sexta-feira, junho 30, 2006

Se Deus pode guiar vacas... Porque ele não poderia me guiar?

Este é o estranho título da mensagem de domingo passado. A todos os que são líderes de células..... espero que seja de bênção.

Leitura Bíblica: I Samuel 5: 1-4, 7, 11; 6:1,7-14

As vacas: Isto ilustra nossa caminhada com Deus em direção ao céu.

  • Somos tirados de uma terra ímpia.

A Bíblia sempre tem algo a nos ensinar a respeito de Deus.

Milagres: Nós somos milagres de Deus.

  1. Nunca caminharam juntos – carne e espírito estavam andando para a terra prometida.
  2. Nunca tiveram jugo – Ele nos dá seu fardo leve – nos somos capacitados a fazer a obra.
  3. Andaram por um caminho que não conheciam – Deus nos faz andar pelo estreito caminho da santificação: Segui ... a santificação sem a qual ninguém verá ao Senhor (Hebreus 12: 14).
  4. Um monte de pessoas as seguiram – Nós somos exemplos (luz neste mundo) – alguns que nos observam podem acabar também entrando na terra santa.
  5. Venceram o instinto materno – este instinto mais forte que o instinto de sobrevivência representa tudo o que nos procura impedir de seguir a Deus (tendências, fraquezas, paixões) , em resumo, somos capacitados a fazer uma entrega total.

A arca – Significa a presença de Deus – Seu Espírito Santo. – Hebreus 9:4

  1. Vaso de ouro com maná – Quão precioso Jesus o Pão da Vida se torna em nossa vida.
  2. A vara de Araão que floresceu– Aquilo que é símbolo de nossa fraqueza, com Deus se torna nossa força – II Coríntios 12: 9,10.
  3. As tábuas do concerto – As leis do Senhor em nossos corações (Ezequiel 11: 19, 20) a epístola (carta) de Cristo escritas nas taboas de nosso coração – II Coríntios 3:3b.

Desta maneira vamos para a "terra prometida".

O resultado é que nos somos um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, através de nosso culto racional (Romanos 12: 1b)


free hit counter

segunda-feira, junho 26, 2006

Mais um final de semana

A semana passada passou por mim como se fosse um raio, quase não deu nem para perceber. Um compromisso estava costurado a outro. Mas graças a Deus pude cumprir todos meus compromissos. Bem... quase todos. Este sábado viajei mais uma vez para a cidade de Inácio Martins. Esta pequena cidade no interior do Paraná com 14 mil habitantes também é a mais alta de nosso estado. Mais uma vez fui de carona, já que meu carro é ótimo para dirigir na cidade, mas não tão bom assim para dirigir pelas estradas deste nosso querido Brasil "esburacado". Desta vez quem me levou foi meu irmão. Fomos em três. Conosco foi o irmão diácono Paulo. De fato era para termos ido em mais de 10 pessoas, mas na última hora aconteceram os típicos "imprevistos coletivos". Também ia o pastor José Sá, nascido em Inácio Martins, porém o pastor Euclides o dono do carro no qual ele viajaria, também teve que ficar. A viajem teve um pequeno imprevisto: Já que ainda não havia aprendido o melhor caminho para lá, usamos como referência um mapa feito por um programa via Internet. O resultado foi o que havia pensado. Ele escolheria a rota mais curta, o que no entanto não queria dizer rápido, já que estradas secundárias nem sempre são estradas onde se pode trafegar em alta velocidade. Chegamos uma hora depois do que eu havia planejado. Fomos recebidos com grande alegria e janta para mais de 10 pessoas. Deu pra tirar a "barriga da miséria". Antes do culto ainda deu para tratar de alguns assuntos administrativos. O pregador da noite foi o Evangelista Adan. Pregou bem sobre o desafio de servirmos a Deus. Cheguei em casa lá por volta de uma hora da manhã. Quando já deitado, minha esposa me perguntou: E o pastor Josemir? O que ele achou? Naquele momento quase caí da cama. Eu havia me esquecido do pastor Josemir. Inacreditável! E agora? Resolvi orar e entregar esta situação chata nas mãos de Deus. Assim que acordei, liguei para ele. Graças a Deus, minha oração havia sido respondida. O pastor Josemir não estava chateado comigo. Até riu da situação. Louvado seja a Deus. Em relação a situações como estas eu sempre digo que tenho uma memória de elefante com amnésia. Este foi o compromisso que quase cumpri.

Depois do telefonema fui para o nosso culto de SANTA CEIA. Aos que criticam a pregação de santidade tenho uma informação: no último culto de santa ceia quase faltaram cálices para todos os presentes. Desta vez faltou um. Deus nos está abençoando ricamente. A nossa igreja está crescendo. Continuando.... Apesar disto, desta vez não tivemos nenhum batismo. Normalmente realizo batismos antes da santa ceia. Na próxima porém tenho previsão de aproximadamente 5 batismos. Na mensagem me detive um pouco no assunto de "Novo Testamento no meu sangue".

