distinção entre homens e mulheres na hora de se trajar. Como nossa cultura Brasileira é ocidental gostaria de usar uma breve ilustração para firmar uma base para meu argumento:
Todos nós sabemos que Deus condena o homossexualismo. Sabemos que estas pessoas não têm parte no reino de Deus. Há 20 anos atrás era um escândalo se alguém fosse homossexual. No entanto a mídia tem feito um trabalho espetacular no sentido de faze-los serem aceitos pela sociedade. Em nosso tempo eles estão conquistando direitos civis que jamais tiveram antes. Em resumo a sociedade está começando aceitar aquilo que é reprovado por Deus.
Em alguns países pessoas homossexuais já podem casar e até adotar filhos. Isto é, são plenamente aceitos e vistos como algo natural. Há até "igrejas" que por causa desta aceitação pedem no altar a benção de Deus para tais casamentos. Aqui no Brasil possivelmente em breve isto também se torne uma realidade. Então vem a solene pergunta; Só porque as pessoas e estas sociedades se acostumaram ou aceitaram os homossexuais como algo aceitável em seus USOS, COSTUMES e leis isto se tornou algo aceitável perante Deus? Certamente não.
Voltando para a questão das roupas masculinas e femininas: Há muitos anos atrás quando em nossa cultura ocidental as primeiras mulheres começaram a usar calças, isto foi um escândalo, pois mulheres estavam usando roupas de homens. Agora preciso que você seja sincero: Só porque a sociedade se acostumou com isto, e só porque certas igrejas o aceitem, este fato não mais é abominação para Deus? Em nossa cultura a saia é a roupa tipicamente feminina e por isto ela não deve ser vestida por homens, mas sim por mulheres.Só o fato de ser"ridículo um homem usar saia, prova que esta é a roupa tipicamente feminina. Portanto esta deve ser a roupa que as mulheres que temem a Deus devem usar. Todo outro tipo de mas, porém, contudo e todavia não passam de subterfúgios e desculpas. Por isto que mulheres tementes a Deus devem usar roupa tipicamente femininas, pois elas não querem desagradar a Deus. E homens devem usar roupas típicas de homens, pois eles não devem ser uma abominação aos olhos de Deus. Aqui está a santidade no que tange a roupa. Se neste momento há dúvida em seu coração no que se refere a este fato; fique sem dúvida, faça o que é mais seguro, você homem use calças e você mulher use saia. Estamos separados para Deus. Obedecemos a Deus no que tange às nossas vestimentas. Estamos do lado de Deus separados para ele, lhe agradando no que se refere ao que vestimos. Nós temos USOS E COSTUMES que são aprovados por Deus, e eu como pastor tenho que pregar a este respeito e tenho que insistir a tempo e fora de tempo para que nenhuma das pessoas que tenho sob minha responsabilidade deliberadamente faça algo que é abominação para Deus. Portanto neste sentido de maneira nenhuma estamos defendendo pensamentos de homens, mas sim a Santa Palavra de Deus.


