sábado, julho 22, 2006

Zorobabel, com Deus você vencerá, apesar da interrupção!

Esta semana fui uma demasiadamente triste para mim. A esposa de um amigo muito especial faleceu em um acidente de carro na madrugada de domingo para segunda. Foi algo muitíssimamente inesperado. O esposo dela estava evangelizando em Potengí no estado do Ceará. Foi um choque para toda a nossa igreja nacional. Tenho pensado muito em meu amigo Evangelista Ronaldo. Ele casou somente um ano e 2 meses atrás e agora já é viúvo. Sofreu muito enquanto fazia a obra do Senhor como solteiro. Agora está só novamente. Que Deus possa consolar o seu coração e fortalecê-lo em meio a esta grande tempestade.
Neste sábado não preguei em minha igreja. Preguei na igreja Batista Cristo vem. Fui convidado há duas semanas. Com a correria e com os imprevistos da vida quase não tive tempo de preparar uma mensagem. Claro que não agüentei e coloquei Atos 2:38 no meio.
Pelo fato de ainda ter que preparar a reunião de ministério para amanhã de manhã não serei muito longo e vou direto ao que interessa. Creio também ser mais interessante para o leitor comum.
O texto tema se encontra em Zacarias 4:6-10.
Zorobabel era o homem que Deus levantou para a sua época. Ele era fruto direto da vontade soberana de Deus. E o mais importante, ele sabia disso. Ele foi levantado para edificar o templo de Deus depois do cativeiro da Babilônia. Ele viveu o milagre de ser enviado por um decreto imperial da parte de Ciro para edificar o templo do Senhor. No início tudo deu certo. Mas os filisteus se levantaram contra este projeto e conseguiram impedir o seu prosseguimento. Você querido leitor pode estar em situação semelhante. É fruto de um milagre de Deus. Sabe o que Deus quer para a sua vida, porém algo lhe tem impedido de realizar o propósito do Senhor em sua vida? O segredo para Zorobabel foi o seguinte: Ele escutou a voz do Senhor. Quantos que se encontram em meio a dificuldades, e justamente por causa delas voltam as costas para a única coisa que pode mudar a sua situação: A Palavra de Deus. Deus trouxe uma grande revelação para Zorobabel. Ele não alcançaria coisa alguma com sua força, inteligência, violência, astúcia, planos ou vingança. Ele o venceria pelo Espírito do Senhor.
Leitor, para edificar seu templo, que a tanto tempo teve sua construção interrompida (nós somos templo do Senhor), você precisa deixar o seu “eu” de lado e começar o Espírito de Deus operar em sua vida. Você precisa ouvir a Palavra de Deus que é espírito e vida. O interessante é que o propósito de Deus era que o templo fosse edificado antes do muro de Jerusalém. Precisamos primeiro buscar o reino de Deus e a sua justiça, e as demais coisas te serão acrescentadas. Sem o templo a cidade estava sem a bênção de Deus e os muros que protegiam e preservavam as bênçãos dadas por Deus. Você pode ser abençoado por Deus sem que você o sirva, porém você facilmente perderá estas bênçãos. Já as bênçãos do servo de Deus são eternas.

Bem querido leitor há muitas outras considerações a serem feitas, porém creio que estas já lhe servem de direção e bênção.

free hit counter

quarta-feira, julho 12, 2006

Vivendo a sabedoria...

Esta é a mensagem de domingo

Provérbios 9:10a "O temor do Senhor é o princípio sabedoria ".

Mais do que nunca o povo de Deus necessita de entendimento. As atuais dificuldades que desafiam a igreja (nós) são tremendas. A igreja precisa voltar a influenciar o mundo e não vive versa. Claro isto só ocorrerá com uma igreja cheia do Espírito Santo. Porém creio que entendimento e sabedoria também são fatores fundamentais. A Bíblia diz:" ... Portanto o meu povo é levado cativo, por falta de entendimento ..." (Isaias 5:13).

Creio que precisamos aprender aplicar a palavra de Deus em nossas vidas. Novamente não podemos negligenciar a importância da atuação do Espírito de Deus em nosso ser: I Coríntios 2:9-16 " Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus. Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreendeu, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus; as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais.Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido.Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo".

O que me leva a afirmar com ousadia: As coisas espirituais só se discernem espiritualmente. De modo que a sabedoria proveniente de Deus é diferente da sabedoria que podemos obter atravós do estudo ou da "esperteza" humana. Tiago 3:17 nos revela: " Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia ".

Esta sabedoria baseada na palavra de Deus e proveniente do Espírito de Deus resultante da obediência é descrita por Jesus Cristo da seguinte maneira: " Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda ".

A bíblia nos ensina algumas das fontes do verdadeiro entendimento:

  1. O entendimento nos é dado por Deus ( Lucas 24:45; Jô 32:8).
  2. O entendimento vem da palavra de Deus ( Salmo 119:130).
  3. O entendimento é achado no santuário (Salmo 73:17).
  4. Entendimento vem através dos pastores (Jeremias 3:15).