Quando cheguei em casa neste domingo já havia várias pessoas esperando no portão de casa. Para poder acomodar todos para o almoço tivemos que usar duas mesas. Foi um almoço bastante gostoso. Foi feito pela nossa irmã Rita, ela preparou um “barreado” de primeira. Barreado é uma comida típica do litoral paranaense. Às duas horas já estávamos na casa do irmão Salvador, que gentilmente está nos ensinando ler música e vai nos ensinar tocar vários instrumentos de sopro. Se Deus permitir estaremos tendo uma “orquestra” de instrumentos de sopro para tocar na igreja e para fazer evangelismo em praça pública.
Saí as quatro horas da casa deste irmão e fui para minha casa. Cinco horas da tarde dei aula de teologia para os irmãos que se reuniram em minha casa. As sete estive ministrando o culto de domingo à noite. Preguei sobre I Samuel capítulos 5 e 6 fazendo um paralelo da vida do cristão com as duas vacas que saíram da terra dos filisteus indo para Israel sem que ninguém as guiasse. O segredo era a arca de Deus. Elas estavam atreladas a um carro que estava carregando a arca de Deus. A arca de Deus representa a presença do Deus vivo. Falei da importância de estarmos debaixo da influência do espírito de Deus.
Quanto ao culto: Deus se manifestou principalmente na hora da mensagem, depois dela muitas pessoas vieram ao altar consagrar suas vidas a Deus.

Um grande abraço,

Pastor Gerson


free hit counter

sexta-feira, junho 23, 2006

Outros relatam

Já faz um bom tempo que não atualizei meu blog. Vários foram os motivos. O pior deles foi um pouco de preguiça. Mas a verdade é que estive bastante ocupado nestes últimos dias. Sábado e domingo os cultos foram muito bons. Deus realmente esteve presente. Ele tem se agradado em estar em nosso meio. Recebi alguns emails que acho serem pertinentes:

Nossa irmã Jane escreveu:

Olá queridos, quero compartilhar com todos o que o Senhor Jesus esta
fazendo em nossa igreja de Curitiba nosso amado pastor Gerson tem sido agraciado pelo Senhor com mensagens do coração de Deus direto para nossos corações muitas vidas estão sendo tocadas pelo senhor nunca tivemos a freqüência de tantos visitantes como nos últimos cultos. Domingo dia 25 vamos ter santa ceia e tenho certeza que vai ser maravilhoso sentar a mesa com o Senhor Jesus. Isso é promessa do Senhor
que se este povo que se chama pelo seu nome se humilhar e buscar a sua face ele viria dos céus e derramaria do seu Espírito amem.
Fiquem na paz JESUS É LINDO.

Outro email:

Olá queridos em Cristo Jesus,

Quero aproveitar este espaço para agradecer a Deus por tudo o que Ele fez neste final de semana. Aqui em Curitiba estamos vivendo momentos muito especiais com Deus. Não tem sido tão difícil romper barreiras para sentirmos a presença do Altíssimo. Neste sábado tivemos um culto muito especial. O foco da pregação do Pr. Gerson foi sobre darmos a Deus o verdadeiro louvor e não nos cansarmos de render-lhe graças. Ontem o Pr. Gerson chamou a igreja a consagração e separação. Ele insistiu em dizer que muitas coisas podem faltar na vida do cristão, mas jamis pode faltar a unção de Deus. A igreja estava lotada e pude associar o culto de ontem num de nossos Encontros Apostólicos. É muito gostoso quando a igreja está numa mesma sintonia. No final da pregação o Pr. convidou à frente todos os que desejavam consagrar as suas vidas a Deus todos os dias. Muitas pessoas foram até o altar e Deus continuou derramando do Seu Espírito.

Louvo ao nosso querido Jesus por dar-nos a alegria da Sua santa presença, enchendo-nos e fortalecendo-nos nestes tempos do fim!

Michelle Van Den Broock Alvear

Como vocês puderam ver Deus está fazendo algo muito especial em nosso meio.

No próximo post estarei relatando um pouco a respeito das mensagens do final de semana.

Um grande abraço a todos e, a paz do Senhor.


free hit counter

quarta-feira, junho 14, 2006

Santidade

Este final de semana foi bastante agitado e extremamente cansativo, porém bastante abençoado. No sábado cheguei em cima da hora do culto e no domingo com 10 minutos de atraso devido aos compromissos que tive durante o dia todo. Cheguei atrasado porque fiz questão de ficar um pouco em casa para orar e buscar a direção de Deus para aquele culto que acabou sendo muito especial. A igreja estava cheia e cheia da presença de Deus. Houve pessoas que foram grandemente impactadas pela mensagem. Algo pelo qual sou grato a Deus.

Como sei que hoje será realizada reunião em de nossos grupos de crescimento estarei reproduzindo a mensagem de domingo. Espero que você leitor não se importe em lê-la em tópicos já que isto facilitará o trabalho de nossos irmãos que estarão realizando cultos durante toda esta semana baseados nesta mensagem......