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Uma questão de cabelo

Queridos Irmãos em Cristo. Aqui vai um artigo que explica bem o que creio a respeito da "questão do cabelo". Espero que possa tirar dúvidas daqueles que com sinceridade buscam a verdade.
Este artigo foi escrito por David K. Bernard traduzido e adaptado por mim em certas partes.
Um abraço,
Pastor Gerson
"Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o varão ter cabelo crescido? Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar do véu".(I Coríntios 11: 14 -15).
Fundamento Bíblico
I Coríntios 11: 1-16 declara que homens deveriam ter cabelo curto, mas que mulheres deveriam ter cabelo longo não cortado. Nós obedecemos este ensinamento pelas seguintes razões que derivam desta passagem: (1) Isto demonstra a sujeição da esposa ao seu esposo. (2) Isto demonstra a sujeição da igreja à Cristo. (3) É um sinal aos anjos da obediência das mulheres cristãs a Deus. (5) A própria natureza ensina estes princípios. (6) Cabelo longo é uma vergonha para os homens, mas honra para as mulheres. (7) Este é um dos métodos de Deus para manter uma clara distinção entre masculino e feminino.
CABELO
No Velho Testamento para Deus cabelo abundante (comprido) simboliza perfeição, força, glória e separação para um propósito santo. Cortar o cabelo simbolizava desgraça, luto, e glória que havia partido. Com isto em mente, é fácil ver como cabelo comprido em uma mulher cumpre todos os objetivos descritos acima. A seguir nós vamos tratar de várias perguntas importantes que surgiram a respeito de cabelo.
I Corintios 11: Cabelo longo como um véu (cobertura)
Teólogos têm interpretado I Coríntios 11: 1- 16 de duas maneiras. Primeiro, alguns têm compreendido que toda a passagem se refere diretamente ao cabelo. Nós basicamente apresentamos este ponto de vista em " À Procura de Santidade". Da mesma maneira Elisabeth Rice Handford em "Suas roupas o dizem por você", ensinando que mulheres deveriam ter cabelos longos não cortados enquanto homens deveriam ter cabelo curto. Esta é uma posição respeitável como demonstrado em nota de rodapé na Bíblia Nova Versão Internacional ( em Inglês), que oferece a seguinte tradução alternativa para os versículos 4-7: "Todo homem que ora ou profetiza com a cabeça coberta desonra a sua própria cabeça; pois é como se a tivesse rapada. Se a mulher não cobre a cabeça, deve também cortar o cabelo; se porém, é vergonhoso para a mulher ter o cabelo cortado ou rapado, ela deve cobrir a cabeça. O homem não deve cobrir a cabeça ....
I Coríntios 11: Um véu literal?
A maioria dos estudiosos defendem que os versículos 4-7 se refere a um véu literal de pano. Nesta seção deixe nos assumir que eles estejam certos. Se assim, Paulo estava ensinando as mulheres de Corinto a usar véus em assembléias públicas porque era a roupa própria para mulheres virtuosas naquela cultura. Como um livro de referência afirma: "O véu era a roupa típica para mulheres ...prostitutas não usavam véu."
Portanto as mulheres cristãs de Corinto não deveriam usar sua liberdade cristã contradizendo o costume local se vestindo como prostitutas, adulteras e mulheres não submissas. O uso de um véu literal não se aplica para mulheres hoje a não ser que sua cultura o demande por amor ao decoro. No entanto o apelo de Paulo ao princípio universal ordenado por Deus nos versículos 13 – 16 para que mulheres tenham cabelo longo ainda permanece. Até a natureza ensina que as mulheres deveria ter um véu de cabelo longo; portanto era razoável para Paulo insistir também a respeito de um véu de pano. Ao estabelecer a regra relativa à cultura local em relação à véus, ele apelou à universal verdade que mulheres deveriam ter cabelo longo (não cortado).
Daniel Segraves trata este assunto em "Cabelos da mulher – Qual é o longo e o curto dele". Este ponto de vista também 'representado em Boas Novas para o Homem Moderno (Versão Inglesa de Hoje), sendo os versículos 5-6 e 13 – 16 transcritos abaixo: "E qualquer mulher que ora ou fala a mensagem de Deus em culto público com nada em sua cabeça desgraça seu esposo; não há diferença entre ela e uma mulher cuja cabeça tenha sido rapada. Se uma mulher não cobre a sua cabeça, ela pode também cortar seu cabelo. E desde que é algo vergonhoso para uma mulher rapar ou cortar seu cabelo, ela deveria cobrir sua cabeça... Julguem vocês mesmos: É decente para uma mulher orar a Deus em culto público com nada em sua cabeça? Porque a própria natureza te ensina que cabelo longo é algo que desgraça o homem, mas é o orgulho de uma mulher. Seu cabelo longo tem lhe sido dado para servir como cobertura. Mas se alguém quiser argumentar a respeito, tudo que eu tenho a dizer é que nem nós ou as igrejas de Deus tem qualquer outro costume na adoração". Algumas pessoas insistem que mulheres de todas as culturas hoje tenham que usar um véu de pano. No entanto uma tradução literal do Grego indica que cabelo longo é cobertura suficiente ao que se refere ao ensinamento da natureza. O Novo Testamento interlinear Grego – Inglês afirma: "O cabelo longo em vez de um véu é lhe dado" (versículo 15).
Um ensinamento Universal
Alguns ensinam que I Coríntios 11: 1 -16 está relacionado só com a cultura de Corinto e não tem nenhuma aplicação hoje. Porém, Paulo baseou seu ensinamento na própria natureza ( I Coríntios 11: 14). Todas as igrejas nos dias de Paulo aderiram ao seu ensinamento a respeito do cabelo, independentemente de sua origem cultural. Todos cristãos judeus, gregos e romanos concordavam com este ensinamento. Isto não era meramente um costume local, mas uma prática universal em todas as igrejas. "Se alguém quiser fazer polêmica a esse respeito, nós não temos outro costume- nem as igrejas de Deus ( I Coríntios 11: 16, Nova Versão Internacional em Inglês).
Nota do tradutor: Neste ponto achei interessante acrescentar um trecho do comentário que o Ph. D., R. N. Champlin fez em "O Novo Testamento Interpretado Versículo por Versículo" a respeito de I Coríntios 11: 16, o qual se segue : {"Este versículo tem sido torcido pelos intérpretes modernos, geralmente sem erudição, a fim de lançar por terra todo o argumento de Paulo em favor do uso de cabelos longos e de véu para as mulheres, como se esse apóstolo tivesse dito que se um homem resolvesse levantar objeção por esse motivo, seria melhor esquecer-se completamente da questão. Mas esta interpretação é inteiramente estranha ao contexto inteiro. Paulo não haveria de escrever seus argumentos de muitas facetas, em favor do uso de cabelos longos e do véu para as mulheres crentes, somente para depois de tudo, dizer que se encontrasse oposição a isso, permitiria as igrejas locais fazerem como melhor lhes parecesse. Esse tipo de interpretação se tem desenvolvido por causa de uma <<necessidade moderna>>, que tenta fazer o apóstolo dizer o que queremos ouvir, mas que ignora o que ele realmente ensinou. Essas palavras também podem ser traduzidas como se segue: "Se alguém se inclina para o debate, não conhecemos qualquer outra prática, e nem as igrejas de Deus"(RSV, aqui vertida para o português). Ou então: "Porém, se alguém parece ser contencioso, nós não temos tal costume (conforme este alguém propõe), e nem também as igrejas de Deus". (Robertson e Plummer, in loc.)}
Mesmo que venhamos interpretar os versículos 4 – 7 como uma discussão de um véu literal na cultura Corintiana, nós não poderemos relegar o ensinamento dos versículos 13 – 16 meramente à cultura de Corinto. O Comentário Bíblico de Wyclife afirma: "Alguns dizem que este costume era peculiar a Corinto, mas as palavras de Paulo; nem as igrejas de Deus, argumentam contra este ponto de vista. Outros insistem que o costume não deve ser aplicado hoje... No entanto deveria se notar que cada uma das razões dadas para o uso do véu são tiradas de fatos permanentes, que duram enquanto a ordem presente na terra durar... Uma palavra final: Na análise final, o véu não é a coisa importante, mas a subordinação que ele representa. A presença dos dois é ideal ".
