quarta-feira, maio 31, 2006

A justificação pela fé em Jesus Cristo.

No domingo estive fazendo uma visita a um senhor juntamente com um grupo de irmãos liderados pela nossa querida irmã Márcia. A irmã dela trabalha lá e este senhor (esquecí seu nome) permitiu com que ela tivesse um culto evangélico. Fomos todos muito bem tratados, mas como resultado cheguei atrasado ao culto. Peguei uma mensagem que havia preparado para ocasiões como estas. Aqui vai reproduzida a mensagem deste último domingo.

Romanos 3: 21-26 "Mas agora, sem lei, tem-se manifestado a justiça de Deus, que é atestada pela lei e pelos profetas; isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos os que crêem; pois não há distinção. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos; para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e também justificador daquele que tem fé em Jesus".

Jesus Cristo veio com uma missão. Ele sabia o que haveria de acontecer com ele. A cruz do calvário não foi conseqüência de acontecimentos que ficaram fora de controle. Ele não foi um líder religioso que se deu mal.

Jesus disse:

  • [João 12:32]- "E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim".
  • [João 3: 14,15] – "E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna".
  • [Mt 12: 39-40] – "...Mas ele lhes respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o do profeta Jonas; pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra".

A verdade é que Deus estava lidando com o problema da humanidade: O PECADO

  • [II Coríntios 5:19] – "pois que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões; e nos encarregou da palavra da reconciliação".

É importante que possamos ser participantes da grande bênção da justificação. E neste sentido a FÉ é de extrema importância.

  • [Hebreus 11:1] – "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem".

A fé no entanto não é resultado da imaginação do homem. A fé é conseqüência de uma revelação por parte de Deus. A maior e mais confiável de suas revelações, está nas Sagradas Escrituras:

  • [Romanos 10:17] – "Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus".

A fé do cristão o leva a estar ligado a um relacionamento especial com Deus, que produz mudanças na vida do fiel.

  • [Romanos 4:3] – "Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça".
  • [Romanos 3:28] – "Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as obras da lei".

Antes de Jesus Cristo vir, o ser humano estava envolto num grande dilema, na verdade numa situação sem saída.

  • [Romanos 2:11, 12] – "Pois para com Deus não há acepção de pessoas. Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados".

Com a morte de nosso Senhor, esta situação mudou. Ela mudou com o derramamento do sangue de Jesus Cristo.

  • [Hebreus 9:22b] – "Sem derramamento de sangue não há remissão".
  • [Levíticos 17: 11, 14 ] – "Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que faz expiação, em virtude da vida../ ...Porque a vida de toda a carne é o seu sangue; qualquer que o comer será extirpado".

Portanto o sacrifício de Jesus Cristo na cruz é de fundamental importância para que possamos ser justificados. No entanto é necessário que de alguma maneira isto possa nos envolver; que de alguma forma possamos ser participantes. A Bíblia nos ensina que isto acontece através do batismo.

  • [Romanos 6:3] – "Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte"?

Por isto a Bíblia diz tão enfaticamente:

  • [Atos 2: 38] – "Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo".

Através do Batismo em nome de Jesus Cristo várias coisas se tornam realidade: Morremos com Cristo; Nascemos no reino de Deus; Nos tornamos herdeiros de Deus e somos criados para as boas obras.

  1. Morremos com Cristo : - [Gálatas 2:19,20] – "Pois eu pela lei morri para a lei, a fim de viver para Deus. Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé no filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim".
  2. Nascemos no reino de Deus : - [João 1: 12,13] – "Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus".
  3. Nos tornamos herdeiros de Deus : - [Gálatas 3:26-29] - Pois todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo. Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa".
  4. Somos criados para as boas obras : -[Efésios 2:10] – "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas".

Bem, espero que esta mensagem tenha sido de bênção para sua vida.


free hit counter

segunda-feira, maio 29, 2006

Casamento Tiago e Karyn

Neste sábado tive o privilégio de casar Tiago e Karyn. O texto base para meu sermão se encontra em Lucas 6: 47-49 "Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante: É semelhante ao homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala, e pôs os alicerces sobre a rocha; e vindo a enchente, bateu com ímpeto a torrente naquela casa, e não a pôde abalar, porque tinha sido bem edificada. Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre terra, sem alicerces, na qual bateu com ímpeto a torrente, e logo caiu; e foi grande a ruína daquela casa".

