sábado, abril 14, 2007

CARÁTER É TUDO

Deus tem trabalhado de diversas formas em minha mente e coração. Últimamente tenho estado bastante ocupado com três palavras: "CARÁTER DO VERDADEIRO CRISTÃO". Resultado disto tem sido uma série de pesquisas, experiências, revelações e mudânças de paradigmas em minha vida. Tenho amadurecido bastande (creio ao menos).
Resultado disto é o rascunho da mensagem que estarei pregando neste sábado em minha igreja. Ela é baseada em um estudo que achei na internet, porém foi totalmente reestruturada, além de "aprimorada". Espero que tenham paciência o suficiente para se deterem e lerem este esboço. Creio que será de bênção para você. Segue-se então o esboço de meu sermão:

O caráter de Cristo em nós

Definição de Caráter : segundo o filósofo Heráclito de Éfeso (sVI-V a.C.), o conjunto definido de traços comportamentais e afetivos de um indivíduo, persistentes o bastante para determinar o seu destino.

· O Caráter é a maneira de ser de uma pessoa

· Caráter é a maneira de ser de uma pessoa.

· É a soma de todas as características de um indivíduo tal como seu comportamento o evidencia.

· É a integração de todas as virtudes e defeitos morais na personalidade.

· O caráter de uma pessoa se manifesta por sua maneira habitual de se comportar no cotidiano e em diferentes situações dadas. Inclui suas atitudes, seu modo de sentir, pensar, falar, agir, reagir e decidir.

· O caráter se revela principalmente na convivência familiar, na área de trabalho, nas relações interpessoais, no tratamento com os semelhantes, no cumprimento com os deveres e responsabilidades, etc. .

· O aspecto mais profundo no caráter de uma pessoa se conhece pelo modo em que reage ante a prova, a tentação, a adversidade, a angústia, antes do difícil de suportar, ante de um tratamento injusto, frente a um necessitado; como também frente ao sucesso e a prosperidade, etc.


A importância deste caráter

· Quando Deus salva um homem, ele quer e precisa trabalhar principalmente no caráter do indivíduo.

· É o caráter do Cristão que manifestará ao mundo quem Jesus Cristo realmente é.

· Somente com um caráter transformado e influenciado pelo Espírito Santo é que o homem pode chegar ser..."varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo"; (Efésios 4: 13)

Como deixar o caráter ser moldado: Na Olaria de Deus

Mateus 11: 29 " Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas".

1. Reconhecer que Jesus Cristo é seu Senhor

Aceitar o Cristo somente como Salvador seria pretender receber o perdão, a salvação, a paz, a felicidade e a vida eterna, sem uma verdadeira sujeição ao seu senhorio, e tal coisa não coincide com os ensinos do Novo Testamento. Cristo me salva e me dá todos os benefícios da salvação, quando dobro meus joelhos diante dele e reconheço como Senhor. Isto indica o fim de minha rebelião e a aceitação incondicional do seu governo e autoridade sobre minha vida. É a entrega de tudo aquilo eu sou e tenho, incluindo minha família, minha casa, meus bens, meu dinheiro, meu tempo, meus planos e principalmente minha vontade.

Reconhecer Cristo como Senhor não só é a condição "sine qua non" para a salvação, mas é a única coisa que torna possível que o novo discípulo seja instruído, edificado e formado à imagem de Jesus.

As mesmas palavras de Jesus Cristo são claras e terminantes a este respeito. Em Mateus 7.21-27 :Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.

2. Estar unido ao corpo de Cristo

"Assim que os que receberam sua palavra foram batizados; e se acrescentaram naquele dia quase três mil pessoas. E perseveraram na doutrina dos apóstolos, na comunhão uns com os outros, no partir do pão e nas orações...

E perseverando unânime diariamente no templo, e partindo o pão nas casas, comiam junto com alegria e simplicidade de coração, louvando a Deus,e tendo favor com todo o povo. E o Senhor acrescentava diariamente à igreja aqueles que

haviam de ser salvos."

3. Cuidar do nosso coração

Provérbios 4: 23 "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda teu coração; por que dele procedem as saídas da vida".

Na linguagem bíblica, o coração é o centro de nosso ser, nossa jurisdição íntima. É lá onde definimos o que queremos ser. Mateus 15: 19 –" Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias".

Devemos cuidar e velar sobre :

· Os pensamentos do coração . Heb. 4:12- "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração".