A esta análise adicionaremos que o cabelo longo de uma mulher é o véu dado pela natureza. Portanto esta passagem ensina tanto que a mulher deveria se submeter ao seu esposo e a Deus, quanto o fato de que ela deve ter cabelo longo como um símbolo de sua submissão. É claro que deveríamos enfatizar os princípios espirituais envolvidos. Não há nenhum benefício para a mulher ter cabelo não cortado se ela for rebelde, contenciosa ou impudente e atrevida . O cabelo por si só não a fará santa na presença de Deus. Ela tem que ter a atitude correspondente ao que o cabelo simboliza. No entanto a necessidade não é escolher entre a atitude ou a aparência. O desejo de Deus é que ela tenha santidade interior e exterior. Ela deveria ter um espírito modesto e submisso interior, mas mostrá-lo externamente através de suas ações e pelo símbolo ordenado por Deus, isto é seu cabelo longo.
O Ensinamento da Natureza
Apesar de Paulo ter apelado ao julgamento dos Coríntos com as implicações de sua cultura, ele apelo para a natureza ( e portanto ao Deus que estabeleceu a ordem natural das coisas) a fim de ensinar a respeito de cabelos longos para as mulheres. Exatamente como a natureza ensina isto? Paulo se referiu ao instintivo conhecimento da ordem natural dada por Deus para as coisas. Rousas Rushdoony citou Charles Hodge com aprovação: "Para uma mulher, porém, em todas as épocas e países, cabelo longo tem sido considerado um ornamento. Lhe é dado, diz Paulo, como um véu natural; e é uma glória porque é um véu".
A sociedade do antigo mundo de Paulo compreendia este principio da natureza, pois caso contrário ele não teria escrito o que ele escreveu. O Dicionário Bíblico Ilustrado afirma que mulheres por todo o período bíblico usavam cabelo comprido, basicamente sem cortar.
De acordo com o Dicionário Bíblico Pictórico de Zondervan, "nos tempos do Novo Testamento o cumprimento do cabelo era a marca distinta entre os sexos".
Inafortunadamente nossa sociedade tem se distanciado tanto dos princípios divinos que este ensinamento natural e instintivo não faz mais parte da nossa cultura. Da mesma maneira, Paulo apelou para a natureza para ensinar contra homossexualismo e lesbianismo (Romanos 1: 26-31), mas este ensinamento da natureza também está esvaindo rapidamente da consciência moderna. No entanto até hoje, pelo menos de uma maneira específica, a natureza ainda nos ensina a respeito do cabelo. "Calvície... é aparentemente herdada, e é de uma pequena forma um sinal de masculinidade, desde que esta tendência não se manifesta, mesmo que herdada, a não ser que haja uma concentração crítica de hormônio sexual no sangue. Como resultado mulheres raramente ficam calvas e homens que foram castrados antes da adolescência, aparentemente jamais ficam".
Portanto os homens tendem a ficar calvos como uma conseqüência normal de ser homem, enquanto mulheres normalmente não ficam calvas a não ser como resultado de desequilíbrio hormonal ou doença. Desta maneira a natureza nos ensina que pouco ou nenhum cabelo um acontecimento normal, mas que pouco ou nenhum cabelo na mulher não é natural e vergonhoso.
O ensino de outras passagens bíblicas
Já que este ensinamento da natureza era muito evidente para o povo de Deus tanto nos tempos do Velho quanto no Novo Testamento, não é surpresa encontrarmos pouco ensinamento direto referente a este assunto nas Escrituras. Até em I Coríntios 11 Paulo pressupõe que todos estavam conscientes deste ensinamento básico. Mesmo assim outras passagens bíblicas se referem à esta verdade. No Velho Testamento Deus pronunciou julgamento sobre as mulheres orgulhosas e cheias de jóias de Judá. "O Senhor rapará a cabeça das mulheres de Sião; O Senhor porá a descoberto as suas vergonhas". (Isaias 3: 17 NVI). Em vez de cabelo penteado (Isaias 3: 24 NVI). Ao tirar delas seu cabelo longo Deus tencionava tirar delas sua glória de mulher e lhes trazer vergonha. Em Jeremias 7: 29 Deus disse: "Corta o cabelo da tua cabeça e lança-o fora, e levanta o teu pranto sobre as alturas; porque já o Senhor rejeitou e desamparou a geração do seu furor". Toda a passagem mostra uma Jerusalém desviada (Jeremias 8: 5). Portanto Deus metaforicamente lhe ordenou cortar seu cabelo como símbolo de vergonha, desgraça, lamentação e luto. Aqui o cortar cabelo não representa um ato normal ou de justiça, mas um ato vergonhoso de um povo desviado que Deus tinha rejeitado e esquecido. O Novo Testamento nos mostra que as mulheres daquele tempo tinham cabelo longo. Uma mulher cujo nome não é citado lavou os pés de Jesus e secou os com seu cabelo (Lucas 7: 37-38). Em uma outra ocasião, Maria a irmã de Lazaro, ungiu os pés de Cristo com ungüento precioso e os secou com seu cabelo (João 11: 2; 12: 3). Certamente estas mulheres tinham cabelo longo para poderem fazer isto. Tanto Pedro quanto Paulo ensinavam contra arranjos de cabelo elaborados com ornamento trançados nestes cabelos (I Timóteo 2: 9; I Pedro 3:3). Este só podia ser um problema se mulheres tivessem um cabelo longo. Apocalipse 9: 8 descreve um exército de demônios que terão "cabelos como cabelos de mulheres". Esta descrição só tem sentido se nós compreendemos que o Novo Testamento espera que mulheres tenham cabelo longo ao passo que os homens devem ter cabelo curto. Além destas referências específicas, outras passagens tratam com o subjacente princípio de separação entre os sexos. É uma abominação para Deus que um homem vista roupa que é distintamente (tipicamente) feminina ou para uma mulher vestir roupa que é tipicamente masculina (Deuteronômio 22:5). Nenhum homem afeminado irá herdar o reino de Deus ( I Coríntios 6; 9,10). Quando I Coríntios 11 ensina que deveria haver uma clara diferença entre masculino e feminino em relação ao cabelo, não é estabelecida uma doutrina totalmente nova, mas simplesmente aplica um importante princípio ensinado em outros lugares nas Escrituras. Devemos notar que na Bíblia não há ordens específicas a respeito de uma maneira de pentear o cabelo, como, por exemplo, usar cabelo penteado de modo que fique em cima da cabeça ou para baixo; apesar de que muitas mulheres através da história têm usado cabelo preso à cabeça por motivos de asseio e conveniência.
O CABELO DOS HOMENS E O VOTO DE NAZIREU
O voto do nazireado proibia o corte do cabelo. Porque deus estabeleceu este voto para o homem já que cabelo longo é uma vergonha para eles? Números 6:18 mostra que o voto típico tinha natureza temporária. Depois do tempo que este voto tinha sido cumprido, ele rapava sua cabeça e oferecia seu cabelo como um sacrifício pacífico.
A Bíblia registra somente dois homens que tinham votos por toda sua vida de não cortar seu cabelo: Sansão e Samuel (Juizes 13: 5; I Samuel 1: 11). Além destes, João Batista provavelmente também era Nazireu (Lucas 1: 15). Em cada um destes casos, o Nazireu não escolheu este status para ele mesmo, mas Deus e seus pais assim o determinaram antes de seu nascimento. O cabelo longo era um sinal que o separava dos homens normais de sua sociedade, e provavelmente servia como uma marca de vergonha que ele carregava pela causa de Deus. Todos em Israel sabiam a respeito do voto do nazireado, de modo que seu cabelo único não era um sinal de feminilidade como o teria sido de outra maneira.
Em vista da natureza excepcional destes casos, nós não podemos usá-los para uma violação de I Coríntios 11: 14, da mesma maneira que não podemos usar a nudez temporária de Isaias (seja ela parcial ou total) ou a vergonha que Cristo passou na cruz para justificar roupa não modesta e decorosa (Isaias 20; Hebreus 12:2)
DIVERSAS OBJEÇÕES
Na tentativa de evitar o ensinamento das Escrituras no assunto referente à cabelos, várias objeções tem sido oferecidas, que nós estaremos reproduzindo e respondendo abaixo.
· "Absalão tinha cabelos longos" Absalão é um exemplo muito mau para ser seguido, já que ele não era um justo e morreu em rebelião contra o rei que Deus tinha ungido, seu próprio pai Davi. De fato seus cabelos aparentemente o causaram de ser pego nos galhos de uma árvore e por causa disto capturado e morto (II Samuel 18 :9). Também achamos que ele cortava seu cabelo de tempos em tempos, pelo menos uma vez por ano (II Samuel 14: 26). Mas se alguém insistir em querer usar Absalão como exemplo poderíamos dizer que cortar o cabelo uma vez por ano já não é ter cabelos longos.
· "Se cabelo longo em uma mulher significa cabelo não cortado, então certamente cabelo masculino é tecnicamente curto se ele o corta de vez em quando dentro de um longo espaço de tempo". I Coríntios 11: 5, 6 indica que se uma mulher corta seu cabelo então é o mesmo que se ela o rapasse totalmente. Já que a natureza ensina que mulheres deveriam ter cabelo longo, nós deveríamos deixar a natureza determinar o cumprimento ao deixar o cabelo crescer livremente. (Era isto que o voto do nazireado requeria). Qualquer outra definição de cabelo longo para uma mulher seria arbitrária, não poderia ser aplicado universalmente, e estaria sujeita a incerteza e abuso. Qualquer outra definição seria alterada centímetro por centímetro até que não teria significado algum. De modo que cabelo comprido para uma mulher tem que ser cabelo não cortado.