Tiago e Karyn ainda não são donos de muitas posses terrenas, mas eles têm o Senhor do Universo e o tesouro de Sua salvação. Eles possuem o alicerce em cima do qual podem construir um lar que honra a Deus e ser luz neste mundo tão necessitado de iluminação. Eles têm a possibilidade de tornar o seu lar um pedacinho do céu, no qual reinará a paz de Deus, no meio das perturbações desta era. Na medida em que adentram este relacionamento pactual, confiamos que o Senhor protegerá sustentará o seu casamento até que ele seja servido chamá-los para a glória eterna.

Seguindo a orientação de Deus, o homem e a mulher encontram companheirismo e refúgio na união conjugal. No convívio do lar cada um dos dois é, enobrecido e aprimorado; na verdade, o casamento tem a capacidade de mostrar e aperfeiçoar o lado mais nobre do ser humano. Desenvolvem-se as qualidades da compreensão, da tolerância, da apreciação das virtudes do outro. E não só os cônjuges são beneficiados por esta união: mas também os filhos. Pois nada se iguala a um lar em que reina harmonia para a criação de filhos sadios e felizes (Obs.: Estes últimos dois parágrafos foram tirados e adaptados de várias fontes).

Particularmente este foi um casamento que ministrei com alegria. A Karyn é de uma família muito especial da igreja. Por diversos motivos se afastou da família e da igreja por um período de tempo (Qual é o pastor de igreja que não tem história semelhante pra contar?). O bom no entanto é que tal qual o filho pródigo da parábola de Jesus Cristo, esta voltou para casa. Com ela também veio o Tiago, um jovem alegre, simpático e trabalhador. Ele acabou conhecendo o evangelho, e o abraçou com firmeza. Quando ainda noivo de Karyn ele fez o curso para ser batizado. Assim que for possível ele será batizado. Tenho que confessar que durante o casamento houve momentos que tive que me superar para não chorar. É muito bom ver que Deus ouviu as minhas orações e as da família de Karyn.


free hit counter

quarta-feira, maio 24, 2006

A presença de Deus na Igreja

Sendo o ser humano templo de Deus, no domingo passado aproveitei para falar sobre como podemos atrair a presença de Deus para nossas vidas e para nossa igreja usando a passagem de II Crônicas que relata a ocasião quando a arca e a presença de Deus entraram no templo que Salomão estava por inaugurar.

A presença de Deus dentro da Igreja

II Crônicas 5: 6,7,11,13,14 "Então o rei Salomão e toda a congregação de Israel, que se havia reunido a ele diante da arca, sacrificavam carneiros e bois, que não se podiam contar nem numerar por causa da sua multidão. Assim trouxeram os sacerdotes a arca do pacto do Senhor para o seu lugar, no oráculo da casa, no lugar santíssimo, debaixo das asas dos querubins. Quando os sacerdotes saíram do lugar santo (pois todos os sacerdotes que se achavam presentes se tinham santificado, sem observarem a ordem das suas turmas; quando os trombeteiros e os cantores estavam acordes em fazerem ouvir uma só voz, louvando ao Senhor e dando-lhe graças, e quando levantavam a voz com trombetas, e címbalos, e outros instrumentos de música, e louvavam ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre; então se encheu duma nuvem a casa, a saber, a casa do Senhor, de modo que os sacerdotes não podiam ter-se em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do Senhor encheu a casa de Deus.

Não veremos a presença de Deus na igreja sem preparação

  1. Davi ajuntou as riquezas e fez a planta para que Salomão seu filho pudesse construir o templo e acontecesse o que está registrado no texto escrito acima.
  2. Jesus preparou seus discípulos por 3 anos e meio para que eles estivessem prontos para receberem o Espírito Santo.

Avivamento (que é a presença de Deus e seu poder operando dentro da igreja) necessita sacrifício inumerável (versículo 6): Oração, jejum, dedicação a Deus, sofrimento, paciência, fé, amor, e muitas coisas semelhantes a estas que em suma são uma vida de verdadeira adoração.

    • Sacrifício de ovelhas e de bois: Para que houvesse sacrifício, alguma coisa tinha que morrer: orgulho, amargura, rebeldia, egoísmo, falta de amor, e muitas coisas semelhantes a estas. Coisas que nos impedem adorar a Deus em espírito e em verdade (João 4:24).

É importante notar a importância do fato de todos estarem congregados em frente à arca (símbolo da presença e palavra de Deus).

Importante: Obediência é muito mais importante do que sacrifício. Já que obediência é a base para um sacrifício aceitável para Deus.