....Tive uma interrupção de duas horas em meu post, já que veio um senhor irmão da igreja Assembléia de Deus junto com sua esposa ao culto que as irmãs da igreja realizam toda quarta-feira. Duas semanas atrás na sexta-feira o irmão Vanderlei, veio para receber um estudo a respeito da doutrina de nossa igreja. O primeiro assunto tratado foi o batismo em nome de Jesus Cristo. Ele concordou que era isto que a Bíblia ensinava. Hoje ele pediu mais um estudo. Peço oração em favor dele para que possa compreender com profundidade o que significa o batismo em nome de Jesus Cristo e as implicações teológicas com isto relacionadas.

Neste domingo preguei a respeito de santidade. Aqueles que sabem do que se trata digo: Parecia até que estávamos no "Encontro Apostólico" de nossa igreja. O povo estava glorificando a Deus, muitos falavam em línguas. Foi algo lindo de ver.

Santidade – Hebreus 12:14

Estamos no final dos tempos. E a Igreja de Deus precisa estar consciente disto. A Bíblia nos fala dos "Sinais dos Tempos".

Lista dos sinais dos tempos: (1) Zombadores / Escarnecedores - II Pe 3:3,4; ( 2) Apostasia - II Tess 2:3; (3) Falsos Mestres II Pe 2:1,2 e II Tim 4: 3,4; (4) Espiritismo / Espiritualismo – I Tim 4:1; ( 5) Tempos trabalhosos – II Tim 3: 1-5; (6) Tesouros ajuntados: jamais as igrejas foram tão ricas – Tiago 5: 1-6; ( 7) Mornidão típica da igreja de Laodicéia – Ap 3: 14-22; (8) O Sinal da Figueira, que é o ressurgimento de Israel – Mt 24: 1- 3,32 e Lucas 21:24; ( 9) Angústia das Nações – Lc 21:24-27, Ef 6: 11-12, Ageu 2:6,7; (10) Os dias de Noé e sua vida voltada ao prazer – Lucas 17: 26-30.

Temos porém que trilhar o caminho da santificação enquanto o mundo está no caminho do pecado.

Estamos em tempos em que a Igreja deve brilhar mais do que nunca. Isto só se pode através da influência do Espírito Santo em nossa vida.

É na igreja (nós somos a igreja) que deve encontrar o padrão de tudo que é certo e agradável a Deus.

Nossa decisão de ser fiel a Deus sempre será desafiada, porém temos na Bíblia exemplo de que só pessoas santificadas verdadeiramente fazem a diferença do ponto de vista espiritual. Homens como Daniel, o rapaz que decidiu não se contaminar, foram perseguidos, porém somente homens como ele conseguiram influenciar o mundo o suficiente para que decretos como os de Daniel 3:28-30 e Daniel 6: 25 a 28 se tornassem realidade.

O fato é que todas as áreas de nossa vida devem servir para glorificar a Deus. O povo de Deus deve ser um povo preparado e decidido a influenciar. Pronto para brilhar neste mundo de trevas – Mateus 5:16.

São João 17: 16 – 18 nos revela que não somos do mundo, porém somos enviados ao mundo. O que é o mundo? Tem um que é chamado o príncipe do mundo ( João 16:11), este príncipe domina a esfera espiritual do plante em que vivemos (I João 5:19), e tudo que é conseqüência desta influência espiritual podemos chamar de MUNDO.

A igreja vitoriosa é aquela que demonstra o poder e as características de Deus sobre a face da terra. A maior de todas as características de Deus é santidade. A palavra amor pode ser encontrada aproximadamente 280 vezes na Bíblia. A palavra graça aproximadamente 300; porém a palavra santo e / ou seus derivados mais de 900 vezes. Isto demonstra que na verdade a santidade é um dos principais temas da Bíblia.

A Bíblia diz em:

I Cor 6:20 "Porque fostes comprados por preço; glorificai pois a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem à Deus".

Rom 12:1 "Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional".

Deus dá se o direito de exigir que sejamos santos pois ele é Santo: Lev 19:2 "Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Sereis santos, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo".

Através da santificação pela influência do Espírito Santo adquirimos a mente de Cristo I Cor 2: 12-16, já que certas coisas só podem ser discernidas espiritualmente.

Através da santificação nos aproximamos de Deus, já que o que separa o homem de Deus são os pecados (Isaias 59:2) e a amizade do mundo constitui-se inimizade com Deus ( Tiago 4:4b).

O selo de Deus (Santidade) não pode ser algo que se esconda, mas sim deve ser visível a todos ( Êxodo 28:36,38).

Quando nos encontramos com o Deus Santo ele começa mudar e santificar nossa vida, esta mudança com certeza será visível: I Tessalonicenses 3: 12, 13 "E o Senhor vos faça crescer e abundar em amor uns para com os outros e para com todos, como também nós abundamos para convosco; para vos confirmar os corações, de sorte que sejam irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos".


free hit counter

sexta-feira, junho 09, 2006

TRINDADE???

Uma das maiores bases da doutrina da trindade está fundamentada na crença de que Jesus Cristo, a 2a pessoa da trindade tem filiação eterna ao Pai.