No entanto I Coríntios 11: 14, 15 indica que um homem deveria ter cabelo curto o suficiente para o distinguir claramente de uma mulher. Portanto não é o suficiente para um homem cortar seu cabelo algumas vezes na sua vida. O seu cabelo tem que ser observavelmente curto. O cumprimento poder mudar de tempo em tempo e de cultura para cultura. Em tempos passados, quando todas as mulheres tinham cabelo não cortado e quando os equipamentos modernos dos barbeiros, os homens usavam seus cabelos um pouco mais longos e mesmo assim não causavam confusão entre os sexos. Em nossos dias, no entanto, as mulheres têm cabelos mais curtos. Mais ainda, em nossa cultura o cabelo comprido nos homens tem sido usado para simbolizar rebelião contra a sociedade e a moralidade tradicional. Por estas razões, é necessário que os homens cristãos de nossos dias usem seus cabelos curtos de forma notável e inquestionável.
· "Algumas mulheres não conseguem fazer seus cabelos crescerem para serem longos". I Coríntios 11 não especifica qualquer dimensão para o comprimento do cabelo. A mulher deveria deixar a natureza determinar o comprimento do cabelo. Se ela deixar o cabelo crescer livremente, como os nazireus faziam, então Deus considera o cabelo delas como comprido.
· "O cabelo de uma mulher não é realmente um véu" Esta afirmação contradiz diretamente o que Paulo diz, ao nos ensinar que o cabelo de uma mulher é um véu para ela. Ele não nos disse para contarmos os centímetros quadrados de pele cobertos pelo cabelo. Em vez disto, ele queria dizer que o cabelo longo de uma mulher era uma cobertura simbólica que representava sua submissão à Deus e a seu marido. Obviamente, cabelo comprido não providencia o tipo de cobertura que roupas literais fazem, nem substitui a necessidade de roupas. No entanto serve como um véu simbólico.
· "Os israelitas rapavam a cabeça das mulheres cativas de acordo com Deuteronômio 21: 10-14". Como em Jeremias 7: 29 esta ação não caracteriza uma mulher justa normal, mas sim mulheres ímpias. O rapar da cabeça tirava a glória antiga da mulher pagã, a humilhava e envergonhava e a preparava para um mês de luto. Simbolizava a total renúncia da identidade passada de modo que ela pudesse se tornar uma israelita e elegível para casar um israelita. A conseqüência é que depois que ela se tornava uma israelita, seu cabelo não seria cortado novamente.
· "Tosquiar-se significa cortar o cabelo quase totalmente ou totalmente". Ao contrário quando se estuda os dicionários e léxicos padrão, vemos que em grego o verbo keiro simplesmente significa" cortar ou aparar". I Coríntios 11: 5, 6 especificamente distingue o significado desta palavra de uma palavra diferente "rapar" que em grego é " Xurao".
· "Em I Coríntios 11: 1-16 Paulo simplesmente citou uma carta dos coríntos e não ensinou esta doutrina". Esta objeção torce as escrituras para significar exatamente o que elas dizem claramente. Nenhuma tradução séria da Bíblia seguiu esta maneira estranha e perigosa de interpretação. Se este ponto de vista é correto, Paulo é culpado de escrever uma muito confusa e incompreensível passagem e falhar de responder aos coríntos adequadamente.
Além disso, como poderíamos explicar todas as outras evidências das Escrituras, natureza e cultura de que era esperado das mulheres ter cabelo longo e homens cabelos curtos? Como poderíamos explicar a afirmação de Paulo no versículo 16 de que as igrejas de Deus não têm outro costume que aquele que ele tinha acabado de descrever?
Ensinamento na História da Igreja
A respeito do cabelo dos homens no início da história da igreja, Rousas Rushdoony afirmou: "Concílios da igreja muito cedo censuraram cabelo longo nos homens como marca de feminilidade, como os romanos tinham antes deles. Não há evidência para apoiar a costumeira representação de que Cristo e os apóstolos tinham cabelos longos; a evidência da época indica que eles tinham cabelo bem curto".
Nós só precisamos ver as esculturas e a cunhagem das moedas desta época para verificar esta afirmação. Clemente de Alexandria (um dos pais da igreja) tinha muito a dizer sobre cabelo em " O Instrutor".
Ele ensinou contra tranças elaboradas, ondulações e ornamentação do cabelo, penteados elaborados, pintura do cabelo e usar cabelo falso. Ele admoestava mulheres a amarrar seus cabelos com simplicidade e não cortar afirmando: "Deus quer que as mulheres... se alegrem em suas mechas cresçerem espontaneamente". Ele disse para os homens não adornarem seus cabelos como mulheres ou os deixar com longos cachos de mulheres. Para evitar qualquer aparência de mulher ele recomendou que os homens rapassem suas cabeças ou ao menos deixassem seus cabelos bem curtos. Por que sua cultura considerava um homem sem barba efeminado, ele também aconselhou os homens a deixarem sua barba crescer ou a se barbear somente parcialmente. Tertuliano escreveu em seu tratado "Sobre a vestimenta das mulheres" que mulheres não deveriam colorir seus cabelos, usar perucas ou arranjar o cabelo elaboradamente. Tertuliano concordou com as Escrituras quando ele comentou: "Deixe o mundo, o rival de Deus, ver se é certo que cabelo cortado é gracioso para uma virgem da mesma forma que cabelos longos são para um menino".
Os Estatutos dos Santos Apóstolos advertiam os homens: "Não permita que o cabelo de sua cabeça cresça demais, mas em vez disto corte curto . . . Não é certo para ti, um crente e um homem de Deus, permitir que o teu cabelo cresça demais, e o escovar todo junto, nem o deixar se espalhar, nem o anelar, nem pelo belo penteado e incrustações para fazê-lo enrolar e brilhar".
João Crisóstomo interpretava os ensinamentos de Paulo em I Coríntios para se referia a cabelo longo. Em um sermão sobre este capítulo, Crisóstomo escreveu que Paulo: " afirma ambos, o véu e o cabelo, serem um, e também que ela novamente que é rapada é a mesma com aquela cuja cabeça está nua ... Ele indica que não somente no tempo de oração, mas também continuamente, ela tem que estar coberta . . . Mas em relação ao homem . . . o uso de cabelo longo é desencorajado por ele em todo o tempo".
No mesmo sermão, Crisóstomo comparou este ensinamento com Deuteronômio 22: 5, ressaltando que ambas as passagens ensinam uma distinção entre a aparência masculina e feminina. Através dos séculos, a pergunta a respeito das mulheres contar o cabelo não era um assunto importante porque mulheres tradicionalmente sempre tinham cabelo comprido. Como os escritos acima indicam, havia um problema histórico maior de homens usando e arrumando seus cabelos de forma feminina. Somente no século 20 a sociedade como um todo aceitou a prática de cortar o cabelo entre as mulheres. Mesmo assim nossa sociedade no fundo ainda tem algo contra mulheres tosquiadas ou calvas.
Depois da Segunda Guerra Mundial, muitas comunidades pegaram mulheres que colaboraram e se confraternizaram com os Nazistas e tosquiaram suas cabeças como marca de vergonha. Enciclopédias registram poucas ocasiões de mulheres que cortaram seus cabelos em épocas passadas. Uma exceção é que no Antigo Egito muitas mulheres rapavam suas cabeças e usavam véus. Em países Judeu-Cristãos mulheres usavam cabelos longos até o século 20. Como a Enciclopédia Britannica afirma; depois da Segunda Guerra Mundial "o cabelo era cortado curto".
Quando as mulheres começaram cortar seu cabelo, alguns grupos cristãos conservativos começaram tomar uma posição contra isto. A maioria dos grupos de santidade (Holiness) se opuseram, apesar deles terem amplamente relaxado sua posição. Os primeiros pentecostais em geral se opunham a isto, como demonstrado pela posição da "Apostolic Faith" Fé Apostólica e da Igreja Pentecostal Unida. Muitas mulheres em outras igrejas pró-santidade ou denominações pentecostais ainda hoje se recusam a cortar seu cabelo, como a Igreja de Deus ( Cleveland, Tennessee). Muitas igrejas Batistas independentes e outros fundamentalistas também se opõem a isto hoje, como é exemplificado por Elizabeth Rice Handford. Nós concluímos que apesar das atitudes de mudança da sociedade moderna, Deus ainda deseja que o homem tenha cabelo curto e mulheres tenham cabelo longo não cortado.
Bibliografia

1
Wight, pp. 98-99.
2
The Wycliffe Bible Commentary, p. 1248.
3
Rushdoony, p. 348, quoting Charles Hodge, An Exposition of the
First Epistle to the Corinthians (Grand Rapids: Eerdmans, 1950), p.
213.
4
"Hair," The Illustrated Bible DIctionary (Wheaton, Ill.: Tyndale
House, 1980), II, 600.
5
"Hair," The Zondervan Pictorial Bible Dictionary, p. 330.
6
Isaac Asimov, The Human Body (New York: The New American
Library, 1963), p. 273.
7
For a presentation of these objections, see Woodrow, pp. 50-54.
8
Rushdoony, p. 348.
9
Clement of Alexandria, The Instructor, 3.2-3 & 11, ANF, II,
272-75 & 290.
10
Tertullian, On the Apparel of Women, 2.6-7, ANF, IV, 21-22.
11
Tertullian, On the Veiling of Virgins, 7, ANF, IV, 31.
12
Constitutions of the Holy Apostles, 1.2, ANF, VII, 392.
13
John Chrysostom, Homilies on I Corinthians, 26, NPNF, Ist
ser., XII, 152.
14
"Dress," Encyclopedia Britannica, V, 1033.

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domingo, março 26, 2006

A mudança de Mateus

Eis a mensagem deste domingo à noite. Claro que muitos detalhes doutrinários e o espírito da mensagem não conseguem ser transmitidos, mas aí vai o esboço do sermão

A mudança de Mateus

Mateus 9:9 -13 "Partindo Jesus dali, viu sentado na coletoria um homem chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu. Ora, estando ele à mesa em casa, eis que chegaram muitos publicanos e pecadores, e se reclinaram à mesa juntamente com Jesus e seus discípulos. E os fariseus, vendo isso, perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com publicanos e pecadores?Jesus, porém, ouvindo isso, respondeu: Não necessitam de médico os sãos, mas sim os enfermos. Ide, pois, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifícios. Porque eu não vim chamar justos, mas pecadores. "

CAFARNAUM - Uma grande rota de comércio da Ásia central para o Mediterrâneo.

· Nesta cidade havia uma alfândega

· Ao passar naquela cidade Jesus tinha que se encontrar com o oficial daquela alfândega: Mateus

· Aos olhos dos judeus Mateus era desprezível, mas I Sam 16:7b "porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração ".

Muitas pessoas tiveram diferentes reações ao ouvirem o chamado do Sr. Jesus:

· Nicodemos (João 3) pensou muito e ficou indeciso

· O jovem rico (Mt 19:16-26) se entristeceu e partiu

· Simão Pedro disse: "Senhor, ausenta-te de mim, porque sou um homem pecador" Lc 5:8

· Natanael – teve questionamentos,mas seguiu Jesus, pois este tinha as respostas.

· Mateus – Seguiu Jesus imediatamente

Obedecer a Deus tem algo de maravilhoso

Jo 15: 14 "Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando".

Atos 5:29, 32 "Respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Importa antes obedecer a Deus que aos homens./ E nós somos testemunhas destas coisas, e bem assim o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem".

Rm 6:17, 18 "Mas graças a Deus que, embora tendo sido servos do pecado, obedecestes de coração à forma de doutrina a que fostes entregues; e libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça".

· Quantas vezes temos desculpas e não agimos como Mateus: Fil 3: 7-9: "Mas o que para mim era lucro passei a considerá-lo como perda por amor de Cristo; sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé".

A mudança – que ocorreu com o encontro com Jesus se nota em seu comportamento / procedimento: E ele levantando-se o seguiu.

· Aqui não vemos:

A- Coxear entre dois pensamentos

B- Apego ás coisas que antes eram queridas

Ele espalhou as boas novas ele não fez disso um segredo

Rm 1: 16, 17 "Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé".

A- Deus vê o coração dos homens

B- Deus transforma a vida dos homens

C- O homem modificado anuncia o evangelho de Cristo: IDE

Rm 6:19 "Falo como homem, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois assim como apresentastes os vossos membros como servos da impureza e da iniqüidade para iniqüidade, assim apresentai agora os vossos membros como servos da justiça para santificação".

II Cor 5: 14, 15 " Pois o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: se um morreu por todos, logo todos morreram; e ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou".

quinta-feira, março 23, 2006

Perseverar em oração e grade nova

Em nossa igreja toda quinta-feira é dia que buscamos as bênçãos de nosso Deus. Hoje foi pregado a respeito de Lucas 18:1-8 "Contou-lhes também uma parábola sobre o dever de orar sempre, e nunca desfalecer,dizendo: Havia em certa cidade um juiz que não temia a Deus, nem respeitava os homens. Havia também naquela mesma cidade uma viúva que ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário. E por algum tempo não quis atendê-la; mas depois disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito os homens, todavia, como esta viúva me incomoda, hei de fazer-lhe justiça, para que ela não continue a vir molestar-me. Prosseguiu o Senhor: Ouvi o que diz esse juiz injusto. E não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que dia e noite clamam a ele, já que é longânimo para com eles? Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Contudo quando vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?"

Os pontos pregados pelo pregador da noite (não fui eu quem preguei) foram:

1- A necessidade da perseverança.

2- A necessidade de orar com fé.

Talvez alguém diga... mas isto tudo eu já sei. Porém o interessante é que ao ouvir a mensagem este velho pregador (tenho mais de 1800 mensagens pregadas) aprendeu coisas e as aplicou em sua vida. É interessante o quanto a palavra de Deus pode se renovar em nossa vida. Eu jamais quero chegar em uma situação em que possa dizer: A palavra de Deus não fala mais comigo. Louvo a Deus porque ele ainda tem misericórdia e fala comigo.

Estou com pouquíssimo tempo e por isto também quero expressar minha gratidão a Deus por ter permitido que finalmente colocássemos a grade na frente do terreno de nossa igreja. Esta é a primeira noite que a igreja estará protegida por um portão. Deus seja louvado.

Quero voltar a convidar vocês a participarem dos cultos de comemoração do quarto ano de aniversário de nossa igreja no bairro do Boqueirão em nossa sede regional do Paraná.

Deus abençoe ricamente,

Pastor Gerson

prgersonalvear@gmai.com

quarta-feira, março 22, 2006

A morte como mestre

Sexta-feira da semana passada estive no funeral de nossa irmã Olga. No passado através de meu ministério ela foi curada milagrosamente de um problema em seu aparelho digestivo. Este milagre foi um milagre instantâneo. Foi algo maravilhoso que Deus fez. Mas apesar dela ter sido curada naquela ocasião isto não impediu que ela viesse a morrer quinta-feira por volta das 21 horas. Isto me faz ver as coisas de um certo ângulo que gostaria de compartilhar. Sobre a face da terra temos o privilégio de poder gozar de muitas coisas boas. Deus tem agraciado os homens com muitos bens e regalias. Até mesmo aqueles que não o servem tem gozado de coisas como, por exemplo, saúde e amizades. O sol nasce tanto para os justos como para os injustos. Chove na horta do devoto cristão bem como na do ateu. Há, no entanto certas coisas que Deus não dá para todos. Um exemplo disto são riquezas. Todas estas coisas porém são passageiras. O carro novo que Deus nos deu por milagre, pois jamais teríamos condições de comprar devido nossas limitações; a casa, a resposta de oração. Todas estas coisas acabam envelhecendo ou se tornando sem importância com o passar do tempo. Alguns tem o privilégio de ter isto, outros aquilo. Porém todas estas coisas são passageiras como a vida também é.

Há porém uma dádiva que está a disposição de todos os homens sobre a face da terra: A salvação de nossas almas pela qual podemos adquirir vida eterna através de Jesus Cristo.. Ela é grátis. Não é por merecimento. Dura por toda a eternidade, pois se estende até depois da morte. Pois quem a tem ressuscitará para viver eternamente com o Senhor Jesus.

Esta dádiva que todos podem receber pela graça de Deus é justamente a que o ser humano mais rejeita. Desta forma o ser humano rejeita o eterno e de grande valor e aceita o passageiro e de pouco valor.

Hoje é dia de salvação. Escolha aceitar a grande salvação que Deus preparou para todos aqueles que lhe obedecerem. Se a sua pergunta é o que farei? A bíblia lhe responde " Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo". (Atos 2:38)

Se quiser saber mais a respeito da salvação escreva para mailto:prgersonalvear@gmail.com
Pastor Gerson

Mais um ano de Igreja

Umas duas semanas atrás tinha tomado a decisão de me dedicar mais ao blog devido ao fato de estar alcançando pessoas de várias cidades e países. Foi pensar nisto e o tempo se encurtou bastante. Agora no horário de meu almoço resolvi compartilhar com vocês alguns acontecimentos recentes.

Aqui vai uma cópia do folheto que estamos imprimindo para o quarto aniversário de nossa igreja. Considerem-se convidados para nos visitar em Curitiba.

DIA DE MILAGRE

Cansado de sofrer por causa de doença? Esta foi a pergunta inicial, do último folheto, que convidava pessoas para irem nos dias 11 e 12 de fevereiro para nossa igreja. Os resultados foram várias curas da parte de Deus.

Agora, nos dias 31 de março, 1 e 2 de abril, estaremos comemorando nosso 4° aniversário, no bairro do Boqueirão. Gostaríamos de convidar você para adorar a Deus conosco. Serão três dias de muito louvor, adoração comunhão com Deus através de Sua palavra. Desta vez os cultos não serão direcionados somente para curas, mas sim para todos os tipos de milagres. Creio que Jesus não mudou, e ainda pode fazer milagres nos dias de hoje. Ele pode mudar sua vida! Venha com grandes expectativas. Se você precisa de uma cura, libertação, paz ou outra coisa que somente Deus pode lhe dar, venha nos fazer uma visita. Gostaria também de dizer que em nossa igreja não cobramos pelas orações ou bênçãos de Deus. A Bíblia diz: "De graça recebestes, de graça dai". No final do culto você não vai se sentir roubado. Você vai se sentir abençoado! Nesta data Deus vai mudar a sua vida. Venha, pois um milagre espera por você.

Dia 31 de Março às 20 horas

Dia 1 e 2 de Abril às 19 horas

Pastor Gerson

A Igreja de Deus no Brasil

Rua Maestro Carlos Frank 2860 – Boqueirão

Jesus disse em João 14:13 "Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei".


sábado, março 18, 2006

Sermão que preguei a tempos em minha igreja

Avivamento

ð II Crônicas 5:6, 9, 10, 13, 14 - Então o rei Salomão e toda a congregação de Israel, que se havia reunido a ele diante da arca, sacrificavam carneiros e bois, que não se podiam contar nem numerar por causa da sua multidão. 9 Os varais eram tão compridos que as suas pontas se viam perante o oráculo, mas não se viam de fora; e ali tem estado a arca até o dia de hoje. 10 Na arca não havia coisa alguma senão as duas tábuas que Moisés ali tinha posto em Horebe, quando o Senhor fez um pacto com os filhos de Israel, ao saíram eles do Egito. 13 quando os trombeteiros e os cantores estavam acordes em fazerem ouvir uma só voz, louvando ao Senhor e dando-lhe graças, e quando levantavam a voz com trombetas, e címbalos, e outros instrumentos de música, e louvavam ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre; então se encheu duma nuvem a casa, a saber, a casa do Senhor, 14 de modo que os sacerdotes não podiam ter-se em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do Senhor encheu a casa de Deus.

Se queremos Ter algo dentro de nossa igreja, isto é presença de Deus. É por isto que pedimos em nossas orações. Estamos cansados de ajuntamento de pessoas, estamos cansados de ir à igreja, e em vez de termos "igreja" , temos um "clube", um desfile de moda ou um encontro com queridos (amigos).