Eles colocaram a arca de Deus em lugar definitivo (versículo 7). Temos que ter firmeza espiritual e não ficar em cima do muro. Ai do cristão que aos olhos de Satanás não está firme na Rocha que é Jesus.

Nota-se aqui que todo o sacerdote, independente de qual seria seu turno para servir no templo estava santificado (versículo 11). Lemos em Apocalipse 1:6 o fato que Deus nos fez reis e sacerdotes. Seguem abaixo algumas das obrigações que estes tinham perante Deus:

  1. Reis – Deut 17: 18-20 "Será também que, quando se assentar sobre o trono do seu reino, escreverá para si, num livro, uma cópia desta lei, do exemplar que está diante dos levitas sacerdotes. E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao Senhor seu Deus, e a guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, a fim de os cumprir; para que seu coração não se exalte sobre seus irmãos, e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda; a fim de que prolongue os seus dias no seu reino, ele e seus filhos, no meio de Israel".

Isto é eles tinham que aplicar a palavra de Deus às suas vidas.

  1. Sacerdotes – Deut 31: 9 -13 "Moisés escreveu esta lei, e a entregou aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca do pacto do Senhor, e a todos os anciãos de Israel. Também Moisés lhes deu ordem, dizendo: Ao fim de cada sete anos, no tempo determinado do ano da remissão, na festa dos tabernáculos, quando todo o Israel vier a comparecer perante ao Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher, lereis esta lei diante de todo o Israel, para todos ouvirem. Congregai o povo, homens, mulheres e pequeninos, e os estrangeiros que estão dentro das vossas portas, para que ouçam e aprendam, e temam ao Senhor vosso Deus, e tenham cuidado de cumprir todas as palavras desta lei; e que seus filhos que não a souberem ouçam, e aprendam a temer ao Senhor vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra a qual estais passando o Jordão para possuir".

Isto é eles deveriam transmitir a palavra aos que não a conheciam e lembrá-la aos que já a sabiam.

A constante prática da palavra aplicada em suas vidas e nas vidas de outros é de suma importância.

Não podemos esquecer a importância do louvor e uma vida de louvor a Deus. Abaixo seguem algumas passagens relevantes a este respeito:

I Cron 16:29 – "Daí ao Senhor a glória de seu nome" (Devemos tributar ao Senhor a glória de seu nome).

Sal 96:9 - Devemos tremer diante dele (ao adorá-lo).

João 4:24 – adorar em espírito e em verdade.

A palavra de Deus fala de sacrifícios de louvor. Nem sempre louvar será fácil:

Sal 107:22 – Ofereçam sacrifícios de louvor.

Jer 17:26 – Sacrifícios de ação de graça.

Heb 13:15 – Sacrifícios de louvor são frutos de lábios que confessam o Seu nome.

Temos que ter plena consciência de que não devemos apenas louvar/adorar a Deus quanto temos vontade.

    • Louvor e adoração não podem estar simplesmente confinados à emoções. Adoração também deve ser uma coisa racional. Adoramos a Deus pois ele é digno; independentemente em que situação ou sentimento estamos envolvidos. Com é bom saber que Deus habita no meio dos louvores que provém da adoração.

Vemos no versículo 14 que a manifestação da glória de Deus foi tão grande que não houve ministração por parte dos sacerdotes. O poder de Deus será tão grande em nossas vidas que vamos ter que sair do caminho de Deus. Neste momento não houve saudosismo. Neste momento eles não estavam sequer se lembrando das grandes manifestações de Deus na história de Israel. Agora Deus era uma manifestação real na vida deles. Assim também será em nossa vida.


free hit counter

CANA TRILHADA E PAVIO QUE FUMEGA

Gostaria de compartilhar a mensagem que trouxe no sábado. Espero que possa edificar sua vida.
CANA TRILHADA E PAVIO QUE FUMEGA

Isaias 42:1-4 "Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem se compraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele. Ele trará justiça às nações. Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na rua. A cana trilhada, não a quebrará, nem apagará o pavio que fumega; em verdade trará a justiça; não faltará nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua lei".

É interessante notar que este texto fala dos gentios (os que não são israelitas). Conhecendo a história da Igreja, vem me ao pensamento o fato de que a grande maioria dos homens que pagaram o preço e lutaram pela propagação do evangelho de Jesus Cristo e pelo estabelecimento de seu Reino são gentios. Neste texto duas coisas me chamam a atenção:

1-Cana trilhada – por ter sido usada

2-Pavio que fumega – por ter tido fogo

Tanto a cana (trilhada), quanto o pavio (que fumega) estão nestas condições por terem sido utilizados além de sua capacidade. Eles se encontram nesta situação por terem sido esforçados. Por terem ido além do que deviam ter ido. Porém a cana trilhada não é mais tão firme quando deveria ser e o pavio que fumega não ilumina mais como deveria iluminar.