Será que esta afirmação bate com os verdadeiros ensinamentos da Bíblia?

Antes de considerar este assunto, vamos considerar alguns fatos que creio ser relevantes:

  1. Jamais a Bíblia se utiliza do termo "Deus Filho", mas sim "filho de Deus". Deus Filho é algo bem diferente à filho de Deus. Mais para frente ficará evidente ao que me refiro quando quero dizer "grande" diferença.
  2. Eu estarei me apegando àquilo que a Bíblia ensina. Não estou dizendo que tradições sejam irrelevantes, mas creio que o fundamento de nossa fé é a Bíblia (Palavra de Deus), e pelo fato dela ser a OPINIÃO OFICIAL de Deus, não estarei me preocupando com tradições.

Vamos então aos fatos que queremos estudar:

A- Deus tem um filho? Sim, esta é uma das doutrinas centrais da Bíblia. Podemos conferir (por exemplo) os seguintes versículos bíblicos:

Novo Testamento:

1. Lc 1: 32 "...Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo..."

2. Lc 1:35 "...pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus."

Velho Testamento:

1. Sl 2:7 "Recitarei o decreto: O Senhor me disse: Tu és meu filho, eu hoje te gerei."

Esta passagem também podemos encontrar em Hebreus 1: 5, e lá podemos ler: "Porque a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu filho, hoje te gerei? E Outra vez: Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho?"

Estes versículos nos bastam para ter uma rápida idéia do que a Bíblia tem a nos dizer a este respeito. Há muitos outros versículos que chamam Jesus de filho; porém jamais há um que o chame DEUS FILHO. Esta afirmação encontra apoio em todos que conhecem bem as Sagradas Escrituras. Em nenhuma passagem Bíblica Jesus Cristo é assim chamado, tampouco qualquer outro ser mencionado na Bíblia.

O interessante é notarmos que sempre a filiação de Jesus Cristo é mencionada, se coloca um determinado "tempo". Em Sl 2: 7 vemos um "HOJE" profético que se cumpriu com o nascimento de Jesus Cristo (Lc 1:35 "...pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus."). Se vê que a Bíblia fala : "... será chamado Filho de Deus." Vemos que no Antigo Testamento (Sl 2:7) se cumpriu no Novo Testamento (Lc 1:35), no que a partir de então, o Santo que havia nascido passou a ser chamado Filho de Deus (Lc 1: 35... O Santo que de ti há de nascer será chamado Filho de Deus.")

Neste momento vem a grande e importante pergunta: O que fazer então com versículos que dão a entender a preexistência do filho de Deus? Passagens como: João 1: 2,3 "Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez."

Prezado Leitor, estas lindas passagens bíblicas não contradizem o que estou tentando dizer. Ao contrário, confirmam aquilo que creio, como veremos no transcorrer de minha explicação.

Para melhor esclarecer a minha afirmação vamos ver um pouquinho mais daquele que haveria de nascer num determinado tempo profeticamente chamado HOJE, que se cumpriu no nascimento virginal de Maria em Belém de Judá.

A Bíblia o chama de "O Princípio da criação de Deus" em Ap 3: 14b; e o "primogênito de toda criação" em Col 1: 15. Que maravilhoso. A primeira "coisa" CRIADA por Deus, foi o Filho de Deus, Jesus Cristo. Por isto ele é chamado filho de Deus. (Peço que leia obrigatoriamente o resto deste parágrafo) Jesus estava na mente de Deus, nos pensamentos criativos de Deus. Todas as coisas que foram criadas foram feitas a partir da concepção do plano de fazer Jesus Cristo nascer. Todas as coisas foram feitas por ele e para ele. Todo o universo, enfim a criação de Deus, foi criada em função da idéia do nascimento de Jesus Cristo num determinado tempo. De fato Jesus Cristo é a "pedra fundamental de todo o universo e o centro da história do mesmo. Gostaria de citar outro versículo para fundamentar minhas afirmações no parágrafo acima:

Ap 13: 8 "... escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo."

Não preciso provar que Jesus Cristo é o Cordeiro, portanto vou me ater à seguinte frase: "cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo". Qualquer cristão sabe que isto aconteceu aproximadamente 33 anos depois de nascimento de Jesus. Mais ainda, aconteceu uns 4000 anos depois da criação do mundo. Como pode a Bíblia afirmar "morto desde a fundação do mundo"? Isto só seria possível nos planos de Deus. Por isto podemos afirmar que Jesus Cristo, o Filho de Deus sempre existiu nos planos de Deus, (foi sua primeira criação) e efetivamente passou a existir quando nasceu em Belém. Afinal de contas temos um Deus que "chama as coisas que não são, como se já fossem" (Romanos 4:17). No entanto ainda temos alguns importantes aspectos deste ser maravilhoso Jesus Cristo que devem ser analisados.

Qualquer pessoa que tenha conhecimento bíblico afirmará que Jesus Cristo não era somente 100% homem / humano, portanto uma criatura de Deus que cresceu como filho de carpinteiro, que tinha sono, fome, chorou, se alegrou, se angustiou, morreu e ressuscitou. Porém sabemos também que ele era 100% Deus.

Jesus não era o filho "eterno" de Deus (a Bíblia jamais o afirma), mas de fato começou a existir num determinado tempo (isto sim a Bíblia afirma). Agora nesta altura da explicação já posso afirmar que ele não é Deus Filho, mas sim como a Bíblia o chama: Filho de Deus.

O Filho de Deus era a parte humana de Jesus Cristo, também chamada de "cordeiro, véu (carne), tabernáculo (habitação). É disso que o apóstolo Paulo falava em I Timóteo 2:5 "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem". Não podemos nos esquecer de que ele também era 100% Deus. Porém acerca deste Jesus Cristo homem, que ao mesmo tempo era o Deus Altíssimo, a Bíblia declara em Col 2 : 9 "porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade." (Em II Cor 5: 19 aprendemos que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo). Não havendo, portanto respaldo Bíblico para "Deus Filho", e sim filho de Deus, a doutrina da trindade fica muito ameaçada. De fato ela nem pode subsistir, porém antes de falar que a doutrina da trindade não pode subsistir Biblicamente estarei colocando outros fatos importantes à sua disposição.

Deut. 6: 4-9 – Deus afirma de uma forma muito veemente que ele é o único Senhor, ele diz para colocarmos estas palavras em nossos corações, e para intimarmos isto aos nossos filhos e lhes falar a este respeito, falar nisto assentados em nossa casa, ao nos deitarmos e levantarmos, ter isto como sinal em nossas mãos e testeiras; escreve-las nos umbrais das portas e nas casas. Quanta ênfase. Raciocine comigo (Estarei usando apenas o livro de Isaias para provar o que quero afirmar, poderia usar muitas outras passagens de outros livros Bíblicos) :

Em Isaias 43:11 Deus (Jeová, ou Deus Pai) diz que ele é o Senhor e fora dele não há salvador. Se Jesus Cristo era habitado pela plenitude da Divindade (Col. 2:9) e isto é verdade; ao contrário que só Deus Filho habitasse nele, isto não seria possível (não seria a "plenitude").

Isaias 44:6 Afirma que Deus (Jeová) é o primeiro e o último, e em Apocalipse 1: 8 Jesus Cristo faz as mesmas afirmações, como isto seria possível se houvesse um Deus Filho como primogênito de toda a criação ou princípio da criação e, não o Filho de Deus?

O Final de Isaias 44:8 diz: "Não, não há outra Rocha (se referindo a outro deus) que eu conheça." Como isto é possível se há um Deus Filho? Deus estaria mentindo, mas como há um Filho de Deus isto é perfeitamente possível, pois ele era habitado por este ÚNICO SENHOR (Deut. 6: 4) em toda a sua plenitude (Col. 2:9).

Como que Deus (Jeová ou Deus Pai) poderia afirmar que fora dele não haveria Deus em Isaias 45:5 se há um "Deus Filho?" Mas isto se torna possível com o Filho de Deus. Por isto ele pode afirmar em Isaias 48: 18b. "Eu sou o Senhor e não há outro".

Creio que pude provar que Deus Filho é algo inventado para poder explicar uma doutrina que para existir precisa de palavras como: co-igual, co-eterno . Palavras que jamais são encontradas na Bíblia. Além disso foi preciso inventar o mistério da trindade; algo que a Bíblia sequer menciona. Se utiliza a palavra semelhante, quando de fato e de verdade Deus afirma categoricamente que não. Todo trinitário é forçado a afirmar que Jesus Cristo é co-igual co-eterno a Deus. Enfim, se afirma que ele é igual ou semelhante a Deus Pai. Mas ele próprio afirma que é menor que o Pai em João 14: 28c : "...porque o Pai é maior do que eu".

Se portanto não existe Deus Filho, mas sim Filho de Deus, também não existe trindade. De fato há somente um Deus.

Deste modo se explica com muita facilidade a controvérsia da formula batismal: Jesus disse em Mateus 28:19 – Pai, Filho e Espírito Santo e em Atos 2:38 todos foram batizados em nome do Sr. Jesus Cristo, de igual maneira em Atos 8:16; Atos 10:48 (na versão segundo os melhores textos em Grego e Hebraico) e Atos 19:5, além de outras 5 passagens Bíblicas.

Desta maneira se explica muitas das aparentes contradições da Bíblia, e a trindade não é mais mistério para ninguém, pois se chega a conclusão de que há um sé Deus, manifesto como Pai na criação, como filho na redenção, e como Espírito Santo habitando em nós que somos sua igreja.

Pastor Gerson


free hit counter

quinta-feira, junho 08, 2006

Resumo de quarta-feira

Observação: Este posto só foi postado horas depois de escrito.

Ontem, quarta-feira, a tarde foi realizado mais um culto dirigido pelas irmãs de nossa igreja. Ultimamente estamos tendo uma freqüência bastante grande de irmãs de outras denominações. Houve cultos em que mais de 50% foi composta destas "visitantes". Em nossa igreja este mês está sendo caracterizado como um mês de muitas visitas. Pessoas com vários tipos de passado tem freqüentado ela. Esta "agitação" tem sido muito agradável, porém ao mesmo tempo difícil de administrar. Quero agradecer a Deus por ter ouvido minhas orações. Sei que minha igreja local tem muito a oferecer, porém tem sido muito difícil atingir a comunidade ao nosso redor. Repentinamente várias portas começaram a se abrir. Sou realmente grato ao que Deus está fazendo. Depois do culto as irmãs ficaram conversando por mais de uma hora antes de sair. Quando o pastor Josemir veio buscar sua esposa pude conversar com ele a respeito da nossa possível nova congregação da cidade de Campo Largo. Ele pareceu bastante animado pois no Domingo já houve mais de 20 pessoas presentes na reunião que ele fez pela segunda vez em uma casa. As pessoas parecem estar bastante felizes com o que Deus está fazendo no meio deles. Também falei com o pastor da cidade de Inácio Martins também está muito animado e feliz. Ele está esperando minha chegada daqui umas duas semanas para batizar 5 pessoas em nome de Jesus. O pastor de nossa igreja em Curitiba em Santa Felicidade também está muito feliz com o que Deus está fazendo no meio deles. Recentemente mudaram para uma igreja com o dobro do tamanho e ela já está consideravelmente cheia. Deus tem sido muito bom conosco. Na igreja sede no Boqueirão temos 5 novas famílias que estão freqüentando nossos cultos só neste mês.

Bem, voltando à quarta-feira.... À noite tive que escolher entre 3 lugares para ir. Acabei indo visitar uma das cinco famílias que estão freqüentando nossos cultos, já que meu irmão Evangelista Adan disse que planejava ir para Colombo e o pastor Josemir disse que desejava ír para Campo Comprido (Obs. Não é Campo Largo). Orei pela mãe deste nosso novo irmão em Cristo, uma senhora Argentina. Depois de orar e conversar bastante, comemos muitíssimo pinhão. Em seguida ainda chegaram duas pizzas. No final orei mais uma vez invocando a bênção de Deus sobre aquele lar voltei para casa. Eram umas onze horas e alguns minutos quando cheguei. Excepcionalmente meus dois filhos já estavam dormindo, algo que não gostei muito pois queria poder passar um tempo com eles "fazendo bagunça". Preparei-me para dormir, mas em vez disso conversei com minha esposa até pra lá da meia noite.

Agora estou me preparando para levar meus filhos para a escola e depois, se Deus assim permitir estarei preparando a mensagem para esta noite cujo tema será: "Tornando-se irresistível para de Deus. Como atrair a presença e bênção de Deus para sua vida".

Até o próximo post.



free hit counter

domingo, junho 04, 2006

As mãos do Oleiro

Faz um bom tempo que tenho esta mensagem preparada, e hoje Deus tocou em meu coração que eu pregasse ela em minha igreja. Agradeço a Deus por estar se movendo de forma maravilhosa em nosso meio. A mensagem está em forma de esboço para facilitar os irmãos que são líderes das células da igreja. Que Deus possa abençoar cada um de vocês. Eu também quero mencionar os muitos leitores internacionais de meu blog. Mando saudações aos irmãos em Cristo no Japão, Inglaterra, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Suécia, Indonésia, Nova Zelândia entre outros países que acessam o blog com certa regularidade. Quero dizer para vocês, que estou interessando em de alguma maneira fazer a obra de Deus nestes países. Desejo abrir igrejas e tudo mais. Sei falar várias línguas e sinto um grande desejo de fazer missões transculturais. Se tiver alguém se identifica com este desejo, entrem em contato comigo: prgersonalvear@gmail.com .

Sendo barro nas Mãos de Deus

Jeremias 18: 2 "Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras".


Minha vida tem muito a ver com PÓ/ TERRA/ BARRO:

· Deus formou Adão do da terra ( Gn 2:7) : "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente".

· Jesus comparou o coração do homem com terra na parábola do semeador em Lc 13: 4- 15

· O povo de Deus / Israel é chamado de barro em Jr 18: 6 "Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel ".

· "Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó" . Sl 103: 14

Por outro lado O QUE É Barro? Algumas características:

1. É considerado sujo .

2. Ninguém lhe dá lugar de honra ou destaque.

3. Impede /dificulta a locomoção de um lugar para o outro (chegar ao alvo). Fp 3: 14 "prossigo para o alvo pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus".

4. Ninguém conscientemente iria se mostrar cheio de barro para uma igreja.

O barro é uma alegoria verdadeira da natureza do ser humano

Mas o que todos rejeitam, o que todos evitam, o que todos escondem e negam:

é na verdade a matéria prima de nosso Oleiro/ Deus.

POR ISTO: Não importa o que somos, mas sim se estamos nas mãos de Deus.

  • PALAVRAS IMPORTANTES: MOLDAR, FORMAR, AJUSTAR.