Se queremos avivamento, vamos necessitar nos concentrar em avivamento, temos que viver avivamento.

1. Avivamento não acontece sem preparação:

a) Daví, pai de Salomão ajuntou as riquezas necessárias e preparou todo o material para construição e também a planta do templo (O lugar onde Deus iria habitar).

b) Jesus preparou seus discípulos durante 3 anos, antes deles estarem prontos para receberem o Espírito Santo. Jesus teve que Ter grande paciência com eles.

Bom exemplo de preparação, são as mamães e seus bebês: Se a mãe insistir em querer ter um bebê antes que ele esteja preparado para nascer, esta criança até pode sobreviver, mas vai sofrer muito durante um certo período de sua vida se não toda, jamais uma criança no 4 mês de gestação estará pronta para enfrentar este mundo. Até depois de nascida, os pais tomam conta desta criança até que ela possa tomar conta de si mesma. Tudo isto requer um certo período de tempo, mas eu garanto maior paciência e perseverança ainda.

2. (vers. 6) Avivamento necessita sacrifício. E sacrifício que nào pode ser dito (enumerado). Isto é: oração, jejum, dedicação, sofrimento, perseverança, paciência, fé, amor, mas acima de tudo, jejum e oração. Sacrifício de ovelhas e bois: Para que houvesse sacrifício alguma coisa tinha que morrer; orgulho, amargura, rebeldia, egoísmo, falta de amor e compreensão, criancice espiritual(brincar com as coisas de Deus).

Como dói quando isto morre; quantas vezes não recusamos a fazer sacrifício a Deus, por causa da dor que isto nos causa. Mas a bíblia nos diz para fazermos de nossos corpos um sacrifício santo e eficaz para Deus.

Notem que todos estavam congregados na frente da Arca(Palavra de Deus e presença de Deus). Devo também dizer que a obediência, para Deus é mais importante do que sacrifício.

3. (vers. 9) Ele puseram a Arca em seu lugar definitivo. Isto é: Temos que ter a palavra de Deus e Deus definitivamente em nossos corações. Temos que ter firmeza espiritual. Se não a temos, vamos pedir a Deus até que ele nos dê.

Um cristão sem firmeza aos olhos de satanás é um triste em grande escala, isto é um "tristão". Ele é como a moinha que o vento espalha. Temos que estar firmes na rocha que é Jesus Cristo.

4. (vers. 11) Se nota que os sacerdotes estavam santificados. Deus nos fez reis e sacerdotes. Irmãos a oração fervente de um justo pode muito em seus efeitos. Se quisermos ir corajosamente para o trono da graça de Deus, temos que estar santificados.

5. (vers. 13) Depois de tudo, devemos louvar ao senhor e qgradecer como se fossemos um. Sabemos muito bem que Deus não é o criador da desunião. Já que Deus habita no meio dos louvores ele certamente se fará presente. E nosso templo será cheio com a nuvem que é presença de Deus.

6. (vers. 14) O poder vai ser tão grande que nós não vamos nem poder ministrar. (Nós vamos ter que sair do caminho de Deus). Deus em pessoa vai trabalhar. E os sinais seguirão aos que vierem em seu nome: Jesus!

quinta-feira, março 16, 2006

Pequena mensagem para o dia a dia agitado

Estes dias tem sido bastante tumultuados e por isto não tenho tido muito tempo e inspiração para colocar algo no blog. Peço desculpas aos meus leitores.

Uma das grandes questões da nossa “era moderna” é a agitação. É o tipo de trabalho ao qual as pessoas estão sujeitas. Trabalho mental pesado. Patrões que demandam ocupação total e produtiva de seus empregados. Ao ver alguns dos jovens da igreja do qual sou pastor tenho até pena. Chegam exaustos física e mentalmente em suas casas. Sem falar que alguns deles ainda estudam. Procuram assegurar um futuro melhor com o conhecimento que adquirem nas universidades. Tenho feito algumas visitas à casa destes irmãos à noite e vejo pessoas reduzidas ao estado da exaustão. Fica a pergunta há tempo para Deus em uma situação destas? Tenho aprendido que sim. Alias vejo que os irmãos que se encontram nesta situação e ainda “arranjam” tempo para Deus, são aqueles que tem uma vida espiritual mais firme.

A fé deles não é desafiada e provada por outro tipo de ideologia, mas sim pela realidade sufocante que tenta impedir que haja um relacionamento ou convivência real com Deus. Há lamentavelmente aqueles que acabam deixando Deus de lado. Suas vidas espirituais vão esfriando, até chegar a ponto de serem aniquiladas. Nos afastarmos de Deus tão vagarosamente e distraídos que nem notamos. Até parece que nossa vida espiritual está sob perfeito controle. CUIDADO! Estar distante de Deus é extremamente perigoso. Dizem que ao se colocar uma rã em água fervente ela imediatamente começa a espernear tentando fugir desta situação que para ela é tão perigosa. Se no entanto colocarmos ela na água fria sobre o fogo, ela fica tranqüila e aconchegada até que morra pelo calor da água que gradualmente foi esquentando. Transições graduais para o mal em nossa vida espiritual normalmente têm o mesmo efeito devastador. Acabamos mortos espiritualmente e vamos arder no fogo do inferno.

Temos muitos desafios no tocante à nossa fé. Porém Deus quer que sirvamos a ele em todas as situações. Servir a Deus sempre foi uma questão de decisão. Sempre foi uma questão de estar disposto a pagar o preço necessário para isto. Em Daniel 1: 8 lemos : “Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar”. Daniel era um escravo, que estava longe de sua pátria. Porém decidiu não fazer o que desagradasse ou o afastasse Deus. Manter esta atitude de adorador foi desafiada inúmeras vezes. Porém sua vida espiritual rica e plena de experiências com Deus era resultante exatamente de não ceder às pressões de sua época. Este é o nosso desafio hoje. Estamos no mundo, mas não somos do mundo. Será que podemos nos incluir no que o Sal 24: 6 diz? “Esta é a geração daqueles que te buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó”.

Sirva a Deus hoje! Mantenha um relacionamento real com Deus hoje! Seja uma luz neste mundo de trevas!

Um grande abraço,

Pst. Gerson

domingo, março 12, 2006

Refrigério pela presença do Senhor

Refrigério pela presença do Senhor

Para a maioria das pessoas Deus é um Deus “teórico”. Porém fica a pergunta e se houvesse uma maneira para atrairmos e experimentarmos a presença do Senhor? Para nossa alegria é exatamente o que a Bíblia nos apresenta. Lemos em Atos 3: 19 “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, de sorte que venham os tempos de refrigério, da presença do Senhor”.

Há alguns passos sinceros que devemos tomar: Arrependimento, Conversão e ter nossos pecados apagados.

Arrependei-vos! O arrependimento é colocar as coisas na perspectiva de Deus. É reconhecer nossos erros. É nos submeter à influência do Espírito Santo que nos convence do pecado da justiça e do juízo.

Convertei-vos! A Bíblia afirma em Is 55: 7- 9 “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”. O que significa que precisamos transformar pela renovação de nosso entendimento – Rm 12: 2 “Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em (como um) sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento (da vossa mente), para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”; Ir para a direção dada por Deus, pois ele tem um caminho preparado. É exatamente o que diz a passagem de Efésios 2: 8 “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas”. A conversão é dar uma mudança de ruma à vida e cumprir o desejo e a vontade de Deus. É portanto buscar ao Senhor– Is 55:6 “Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto”.

Apagados os vossos pecados! Esta é a “A grande conseqüência” Sem pecados podemos ver a Deus. Jesus disse em Mateus 5:8 – “Bem aventurados os limpos de coração, pois eles verão à Deus”. Ter um coração assim foi o desejo do salmista Davi. Por isto o desejo expresso no Sl 51: 1,2,9 é legítimo e aprovado por Deus – “Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades”.

Sem pecado = Refrigério pela presença do Senhor”
O problema de falta de refrigério para a alma do pecador que ora e clama e está cansado não está com Deus, mas sim no pecado. A Bíblia nos diz em Isaias 59:1,2 “ Eis que a mão do Senhor não está encolhida, para que não possa salvar; nem o seu ouvido agravado, para não poder ouvir. Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”. Por isto a necessidade do arrependimento e conversão. Se isto acontecer Deus será uma realidade, seremos influenciados, pela sua presença, e andaremos em santidade. Quando Deus se faz presente na vida das pessoas coisas maravilhosas acontecem. Vejam o que o seguinte versículo afirma: Êxodo 29:43 “e ali virei aos filhos de Israel, para que por minha glória sejam santificados”. Como é maravilhoso ir para a casa do Senhor e ser santificado por sua glória. Isto não é o único fato maravilhoso, mas há mais. È da vontade de Deus que sejamos santos: I Ts 4: 3 a “Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação”. A Sua palavra ambém afirma: Lv 20: 7 “Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o Senhor, vosso Deus”.

Tempos de refrigério pela presença do Senhor!
É importante que venhamos compreender o que significa a presença do Senhor. É o momento de conhecermos a Deus – Aqui não há filosofia, mas sim experiência. É o momento de comunhão com Deus / Adoração – João 4:24 “Deus é Espírito, e importa (é necessário) que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”. De fato este é o ápice da realização espiritual humana. A razão pela qual fomos ciados. Além disto presença do Senhor tem conseqüências em nossa vida: Ele ( Jesus ) é Is 32: 2-4– “E será aquele varão como um esconderijo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra duma grande rocha (penha) em terra sedenta. Os olhos dos que vêem não olharão para trás, e os ouvidos dos que ouvem estarão atentos. O coração dos imprudentes entenderá a sabedoria, e a língua dos gagos estará pronta para falar distintamente”.
Afinal poderemos afirmar como Jó : “Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos”. (Jó 42:5)

Que refrigério para nós podermos andar bem pertinho de um Deus real. Sl 23: 3a “Refrigera a minha alma...”.

terça-feira, março 07, 2006

Batismo e Santa Ceia

Meu sogro Pastor Baltazar esteve nos visitando aqui em Curitiba. foi uma surpresa muito gostosa. Agora posso voltar a relatar os eventos de nossa igreja. Abaixo vai transcrita a mensagem para o culto de Santa Ceia e Batismo. Acabei podendo só batizar a Cristiane. O outro batismando teve que fazer uma prova justamente na parte da manhã. Logo teremos mais um batismo em nome de Jesus em nossa igreja.


Isaias 53:
1 Quem deu crédito à nossa pregação? e a quem se manifestou o braço do Senhor?
2 Pois foi crescendo como renovo perante ele, e como raiz que sai duma terra seca; não tinha formosura nem beleza; e quando olhávamos para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos.
3 Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.
5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós.
7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca.
8 Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo?
9 E deram-lhe a sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca.
10 Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.
11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si.
12 Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma até a morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.

Batismo e Santa Ceia estão interligados
Os dois falam da morte de Jesus Cristo

Um é em memória de sua morteI Cor 11:24-26 “e, havendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo que é por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha”.


O outro é participar de sua morteRom 6: 3 -14 “Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição; sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado. Pois quem está morto está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, sabendo que, tendo Cristo ressurgido dentre os mortos, já não morre mais; a morte não mais tem domínio sobre ele. Pois quanto a ter morrido, de uma vez por todas morreu para o pecado, mas quanto a viver, vive para Deus. Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para obedecerdes às suas concupiscências; nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado como instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como redivivos dentre os mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça. Pois o pecado não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
Cl 3:3 - “porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”.
II Tim 2:11- “Fiel é esta palavra: Se, pois, já morremos com ele, também com ele viveremos”.
Explicar a santa ceia e o batismo
Explicar o plano de salvação
I Cor 6: 9-11 - “Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus”.

A salvação propiciada por Jesus engloba todos os tempos de nossa vida.

Passado (Mas haveis sido lavados) – O sangue de Jesus Cristo lava e purifica todos os pecados que cometemos.
Presente (Mas haveis sido santificados) – Tendo sido pecadores cujos pecados foram anulados. Não há pecado em nós, o que faz com que sejamos santos aos olhos Deus.
Futuro (Mas haveis sido justificados) – Tendo tido nossos pecados lavados e havendo sito santificados, em sua vinda estaremos justificados diante de sua presença, o que nos possibilitará participar de sua glória.


No final do versículo 11 de I Coríntios 6 lemos "em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus". o que quer dizer BATISMO EM AGUA em nome de Jesus Cristo + BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO. Vemos que este padrão nas seguintes passágens bíblicas.
João 3
Atos 2:38
Atos 8
Atos 10, 11

Por isto temos seis motivos para nos gloriarmos em sua morte na Cruz:
1-
A encarnação tinha como propósito a cruz. João 12:27 “Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas para isto vim a esta hora.”; João 18:37 “Perguntou-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz”.
2- A cruz anuncia a sua segunda vinda. I Ts 4:14 “Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele”.
3- A cruz nos ensina como viver Gl 2:20 “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”.
4- Por meio dela somos participantes do Espírito de Deus Gl 3:13,14 “Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; para que aos gentios viesse a bênção de Abraão em Jesus Cristo, a fim de que nós recebêssemos pela fé a promessa do Espírito”.; Isaias 59:19 “Então temerão o nome do Senhor desde o poente, e a sua glória desde o nascente do sol; porque ele virá tal uma corrente impetuosa, que o assopro do Senhor impele”.
5- A cruz possibilitou s santificação (Santidade) Hb 12:14 “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”; Tt 2:13,14 “aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras”.
6- A cruz nos dá certeza da vitória Cl 2:14,15. “e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz; e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz”.



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