A caminhada cristã, pode ser bastante desafiadora. Ela demanda algo além das nossas forças. Ela exige sacrifícios. Com muita facilidade podemos nos encontrar na situação desta cana ou deste pavio. Você já se deparou com pessoas que um dia foram extremamente fervorosas em Deus, porém isto lhes demandou mais forças do que elas tinham e hoje capengam para servia a Deus? Pois aí está uma cana trilhada ou um pavio que fumega. Eram pessoas que eram colunas de sustentação e, eram luz neste mundo de trevas. Deus terá misericórdia destas pessoas, porém o meu desejo é continuar sendo de bênção na seara do Senhor até o fim da vida. Se você é uma cana trilhada ou um pavio que fumega preste atenção no resto do texto:

Há um segredo muito importante se quisermos sempre sermos produtivos. Zorobabel foi um homem de Deus muito especial.

1- O homem que Deus usou para restaurar o verdadeiro culto em Jerusalém.

2- Reedificou o templo (levou 20 anos, dos quais 14, foi obrigado a ficar parado).

3- Ele é ancestral direto de Jesus Cristo.

Estes 14 anos foram anos de grande tribulação para este homem. Ele tinha uma missão dada por Deus, porém circunstâncias além de sua alçada o estavam impedindo de realizar aquilo que ele sabia ser a obra de Deus. Ele tinha um chamado, uma missão e estava no lugar certo. Como líder do povo de Deus logo após a volta do exílio babilônico, ele sabia que Deus o enviara a Jerusalém para reedificar o templo. Ele, com certeza, estava pensando em formar um exercito e nem que fosse a ferro e fogo assegurar a reconstrução do templo. O resultado disto? Ele iria falhar. Por isto Deus se utilizou do profeta Zacarias para falar com Zorobabel. Em Zacarias 4:6 lemos: "... Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos".

È muito interessante notar que quem fala aqui é o General dos generais; aquele que venceu todas as batalhas. Mas ele diz para Zorobabel que a vitória viria através de seu Espírito. Sempre que usamos mais "força do que Espírito" acabamos nos machucando a longo prazo. O resultado são canas trilhadas e pavios fumegantes.

Você que se encontra nesta situação precisa se voltar a Deus. A Bíblia diz em Isaias 40:28-31:

"Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o seu entendimento. Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão".

Que promessa maravilhosa: "...Os que esperam no Senhor, renovarão as suas forças".

Sua vida espiritual pode voltar a sair da mediocridade. Você pode voltar a ser uma bênção nas mãos do Senhor. É interessante notar o que Deus fala através de seu anjo a Daniel a respeito do momento mais negro da história da humanidade. Quando o anticristo estiver operando a pleno vapor. Neste momento terrível Daniel 11:32 nos revela: "... povo que conhece o seu Deus se esforçará e fará proezas".

Nos momentos mais negros de sua vida espiritual, você pode voltar a ser o que já foi, e até muito melhor. Você ainda poderá fazer proezas. Lembre-se de como Sansão falhou. Lembre-se de que o último ato deste homem foi maior do que todos os que ele realizou antes de ter sido vencido de uma forma tão vergonhosa. Deixe o óleo do Espírito encher tua lamparina e o pavio que fumega voltará a irradiar luz em plena capacidade.

Querido leitor: Volte a ter um encontro com Deus, deixe o justo juiz te restaurar.



free hit counter

QUEM TEM OUVIDOS, OUÇA

Recebí este texto em meu correio eletrônico e achei seria interessante e edificador.


"Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas."
(Apocalipse 2:29)

Um famoso estudioso de insetos passeava com seu amigo comerciante pelo campo. De repente, o estudioso parou e entrou no mato parecendo procurar algo. Seu amigo, perplexo, não sabia o que ele procurava. Logo depois, o estudioso mostrou-lhe uma espécie rara de abelha, afirmando ter entrado no mato por ter ouvido o zumbido daquele inseto.

Pouco depois, eles saíram do campo e entraram num caminho pavimentado. De repente, o comerciante parou de andar e pegou uma moeda de prata de dez centavos que caíra no chão. Mas o estudioso, que não ouvira o barulho da moeda caindo ao solo, seguiu em sua caminhada.