Não importa sua situação, e o que você pensa de si mesmo:

Deixe Deus MOLDAR, FORMAR, AJUSTAR.

Deus não vê somente o que somos: ele já vê o vaso pronto.

Barro: uma ferramenta de Deus

Jesus - cuspiu na terra formando barro: Jo 9:6 " Dito isto, cuspiu no chão e com a saliva fez lodo, e untou com lodo os olhos do cego".

  • Mesmo ainda sem sermos o que devíamos ser, seremos uma ferramenta para milagres.
    • Importância de ficar ao alcance de Jesus Cristo.

BARRO - ALVO DO PROPÓSITO DE DEUS: CONHECIMENTO DA GLÓRIA DE DEUS.

II Co 4: 6 " Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo" .

II Cor 4:7 - "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro..."

  • Deus tem um propósito com este moldar, formar e ajustar.
    • O vaso passa pela água e pelo fogo: Isto acontece pelas mãos do oleiro. Não é um fenômeno natural; é provocado pelo oleiro.
    • O vaso depois deste processo de água para ser moldado e fogo para permanecer nesta forma tem uma outra natureza: Batismo com água e Batismo com o Espírito Santo e temos uma nova natureza. Ainda somos homens, mas temos uma nova natureza.

Ele quer colocar um tesouro em você:

Ele quer que você conheça a glória de Deus.

  • Moisés Desejou ver a glória de Deus - Êxodo 33:18 "Moisés disse ainda: Rogo-te que me mostres a tua glória".
    • Multidões estavam sendo guiados por Deus, porém só Moisés viu a Sua glória.
    • Hoje todos nós podemos tê-la. Este é o propósito de Deus.
  • II Co 3: 7-18 "7 E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fixar os olhos no rosto de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória, 8 como não será de maior glória o ministério do espírito? 9 Porque, se o ministério da condenação tinha glória, muito mais excede em glória o ministério da justiça. 10 Pois na verdade, o que foi feito glorioso, não o é em comparação com a glória inexcedível. 11 Porque, se o que era transitório foi para glória, muito mais é em gloria o que permanece. 12 Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar. 13 E não somos como Moisés, que trazia um véu sobre o rosto, para que os filhos de Israel não olhassem firmemente para o fim daquilo que era transitório; 14 mas o entendimento lhes ficou endurecido. Pois até o dia de hoje, à leitura do velho pacto, permanece o mesmo véu, não lhes sendo revelado que em Cristo é ele abolido; 15 sim, até o dia de hoje, sempre que Moisés é lido, um véu está posto sobre o coração deles. 16 Contudo, convertendo-se um deles ao Senhor, é-lhe tirado o véu. 17 Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade. 18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor".

O operar de Deus é tremendo, mas o que ele está para por em nós é fenomenal. Este é o propósito de Deus operar/ pegar o barro em suas mãos.

POR ISTO FIQUE AO ALCANCE DAS MÃOS DO OLEIRO

Rm 9:23 " para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para a glória já dantes preparou ".

Is 64: 8 " Mas agora, ó Senhor, tu és nosso Pai; nós somos o barro, e tu o nosso oleiro; e todos nós obra das tuas mãos".





free hit counter

sábado, junho 03, 2006

Sobre diversos assuntos

Ontem à tarde estava preparado para visitar a congregação de Santa Felicidade, ao mesmo tempo estava em alerta pois deveria ir a um funeral depois do culto (O que acabou não acontecendo); quando recebi um telefonema de uma senhora que conhecemos através da escola de nossos filhos. Outro dia conto a experiência sobrenatural que ela teve com minha esposa. Esta experiência fez com que ela se achegasse muito à Miriam, minha mulher. Mas voltando ao telefonema. Ela quis vir para casa para juntamente com seu marido saber mais sobre nossa igreja e sobre o batismo em nome de Jesus Cristo. Marcamos para ontem à noite e expliquei certos detalhes importantes a respeito do batismo em água. O estudo foi tão bom que minha cunhada Michelle, que também estava nos visitando disse que foi uma pena não ter gravado para poder colocar no podcast da Internet. O estudo realmente foi excelente. Os dois que são um casal da igreja assembléia de Deus concordaram com o fato de que o batismo é em nome do Senhor Jesus. Vários momentos vi lágrimas querendo brotar nos olhos deste casal.

Enquanto escrevo este post, estou pensando na mensagem que devo pregar hoje à noite. Tenho pedido direção à Deus pois, só ele sabe o que a igreja realmente precisa. Deus nos tem abençoado de uma maneira muito especial estes últimos dias. Tem sido dias muito corridos, porém tem havido um "silencioso" mover de Deus. No domingo passado cheguei em cima da hora do culto em casa. Preguei a mensagem que vocês podem ver aqui no blog sob o título de "Justificação pela fé em Jesus Cristo". Mensagem que só preguei com a ajuda e graça de Deus. No final fiz um apelo para que alguém viesse render sua vida aos pés do Senhor, e uma família veio à frente. O esposo é amigo de infância do Evangelista Adan, sua esposa é uma ex-freira. Uma senhora que leciona em várias faculdades aqui no estado do Paraná. Estive falando com o Ari(este é o seu nome), ele tem sentido um chamado especial para servir à Deus. Por causa de exemplos como este, e de casos como o email que vou colocar no final deste post é que sei quão importante é estar dependendo de Deus para não trazer simplesmente algo para pregar na igreja, mas sim trazer "a mensagem" de Deus para aquela ocasião. Por isto pergunto ao Senhor Jesus, qual será a mensagem para hoje à noite? Usa-me Senhor. Muitos dos leitores não compreendem o que isto significa. Para buscar a vontade de Deus, a maioria dos finais de semana nem saio de casa. Minha família meio que fica de castigo, pois não podem passear ou fazer aquelas coisas que a maioria das famílias aproveita pra fazer nos finais de semana. No entanto não me arrependo. Sei que tenho sido um bom pai e esposo. Com a ajuda de Deus, esta minha busca de Sua vontade, também vai beneficiá-los. Saio com eles em outras ocasiões, e eles em média podem me ver mais do que a maioria das famílias. Temos tempo juntos que são muito bons.

Aqui vai o email de um irmão de minha igreja referente ao culto de domingo passado que foi escrita para um grupo de discussão de nossa igreja:

Amados, ontem, a mensagem trazida a Igreja foi algo maravilhoso. Eu fui para casa, pensativo, agradecido ao Senhor Jesus. Eu nao era nada, nao tinha nada, nem uma namorada, ninguem se achegava a mim, a nao ser pelo que eu poderia oferecer.

Hoje, tenho uma esposa, que eh uma pedra preciosa, o equilibrio da minha casa, tenho filhos lindos e maravilhosos, que temem ao Senhor desde crianca, tenho bens, o posso afirmar com todas as forcas, foram dados um a um por Deus, porque quando cheguei na Igreja, eu nao tinha nada, sai da prisao, para aceitar a Jesus.

A mensagem do culto de ontem a noite, falando daJustificacao, foi Demais... ALELUIAH.......

Eu posso gritar, eu fui encontrado pelo Senhor, e nao soh isto, eu fui Salvo eu e minha casa.

Eh demais..... eu nao tenho mais palavras,. Uma boa semana a todos, fiquem na Paz do Senhor Jesus.


free hit counter

quinta-feira, junho 01, 2006

Refúgio Seguro

Encontrei este artigo em arquivo de meu computador e gostaria de compartilhar ele por achar interessante e edificador.
Refúgio Seguro


"Guarda-me, ó Deus, porque em ti me refúgio" (Salmos 16:1).


Um fazendeiro, ao construir sua casa junto a extensa vegetação, decidiu prevenir-se contra possíveis incêndios na floresta ao redor. Para tanto, abriu grande claro em volta da casa queimando toda a grama e destruindo as raízes. Certo tempo depois, em um outono seco, à noite, grandes colunas de fumaça e um clarão de fogo foram avistados e logo a seguir surgiram alguns cavaleiros e também grande quantidade de animais selvagens, fugindo do furor das chamas e buscando abrigo em lugar seguro. Muitos deles vieram parar exatamente ao redor da casa do fazendeiro, na clareira onde o fogo já havia estado antes. Era o único lugar seguro naquela hora terrível. Assim é o lugar chamado Calvário. Ali o juízo de Deus já esteve, e todos que, pela fé, estão "em Cristo Jesus," confiantes e cobertos por seu sangue, estão seguros e abrigados.

Por causa de nossos pecados, andávamos perdidos e sujeitos a todo tipo de juízo e condenação. Na cruz do Calvário Jesus pagou o preço de nossas culpas construindo uma clareira de abrigo em que novamente teríamos acesso ao Pai. Pelos seus méritos e pelo seu sangue derramado temos segurança e garantia de vida eterna.
Como é bom poder cantar com o coração transbordando de alegria e paz:

"Mas um dia senti meu pecado e vi
Sobre mim a espada da lei;
Apressado fugi, em Jesus me escondi
E abrigo seguro nele achei."

Paulo Roberto Barbosa.


free hit counter

Ah.... Senhor, usa-me.

Hoje preguei sobre a importância da obediência (ouvir e obedecer) a Deus. Mas não é sobre isto que quero escrever. Eu quero agradecer a Deus! Entre hoje e ontem pude estar orando pessoalmente por mais de 20 pessoas individualmente. Não estou falando sobre pessoas que estavam dentro da igreja em um culto, mas sim gente que visitei. Como é gostoso poder fazer a obra do Senhor. Não que eu não tenha visitado pessoas recentemente, mas sim pelo fato de Deus estar respondendo minhas orações. Meu desejo é poder impactar o máximo de pessoas através do poder do evangelho e da oração. Como ex-ateu gostaria que todos pudessem experimentar o Deus real, vivo e verdadeiro. É isto que tem impulsionado meu coração. Além disso quero agradar a Deus pois sei que ele deseja que todos os homens sejam salvos.

Ah.... Senhor, usa-me.


free hit counter