O verdadeiro entendimento/sabedoria, vai além das aparências. Ele atravessa até a eternidade. As verdades de Deus são até para depois da morte. Esta é a verdadeira sabedoria. Sabedoria eterna. O nosso desafio é aprender aplicá-la em nossas vidas e em nosso dia a dia. O evangelho é a sabedoria de Deus precisando ser pregada nos dias de hoje como nunca foi. Você aceita este desafio?



free hit counter

sábado, julho 08, 2006

Sábado sem família

Mais um final de semana... Este no entanto é diferente. Apesar de ter viajado um tanto quanto. Fui para Inácio Martins e Paranaguá durante a semana, estou bem descansado. Como não precisei pregar em nenhuma das nossas congregações [visitamos a de Santa Felicidade em Curitiba (sexta-feira), a da cidade de Paranaguá (quinta-feira), a da cidade de Colombo (quarta-feira), a da cidade de Inácio Martins (terça-feira) o que me custou uns 500 reais entre combustível e comida] descobri o quanto o peso da responsabilidade me exaure fisicamente. Em todos estes lugares o novo diretor de evangelismo e missões de nossa igreja nacional (do Brasil inteiro) pastor Baltazar, pregou nestes lugares. Este final de semana também é diferente porque minha família viajou para Uberlândia – MG. De modo que estou totalmente só em casa por uns 15 dias, o que significa que posso me concentrar totalmente nas coisas de Deus.

Esta noite novamente Deus esteve se manifestando em nossa igreja. Isto tem se tornado uma "rotina" nos últimos cultos. Tem sido maravilhoso ver como Deus está agindo em nosso meio. Parece que as coisas estão começando a se encaixar. Lembro-me do início do meu ministério. Eu era o único pastor que havia na igreja. Hoje já tenho 6 pastores pelos quais sou diretamente responsável. Tenho também meu querido presbítero Haroldo e vários obreiros. O pastor Josemir está para abrir uma igreja em uma cidade vizinha chamada Campo Largo. Tudo indica que será em breve. Vários irmãos da igreja estão finalmente conseguindo impactar seus parentes com o poder do evangelho de Jesus Cristo, além disto várias outras pessoas estão começando a entrar na área de influência de nossa igreja. Ainda hoje veio um casal que é evangélico de outra igreja. A senhora disse que nunca tinha ouvido falar a respeito do que preguei esta noite. Ambos estavam bastante tocados pela maneira como Deus dirigiu o culto nesta noite. Tudo indica que em questão de meses estarei abrindo mais duas ou três congregações. Como disse Deus está aprovando o trabalho de nossas mãos. Aleluia!!

A mensagem desta noite está baseada em Ezequiel 47: 1-12:

Depois disso me fez voltar à entrada do templo; e eis que saíam umas águas por debaixo do limiar do templo, para o oriente; pois a frente do templo dava para o oriente; e as águas desciam pelo lado meridional do templo ao sul do altar. Então me levou para fora pelo caminho da porta do norte, e me fez dar uma volta pelo caminho de fora até a porta exterior, pelo caminho da porta oriental; e eis que corriam umas águas pelo lado meridional. Saindo o homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir, mediu mil côvados, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos artelhos. De novo mediu mil, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos; outra vez mediu mil, e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos lombos. Ainda mediu mais mil, e era um rio, que eu não podia atravessar; pois as águas tinham crescido, águas para nelas nadar, um rio pelo qual não se podia passar a vau. E me perguntou: Viste, filho do homem? Então me levou, e me fez voltar à margem do rio. Tendo eu voltado, eis que à margem do rio havia árvores em grande número, de uma e de outra banda. Então me disse: Estas águas saem para a região oriental e, descendo pela Arabá, entrarão no Mar Morto, e ao entrarem nas águas salgadas, estas se tornarão saudáveis. E por onde quer que entrar o rio viverá todo ser vivente que vive em enxames, e haverá muitíssimo peixe; porque lá chegarão estas águas, para que as águas do mar se tornem doces, e viverá tudo por onde quer que entrar este rio. Os pescadores estarão junto dele; desde En-Gedi até En-Eglaim, haverá lugar para estender as redes; o seu peixe será, segundo a sua espécie, como o peixe do Mar Grande, em multidão excessiva. Mas os seus charcos e os seus pântanos não sararão; serão deixados para sal. E junto do rio, à sua margem, de uma e de outra banda, nascerá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer. Não murchará a sua folha, nem faltará o seu fruto. Nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário. O seu fruto servirá de alimento e a sua folha de remédio.

Podemos ver em João 7:38 e 39 a interpretação que Jesus Cristo dá desta passagem. Lá nosso Senhor fala de rios de água viva que iriam fluir de nós. Em I Coríntios 3:16 e 17 o apóstolo Paulo fala com toda clareza que somos o TEMPLO do Espírito de Deus. Analisando estas passagens vemos o que Deus planeja fazer com cada um de seus servos, já que a promessa da efusão do Espírito é para todos eles (Atos 2:39). Muitos dos cristãos tiveram a experiência da água nos tornozelos, porém Deus quer muito mais. É claro que o avançar para águas profundas é algo gradual, porém, o segredo é seguir o fluir do Espírito Santo e não sair da "água".

Alguns pontos a respeito desta mensagem:

  • A Água nos tornozelos é o mínimo de Deus. Não estacione nesta posição. Charles Spurgeon disse: "...alguns cristãos navegam com os seus barcos em águas espirituais tão baixas que a quilha raspa no fundo durante todo o trajeto para o céu, em vez de serem conduzidos por uma maré cheia".
  • O objetivo de Deus com isto é nos dar a experiência do pentecostes. Para ver o que o Senhor Jesus tem a dizer a respeito de "pentecoste" veja por gentileza o que diz João 14:12-17 : Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai; e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei. Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre, a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.
  • Deus nos leva gradualmente a águas mais profundas, pois o crescimento e maturidade espirituais levam tempo.
  • Este rio é um rio de vida. Há constante frescura porque não há água parada.
  • Este é um rio de poder, pois nos capacita realizar coisas impossíveis. Zacarias 4:6 "... não por força nem por violência, mas elo meu Espírito, diz o Senhor os Exércitos".
  • A água é o nosso elemento. Muitos cristãos passam por um constante "deserto", são verdadeiros peixes fora d'água. Devemos permanecer no rio do Espírito, deixando que ele nos leve.
  • Nenhum de nós poderá ser vitorioso se estivermos fora da influência deste "rio". Não há vida cristã de sucesso fora deste rio do Espírito.


free hit counter

quinta-feira, julho 06, 2006

Novamente em Inácio Martíns

Por motivo de "economia de tempo" estarei me utilisando de um email enviado para o grupo de nossa igreja, para colocar vocês a par de nossa viagem a Inácio Martins nesta terça-feira:

Olá meu amados e amadas.
Estou novamente aqui para lhes falar desta viagem missionária que estamos realizando.
Ontem foi a vez de estarmos em Inácio Martins, a cidade de maior altitude do estado do Paraná. Uma cidade de 14000 habitantes, e bem conservadora.
Chegamos la as 18:00, e fomos muito bem recebidos pelo Pr. José Padilha e sua esposa, que ja estava preparando o jantar.
Viajamos eu, o pr. Baltazar, o Pr. Gerson, que é o Super Intendente do estado, e o pr. Josemir.
No culto a igreja estava lotada, e Deus derramou do seu poder do início até o fim. No final duas Vidas se renderam a Cristo, um Joven se reconciliou, e todos foram ungidos na oração da fé.
Quero agradecer ao Pr. Gerson, que é o responsável por nossa agenda aqui no estado, e que por sinal esta realizando um bonito trabalho para Jesus.
Hoje estaremos na cidade de Colombo, e creio que o poder de Deus mais uma vez será derramado nos corações daqueles que se farão presentes ali. Se você é de Curitiba, ou das regiões circunvisinhas, venha participar conosco nesta noite.
Continuem orando por esta viagem. Ainda teremos cultos nas cidades de Paranaguá - PR, Paulínia - SP (aniversário da igreja pastoreado pelo Pr. Anízio), Leme - SP.
Por hora são estas as notícias, fiquem na Paz do Senhor Jesus.
Ev. Jefferson Souza



free hit counter

segunda-feira, julho 03, 2006

Aniversário do Filhão


Hoje à noite tivemos a visita do Pastor Baltazar de Uberlândia o diretor de Evangelismo e Missões de nossa igreja. Os jóvens passaram este dia de domingo em consagração na igreja. As crianças tiveram seu culto às cinco horas da tarde, bem como os adultos que tiveram aula de teologia no mesmo horário aqui em casa. Às 7 horas da noite tivemos o culto supra citado. Foi um culto muito gostoso. Um típico culto pentecostal de fogo e poder. Agradeço a Deus por isto. Pra mim hoje o dia também foi muito especial pois pude celebrar o sétimo aniversário de meu filho Jonathan. Foi muito bom ver como as coisas se encaixaram. Meu sogro o pastor Baltazar e meu cunhado o Evangelista Jefferson chegaram à Curitiba para colocar o projeto de evangelismo e missões de nossa igreja nacional “pra funcionar”, justamente no aniversário de meu filhão. Sou grato a Deus por isto.
Esta semana será uma semana bastante agitada pois estarei viajando bastante com o pastor Baltazar e com o evangelista Jefferson. Terça estaremos em Inácio Martins, quarta em Colombo, quinta em Paranaguá e sexta em Santa Felicidade. Todos estes locais são igrejas pelas quais sou responsável.
Bem o tempo não permite que continue, porém acho que pude manter vocês informados. Quero mandar saudações especiais para todos os leitores internacionais deste blog.
Deus abençoe todos vocês de um modo especial.

Pastor Gerson.

free hit counter