São da carne ou do Espírito? São Mentiras do maligno ou verdades de Deus? Agradam a Deus?

· As intenções do coração . I Cor. 4:5 – "Portanto nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não só trará à luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o seu louvor".

Em tudo o que faço, ou decido, eu busco minha glória ou a glória de Deus? A finalidade de todas minhas coisas sou eu ou é Deus?

· Os desejos do coração . Mateus. 5.28 – "Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela".

Desejo pecar? É lá onde se vence ao pecado. O que mais desejo em minha vida?

· As decisões do coração . Daniel 1:8 "Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.

Atos 5.4 - "Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus".

O que realmente é importante em minha vida? Mantenho com firmeza minhas decisões sem me preocupar o custo ?

· Os enganos do coração . Jeremias 17:9 – "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?"

Há engano consciente em mim? Como combato o fingimento e a hipocrisia em mim?

· As motivações do coração . I Cor 13:3 – " E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria".

Qual é minha motivação profunda em meu serviço a Deus e a meu próximo? O que é que me motiva a fazer o que faço?

4. Sofrer da maneira correta

Diante do sofrimento nós podemos ter basicamente três atitudes:

a - Se rebelar, ficar amargo e reclamar, como Israel no deserto : Êxodo 15.22 - 24 ; 16.2-3 e 8 ; 17.2-3 ; Num. 14.1-3.

b – Resignar (aceita, mas não concorda) sem entender o propósito, como fez Jó. No princípio abençoou a Deus, mas finalmente estava deprimido e amaldiçoou o haver nascido: Jó 1.20-22 ; 2.9 -10 ; 3.1-26 e ss. Jó ficou confundido por querer intervir no obrar soberano de Deus em seu pequeno esquema racional; e também pela equação simples e errada de seus amigos: "se tu estas a sofrer é porque pecaste". Até que Deus lhe falou, e Jó se arrependeu : 38.1 - 4 e ss. 40.1-8... 41.10-11 ; 42.1-6.

c - Aceitar como plano de Deus, como fez José filho de Jacó. Ele teve que sofrer muitas injustiças e sofrimentos : foi odiado pelos seus irmãos, vendido aos ismaelitas, presos pelas difamações da esposa de Potifar, longe dos seus pais, e da sua terra... Mas não ficou amargo. Ele sabia que "Jeová estava com ele". Vinte e dois anos depois pôde dizer falar sem amargura aos seus irmãos: " Não vos entristeçais, nem sintam pesar por haver me vendido pra cá; porque para preservação da vida Deus me diante de vós... assim, pois, não foram vós que me enviaste pra cá, mas Deus..."

A falha de caráter que Jesus mais duramente reprovou: Hipocrisia

5. Viver cheio do poder que transforma

O Espírito Santo é aquele que nos capacita a viver uma vida santa. Deixe-o te influenciar.

· Em Atos 1: 4, 8 "Estando com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual (disse ele) de mim ouvistes./ Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra".

· Aqui vemos que somos participantes/ testemunhas do que Deus faz

Além disso a constante influência do Espírito de Deus gera em nós FRUTO DO ESPÍRITO: "Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade".( Gálatas 5: 22)

NAS LUTAS VEMOS O QUE TEMOS DENTRO DE NÓS (O QUE SOMOS). QUANDO AS LUTAS NOS AFRONTAM O QUE ESTÁ DENTRO SAI

  1. TESOURO EM VASOS DE BARRO II Coríntios 4: 7 "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte".
  2. CRISTO EM NÓS ESPERÂNÇA DA GLÓRIA Colossenses 1: 27 "a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória";
  3. ARVORE BOA/ MÁ – BOM TESOURO/ MAU TESOURO Mateus 12:35 "O homem bom, do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más".
Só somos vasos de barro, se guardarmos um bom tesouro, na hora da luta e da angústia, o que vai "vazar" é algo bom. Se guardarmos o mal, na hora da adversidade a máscara e o fingimento não vão suportar e o que estava dentro (o mau tesouro) irá aparecer.
Deixe Deus moldar o seu caráter de tal forma que quando as adversidades vierem, os tesouros e de Cristo e seu caráter passam aflorar em sua vida.

Como deixar o caráter ser moldado: Na Olaria de Deus

Mateus 11: 29 " Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas".

Nenhum comentário: