quinta-feira, novembro 30, 2006

Sem forças?


Tenho "corrido" de uma forma estonteante nos últimos tempos. Há muitas coisas que necessitam ser feitas e não tenho conseguido fazer por causa de um turbilhão de imprevistos. Desde o segundo final de semana de novembro as coisas ficaram um tanto quanto tumultuadas.


A igreja de Paranaguá se encontra num período de mudança de pastor, e estou procurando de todas as maneiras conseguir uma casa decente para o novo pastor, coisa que tem se mostrado na beira da impossibilidade. O valor do aluguel em Paranaguá é extremamente alto se comparado com certas cidades do Brasil somada ao péssimo estado dos imóveis. Realmente não sei o que fazer a não ser esperar que Deus entre com alguma providência. Este final de semana comecei novamente a pregar depois de uma pausa técnica de uns 10 dias pois estava totalmente afônico, cheguei fazer uma "laringoscopia". O resultado? Tudo está em ordem.



A seguir estarei tentando reproduzir de memória a mensagem que preguei no Domingo em nossa igreja:



Isaias 40:28-31: "Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos confins da terra, não se cansa nem se fatiga? E inescrutável o seu entendimento. Ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os mancebos cairão, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão".



Todo cristão deve ter a experiência de estar muito próximo de Deus; esta experiência não só é possível como é necessária, pois forma o nosso caráter espiritual. Há, no entanto algo que todo bom servo de Deus com certeza também já experimentou: Momentos de amortecimento e falta de força (resultante ou não de certas circunstâncias em nossa vida) que se manifesta através de um sentimento de que Deus está muito distante, sim, bem longe de nós. Conhecemos ao nosso Deus, porém parece que algo em nós, talvez um sentimento inexplicável, nos mantém distante de Deus e impossibilitados de mudarmos esta situação com nossas próprias forças. Não estou falando de pessoas que estão em pecado, é conhecido de todos que o pecado separa o homem de Deus. Estou falando do cristão consagrado a Deus.


Este foi o caso de Jó no Antigo Testamento. Relatando este sentimento enquanto passava por sua dura prova lemos: "Eis que vou adiante, mas não está ali; volto para trás, e não o percebo; procuro-o à esquerda, onde ele opera, mas não o vejo; viro-me para a direita, e não o diviso. Mas ele sabe o caminho por que eu ando; provando-me ele, sairei como o ouro. Os meus pés se mantiveram nas suas pisadas; guardei o seu caminho, e não me desviei dele. Nunca me apartei do preceito dos seus lábios, e escondi no meu peito as palavras da sua boca". Jó 23: 8-12



Este se "sentir distante" e sem forças é algo que precisa ser encarado com naturalidade, pois não passa de uma maneira diferente de Deus operar em nossas vidas. Deus não somente estava perto de Jó (que não o percebia), como estava acompanhando cada atitude, sentimento, suplício e acontecimento. Deus era imperceptível, porém extraordinariamente presente.


Momentos assim são muito importantes em nossa vida espiritual pois representam uma oportunidade dupla: perigo e grandes possibilidades. Perigo, pois se nos conformarmos ou abatermos com esta situação o resultado será mornidão laodiceana ou a frieza sepulcral da morte espiritual. Grandes possibilidades pois este momento mostra quem nós realmente somos em Deus. Muitas vezes temos uma visão errônea a nosso respeito, porém a fornalha da provação mostra as impurezas ocultas. Este é o momento em que Deus pode moldar as nossas vidas e aprimorar nosso caráter cristão. Nosso sucesso, tal qual o de Jó, depende de termos Deus assentado no "trono" de nossa vida. Os problemas, distâncias e fraquezas não devem tirá-lo do centro de nossas vidas. Adore a Deus no meio das cinzas. Glorifique o em meio às suas tribulações, pois esta é a hora em que o nosso testemunho vai além das palavras. É a hora que nossas palavras valem tanto quanto nossas atitudes. Este é o momento em que nossas atitudes se fundem à adoração. Oh... Quão preciosa e valiosa neste momento, é nossa adoração para Deus.


Nos momentos de amortecimento e falta de força vemos quem realmente somos. Nestes momentos devemos estar esperando em Deus. Devemos colocar nossa confiança nEle. Por isto a Bíblia nos exorta em Hebreus 12: 12 e 13: "Portanto levantai as mãos cansadas, e os joelhos vacilantes, e fazei veredas direitas para os vossos pés, para que o que é manco não se desvie, antes seja curado.


Nossa cura, nosso renovo é estar fazendo o que é certo aos olhos de Deus apesar de todas as circunstâncias, pois chegará a hora em que ele renovará as tuas forças. E você constatará que... "...provando-me ele, sairei como o ouro". Afinal de contas esta situação toda foi uma tremenda experiência com Deus, mesmo que em meio dela não tenha sentido sequer que ele estivesse perto.


free hit counter

quinta-feira, novembro 16, 2006

Um "montão"de coisas

Estive viajando por uma semana. Saí às 2 horas da manhã para Uberlândia – MG apesar de estar bastante gripado, com sinusite e com a “garganta em chamas”. Sabendo que nestas condições só dormiria às 5 ou 6 e estaria totalmente esgotado no dia seguinte resolvi viajar assim mesmo. Duas horas da tarde estava chagando. Minha esposinha e meus filhos foram comigo, o que foi de muita alegria para os familiares dela.
A seguir vai a transcrição do relatório de meu cunhado evangelista Jefferson que pode ser visto em seu blog:
http://www.evangelistajefferson.blogspot.com


Ola queridos, a Paz do Senhor Jesus.Estes dias, tem sido dias de muitas correrias, agitações e muitas bênçãos. No ultimo dia 10 ate o dia 12 foi realizado em nossa cidade (Uberlandia MG), o 27º aniversario de nossa igreja.Na ocasião recebemos representantes de 10 cidades onde temos igrejas.Foi muito bom ouvir mensagens que nos trouxeram para mais perto de Deus.Quero aqui agradecer ao Senhor Jesus que nos deu grande mana, através das vidas dos seguintes pregadores: Bispo Robert Lambeth (SP), Pr. Gerson Alvear (PR), Rv. Adán (PR), Ev. Ronaldo (SP), Pb. José Antonio (SP), Pr. Jose Sabino (SP).Nos tivemos a igreja lotada nos três dias, e fomos visitados pela presença do Senhor em todo o tempo.Agradeço a cada um que esteve participando direta ou indiretamente deste congresso.Na segunda feira dia 13 foi o dia de comemorarmos o aniversario de minha irmã caçula, Daphnne, todos os jovens estiveram em nossa casa para uma confraternização juntamente com alguns irmãos, amigos e familiares.Agradeço também a Deus por permitir toda a minha família estar reunida para celebrarmos a ele juntos, o que é muito difícil agora que moramos em cidades diferentes e todos estão envolvidos na obra do reino de Deus.Bom vocês podem perceber que tem sido dias maravilhosos e por isso também dias de muito trabalho, mas tem sido muito valido.Neste feriado eu estaria juntamente com meu pai pregando em São Paulo, mas so ele foi e nesta noite ele esta ministrando em Mauá, e depois no final de semana estará em São Paulo com o pastor Jose Sabino, enquanto isso estou em Uberlândia ministrando aqui e aproveitando para descansar um pouquinho.Em uma semana teremos uma grande cruzada de milagres na congregação que sou pastor, e estará conosco o Ev. Ronaldo de São Paulo e o Ev. Alex de São Paulo também, então aguardem novas noticias.Obrigado ao Rv. Jonathan Alvear que mesmo lá dos EUA tem nos apoiado muito, especialmente a minha vida espiritual tem sido muito ajudada por este servo do Senhor Jesus. Obrigado por suas orações e seus e-mail edificantes.Obrigado ao meu cunhado Pr. Gerson que fez um esforço tremendo para estar conosco juntamente com minha irmã e sobrinho e também um grupo de sua igreja (Curitiba).E por ultimo não posso esquecer de agradecer a Deus pela vida de um amigo que me presenteou neste ultimo final de semana um belo terno, o qual já usei no culto de encerramento do congresso, obrigado meu amigo (ele sabe que estou falando com ele).E a você querido (a), leitor (a), desejo as mais ricas bênçãos do Senhor Jesus, tenha um restante de semana abençoado.Ev. Jefferson Souza

Bem, isto é em resumo que aconteceu conosco em Uberlândia. Nos dias seguintes estarei colocando algumas coisas mais.

Um grande abraço,
Pastor Gerson


free hit counter

sexta-feira, novembro 03, 2006

Reconhecer com responsabilidade


Segue-se um resumo da pregação desta quinta-feira baseada nos seguintes textos bíblicos:
Salmo 19: 1 "Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos". Romanos 1: 18-21 "Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça. Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulações se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu".

A Bíblia afirma que ao observarmos a natureza reconhecemos que há um criador. Na verdade são muito poucos os que de fato não crêem na existência de Deus. A grande maioria das pessoas não tem dúvida da existência do Criador. No entanto a Santa Palavra de Deus nos adverte a respeito de algo muito curioso quando afirma: “Tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus”. Muitas pessoas sabem da existência de Deus, porém não vivem como se este fato fosse realidade. Vivem como se Deus não existisse.
A Bíblia também disse em Salmo 14:1a "Diz o néscio no seu coração: Não há Deus..." Sabendo que néscio é: Estúpido, tolo ou ignorante. Vemos que para Deus este tipo de pessoa na verdade é tola. Viver como se Deus não existisse é viver ignorando a única realidade permanente deste universo.
Deus quer ser uma verdade perene em nossas vidas. Ele se fez carne e habitou entre nós, para que a “parede de separação” que havia fosse tirada definitivamente das nossas vidas.
Ao folharmos as Sagradas Escrituras notamos que seus maiores personagens são justamente aqueles que tinham uma clara noção da realidade de Deus em suas vidas. Pessoas que literalmente se relacionavam com Deus.
É interessante notar que estas pessoas muitas vezes passaram por grandes desafios, dificuldades e problemas e mesmo assim nós as temos por bem-aventuradas. Este é um dos grandes segredos de uma vida vitoriosa: termos um Deus que é real em nossas vidas. Tenho observado que muitas pessoas tem entrado nas igrejas buscando uma bênção ou graça, sem no entanto querer qualquer compromisso ou relacionamento com seu criador. Que tolice, que erro grave! A verdadeira garantia de uma vida vitoriosa é a constante presença de nosso Senhor Jesus Cristo em nossas vidas. Com Ele temos a garantia de que tudo vai dar certo. Quando temos um relacionamento com ele nem sequer a morte é obstáculo pois ele afirma: Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.
Caro leitor, consagre a sua vida a um relacionamento sincero e verdadeiro com Deus. Que sua oração constante possa ser: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho perverso, e guia-me pelo caminho eterno”. Salmo 139: 23,24.

free hit counter

quinta-feira, novembro 02, 2006

A herança de nossos filhos



Eu pregando num dia destes em minha igreja.....
Amanhã estarei com a responsabilidade de estar pregando em um aniversário no dia de finados.
Claro que não creio o que a igreja católica ensina a respeito do purgatório. É interessante notar dois importantes erros cometidos pela "Igreja" a este respeito: Primeiro que se nega a capacidade de Jesus Cristo salvar plenamente, o que contradiz claramente o que as Sagradas Escrituras ensinam; Segundo se obriga as pessoas estar sempre preso à igreja católica rezando missas. Estarei pregando num aniversário de uma criança. Nos últimos anos tenho visto que o maior tesouro e herança que os pais podem legar à um filho é o santo Evangelho de Jesus Cristo. Todas as coisas que lhes legamos são transitórias excetuando-se a salvação e a vida eterna que são permanentes. Este legado nada pode tirar. Por isto aconselho aos pais que me lêem a investirem tempo e energia na evangelização de sua família, já que o nosso verdadeiro desafio é sermos cristãos no nosso dia a dia, não somente no interior da igreja.