Aqui podemos ver que determinadas pessoas estão mais atentas para ouvir determinados sons. Os que pertencem ao mundo, ouvem o som do mundo; os que pertencem a Deus, ouvem a voz de Deus.

Quem ama ao Senhor pode ouvir Sua voz suave e agradável que fala interiormente. Ele levanta cedo pela manhã, para ouvir a voz de Deus antes de ouvir qualquer som do mundo.


(Extraído do livro "Em tudo Uma Lição", da editora Árvore da Vida)


free hit counter

quinta-feira, maio 18, 2006

Podcast

Estou começando a ter um podcast. Na verdade é uma tentativa. Gostaria que dessem uma escutadinha. O link é: http://www.jornaldaigreja.podomatic.com.
Gostaria que comentassem. No futuro estarei gravando mensagens da igreja. Mas ainda tenho que gastar um pouco de dinheiro neste projeto.

Dia das Mães

Mesmo atrasado quero deixar minha homenagem para o dia das mães registrado. Principalmente para duas mães que me são muito especiais: Minha mãe, missionária Heidi e Miriam, minha esposa e mãe de meus filhos.

É gente, escrever por "obrigação" às vezes faz com que a gente não escreva.

No entanto aqui vai a mensagem de domingo passado. Sei que tem várias pessoas e líderes de células aguardando esta mensagem. Como estou bem atrasado a estarei resumindo ao máximo, pois tenho que postar várias mensagens.

Domingo 14 de Maio de 2006 – Dia das Mães

Mãe: Tão importante que se separou um dia para se homenagear.

Marido: Valorize sua esposa.

a- Deveres dos homens – Ef 5: 25-31

b- O valor extraordinário de uma esposa – Pv 31:10-12

· As muitas profissões de uma esposa/mãe.

Filhos: Filho- Valorize sua mãe.

a- Mandamento com promessa – Ef 6:1-3 (Há bênção de Deus envolvida neste assunto).

b- Um tesouro que se deve reverenciar sempre – Prov 23:22

Maternidade: Mãe, a perfeição de mestre.

ELA É IMPORTANTE NA FORMAÇÃO DO CARÁTER CRISTÃO DOS FILHOS

Como ninguém a mãe sabe ter acesso ao coração dos filhos. A Bíblia compara o coração do homem à um campo que está sendo semeado. A semente representa a palavra de Deus – Mt 13:1-23

Os quatro tipos de terra da parábola e a importância de semear a boa semente em lugar adequado:

1- Ao pé do caminho

2- Pedregais

3- Entre espinhos

4- Boa terra

A Importância da Pureza de consciência do que é educado e do educador: I Tim 1: 19 e II Cor 1:12

A fé (SEMENTE) verdadeira deve ser transmitida pra gerações futuras – II Tim 1:5.

· A necessidade de ensinar que tudo o que soomos (todo nosso ser) deve ser consagrado a Deus – I Tess 5:23

Em resumo: Prov 22:6 – Instrui o menino no caminho que deve andar...


free hit counter

terça-feira, maio 09, 2006

Sem mim nada podeis fazer

Mensagem de domingo 7 de maio.

São João 15: 1- 17

Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanece em mim é lançado fora, como a vara, e seca; tais varas são recolhidas, lançadas no fogo e queimadas. Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Estas coisas vos tenho dito, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer. Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda. Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.

A Videira e Seus Frutos:

Muitas passagens comparam Israel com uma videira. Porém Israel falhou no papel que Deus lhe deu. Vemos isto, por exemplo no seguinte texto: Jr 2:21: "Todavia eu mesmo te plantei como vide excelente, uma semente inteiramente fiel; como, pois, te tornaste para mim uma planta degenerada, de vida estranha "?

Israel fracassou. Mas Jesus é a verdadeira videira, cumprindo o chamado e o destino de Israel (João 15:1, outras referências em João são aqui citadas por capítulo e versículo somente). Temos que ser ramos da videira e como tal temos diversas responsabilidades importantes (veja João 15:1-17).

Obs.: Doravante, quando indicar somente capitulo e versículo, estou me referindo ao evangelho de João.

Estar em Cristo demanda que venhamos produzir fruto, já que a produção de fruto é a principal responsabilidade da videira. Jesus exortou os ramos a produzirem muito fruto (15:8), a deixar esse fruto permanecer (15:16) e advertiu que os ramos infrutíferos seriam arrancados (15:2).

Que fruto espera-se que o ramo cristão produza? Primeiramente, justiça/santidade. Esta era a qualidade de uva que o Senhor esperava de sua vinha em Isaías 5 (veja Rom 6:22; Heb 12:11; Fil 1:11; Ef 5:9; e Gal 5:22-23). O fruto inclui também louvar a Deus (Hebreus 13:15), boas obras (Col 1:10) e ganhar almas (Prov 11:30; João 4:36; Rom 1:13). Qualquer que seja o fruto, ele tem que ser produzido continuamente (15:16) e em grande quantidade (15:8).

A pessoa que produz frutos:

· Prova ser discípulo de Jesus (15:8). Tornamo-nos discípulos de Jesus mais e mais conforme reproduzimos seu caráter justo em nossa vida.

· Cumpre o mandado de Deus, o verdadeiro propósito pelo qual ele os escolheu (15:16).

· A obediência em produzir fruto reflete em Receber tudo o que pedimos em nome de Jesus (15:16).

Só podemos produzir fruto se estivermos em Jesus Cristo e formos limpos pela palavra de Deus: "Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais fruto ainda" (15:2). Para que mais uvas cresçam, o Senhor poda os ramos, removendo os rebentos inúteis e tudo o que poderia desviar a força vital da produção. A poda é dolorosa, mas necessária porque muitas coisas sugam nossa força e nos impedem de dedicarmo-nos à produtividade.

Permanecer em Jesus é essencial para viver e frutificar. "Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer" (15:4-5). Para produzir fruto precisamos manter uma ligação ininterrupta, uma relação ativa e constante com Jesus.

Os ramos que permanecem em Cristo produzem muito fruto (15:5), mas aqueles que não permanecem são colhidos e lançados no fogo (15:6). A verdade é que "sem mim nada podeis fazer" (15:5). Somente através de Jesus somos capazes de cumprir a justiça e a verdade que o Senhor espera que produzamos.

Isto se dá pelo fato de que Jesus permanece em nós através de suas palavras: "Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós..." (15:7). Alguns buscam separar Jesus do que ele diz. Porém a verdade é que Jesus mora em nós somente até o ponto em que sua palavra e seus ensinamentos permanecem em nós. Por isto é que é necessário guardarmos os seus mandamentos: "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço" (15:10).

Tenho aprendido que todas as nossas bênçãos dependem de obediência. A coisa especial sobre a obediência que Jesus manda é o padrão que ele estabeleceu para nós. Se obedecermos como ele obedeceu, nós sacrificamos nossos próprios modos e idéias e nos submetemos completamente ao que o Pai escolheu. Podemos resumir isto com Fil 2:5-8. "Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz ".

Esta é, de fato, a única maneira de permanecermos em seu amor: "Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço" (15:9-10). É admirável refletir no fato que o seguidor de Cristo pode gozar o mesmo nível de intimidade quando Jesus tinha com Deus. Outra realidade espiritual ligada com a guarda dos mandamentos do Senhor é alegria plena. "Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo" (15:11). Muitos pensam que os mandamentos de Deus são indevidamente restritivos, nos impossibilitando gozar os prazeres da vida. Contudo é um fato que nossas maiores alegrias virão quando obedecermos a Cristo de todo o coração. Uma bênção final é que Jesus nos trata como amigos e não como meros servos. "Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer" (15:14-15). Um senhor daria somente ordens a um servo, mas Jesus, como o senhor amoroso, realmente partilhava seu coração com seus amigos explicando seus planos e propósitos e dando a seus seguidores discernimento de seu pensamento.

Tudo bem você diz. Todas estas coisas se tornarão realidade se obedecermos aos mandamentos de Jesus. Mas que mandamento é este? Jesus identificou um mandamento chave que precisamos guardar: "O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei" (15:12; veja 15:17).

O mandamento para amar os outros já se encontra em Lev. 19:18. No entanto João afirma que o mandamento de Jesus para amar um ao outro foi um novo mandamento: "Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros" (13:34). A novidade do mandamento de amor é o novo padrão de amor: o amor que Jesus tinha pelo seu povo. Este é um amor que é maior do que qualquer um que jamais existiu sobre a terra. Precisamos imitar Jesus no modo como amamos os outros.

Com um padrão tão elevado de amor, realmente precisamos estar em Jesus Cristo para podermos produzir frutos. Agarre-se ao Senhor. Viva por ele e para ele. Sei que Deus te qualificará para realizar sua obra sobre a face da terra. Estaremos na Videira Verdadeira. Produziremos os frutos da Videira Verdadeira.



free hit counter

domingo, maio 07, 2006

O torpor do engano.

Mensagem de Sábado dia 6 de Maio

Tenho notado com espanto o quanto o engano pode deixar pessoas incapacitadas de reagir frente a perigos espirituais.

Me lembro de algo que me aconteceu no fim da década de 80. Eu era um jovem hiper ativo, gostava de estar fazendo algo o tempo inteiro. Não sei se por este motivo acabei passando um bom tempo com dificuldades de dormir. Por causa disto acabei num consultório médico. A receita foi que eu tomasse um certo remédio. Ao comprar vi que era daqueles de "tarja preta". Naquela tarde resolvi que tomaria só a metade da minúscula cápsula. Às 8 horas da noite resolvi tomar um quarto dela (sábia decisão). Coloquei o despertador e fui dormir cedo. Às 6:30 da manhã acordei com o som de um despertador. Levei muito tempo para distinguir o que aquele barulho significava. Depois levei outro tanto de tempo para chegar à conclusão de como desligar o despertador. Tudo estava tão longe e tão difícil. Estava difícil me movimentar, estava difícil de raciocinar. Eu literalmente estava sentindo o torpor de alguém que estava drogado.

Muitas pessoas estão sentindo o torpor do engano de satanás. Estão na igreja, mas sentem enorme dificuldade de servir a Deus. Chegam ouvir o alarme divino que está soando para os acordar. Porém mal conseguem saber o que fazer com o que Deus está querendo deles. Parece que tudo isto é uma realidade distante. Estão em pecado, em erro, em rebelião porém não tomam uma atitude (às vezes simplesmente não conseguem).

Para você Deus tem uma mensagem hoje: Pelo que diz: Efésios 5: 14- 17 " Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá. Portanto, vede diligentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, usando bem cada oportunidade, porquanto os dias são maus. Por isso, não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor ".

Não adianta tentarmos enganar a nós mesmos se nos encontramos nesta situação. Creio que todos leitores já se depararam com alguém extremamente bêbado que ao ver você, procura fingir não estar bêbado. Ele acaba sendo uma figura patética. Assim também nós quando entramos na presença de Deus em condições daquele que está debaixo do torpor do pecado. Vejamos o que Deus tem a dizer para a igreja de Laodicéia em Apocalipse 3: 15-19 " Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei da minha boca. Porquanto dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio, a fim de ungires os teus olhos, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te ".

Aqui vemos uma igreja enganada. Ela estava anestesiada. Pensava ser algo que não era. Ela era uma igreja morna. Certa vez defini mornidão espiritual como: "Convivência pacífica com o pecado".

Se este tem sido o seu caso, está na hora de despertar deste torpor. Naquele mesmo dia, depois de ter tomado um quarto do remédio e ter visto sua conseqüência. Resolvi pegar cada uma das 29 cápsulas e três quartos e jogá-las no vaso sanitário. Faça o mesmo. Pegue e se desfaça de tudo aquilo que está sendo um embaraço (Hebreus 12:2) para sua carreira com Cristo Jesus. Vamos servir a Deus com a consciência limpa, pois muitos por falta dela fizeram naufrágio na fé (I Tim 1: 19).


free hit counter

quinta-feira, maio 04, 2006

QUE PRIVILÉGIO

Este texto não é exatamente um tratado teológico. È mais a expressão de meu sentimento de gratidão ao meu Senhor Jesus Cristo. Provavelmente seja um texto que desperte críticas por parte de muitos leitores. Porém gostaria de expressar com liberdade algo que está na minha mente e coração.

Que privilégio:

Há tantos deuses criados pelo ser humano. São centenas de milhares. Ao longo da história até seres humanos tem se proclamado deuses. Há aqueles que crêem que as estrelas influenciam suas vidas. Outros acham que seus ancestrais, forças da natureza ou espíritos dirigem seus passos. Eu, no entanto, posso ter um relacionamento pessoal como Criador de todas as coisas; Aquele que é infinitamente maior que tudo isto.

Muitas religiões demandam sacrifícios terríveis e horrendos de seus seguidores. No caso de meu Deus..... Ele se entregou por mim na cruz do calvário. Pela diversidade de deuses o normal é escolher o deus a quem você quer servir. Você define seu deus pela sua nacionalidade, pela sua preferência, pela influência familiar, ou qualquer outro fator. O meu Deus me escolheu a mim. O que ele quer de mim é que eu vá e dê muito fruto, e que este meu fruto permaneça. Aqui não posso me esquecer que sem ele nada posso fazer. Portanto ele não somente me envia e me deixa desamparado, mas também me qualifica para realizar Seu querer. Há deuses que são verdadeiros "aterrorizadores" de seus seguidores, havendo grandes ameaças e punições para os que não forem seus seguidores. O meu mostra o final terrível e a conseqüência de se estar sem Ele, porém sempre amorosamente. Uma definição deste Deus? DEUS É AMOR. Me sinto privilegiado por conhecer o verdadeiro Deus e a vida eterna: Jesus Cristo (Emanuel - Deus conosco), aquele que é o Criador de todas as coisas, o salvador do ser humano, a razão de viver (a vida), e o fiel e amoroso Deus que me escolheu para lhe servir. Eta coisas boa!


free hit counter

quarta-feira, maio 03, 2006

Convenção Nacional

Estive mais de uma semana sem dar notícias. A verdade é que tem sido dias bastante agitados e corridos.

Foram dias de preparação para a convenção nacional da igreja a qual pertenço. Muito havia de ser arranjado. Afinal de contas minha igreja ficou sendo responsável pelo departamento de música e canto desta convenção. Havia os preparativos em relação ao ônibus que alugamos para viajar. Eu estava dando também os toques finais no material de teologia para o nosso instituto bíblico (material que por falta de recursos financeiros tive que preparar, com a ajuda de meu irmão, de forma artesanal) . Apareceu um pequeno problema judicial do qual tive que resolver alguns detalhes antes de viajar. Havia muito que ser escrito; coisas como relatórios e revisão de atas. Sem contar com a correria normal do dia a dia que muitas vezes tenho.

Tivemos muitos problemas para conseguir um ônibus que nos levasse para Araçariguama ao Vale da Bênção, local de nossa convenção nacional. Primeiro todos os irmãos que tinham carro resolveram ir de carro. Quando notaram que iriam prejudicar os que não teriam carro para ir, resolveram ir de ônibus. Porém como ir conseguir um ônibus menos de 4 dias antes de um final de semana antes de um feriado nacional? Porém Deus foi bom. Conseguimos um ônibus igual ao que tínhamos antes R$ 300,00 mais barato do que o que tínhamos reservado antes. Saímos uma hora e quarenta minutos depois do que o combinado por culpa.... minha. Tive que me atrasar pois um dos nossos pastores que ia viajar no ônibus acabou tendo problemas ao viajar para Curitiba (o ônibus no qual ele vinha para Curitiba estragou).

Chegamos no sábado de manhã. Durante o dia tivemos cultos muito abençoados. À noite então nem se fala. Nesta noite de sábado pudemos contar com a presença do Bispo Robert Lambeth, Reverendo Raul Jr. Alvear e Rev. Jonathan Alvear. Como disse: Tivemos cultos abençoados pela presença de Deus.

No Domingo de manhã tivemos a nossa reunião de diretoria (a razão da convenção nacional). Esta reunião acabou durando até as quatro e meia da tarde. Na parte da manhã tivemos o lamentável desligamento de nosso pastor Artur Gabriel de Oliveira. Este pastor resolveu sair de nossa igreja. Foi um momento muito triste, afinal de contas esteve por 43 anos conosco. Chegou a ser até o pastor presidente desta obra. No entanto este fato transcorreu em muita harmonia, respeito mútuo e por decisão do próprio Pastor Artur. Nós da diretoria nacional deixamos claro que as portas para ele voltar estariam abertas. O culto de domingo à noite foi bastante dinâmico, espiritual e gostoso. Pude apresentar o fruto de muito trabalho e pesquisa: O material teológico de nosso Instituto Bíblico. Depois recebemos um ensinamento bastante importante do Rev. Jonathan a respeito do que é de Deus em nossas finanças. Devo dizer que esta foi (do meu ponto de vista) a melhor convenção nacional de muitos anos do ponto de vista espiritual e de harmonia e comunhão entre os irmãos. Foi algo muito gostoso.

Domingo de manhã tivemos novamente um culto, e desta vez celebramos a Santa Ceia.

Saímos aproximadamente às 15:00 horas de Araçariguama, chegando às 20:30 horas em Curitiba, tendo uma viagem bem agradável.

Quero deixar registrado aqui meu agradecimento ao Reverendo Jonathan Alvear que novamente veio aqui ao Brasil para nos ajudar através de mensagens inspiradoras e ungindas por Deus, que tanto nos tem auxiliado a melhorar a Igreja, que também nos ajudaram a manter o enfoque certo a respeito da visão que temos que ter como homens de Deus. Muito obrigado.

Bem querido leitor deu pra dar uma idéia do que fiz nestes últimos dias.

Um grande abraço.



free hit counter