segunda-feira, abril 23, 2007

A tentação de Jesus Cristo

Queridos leitores, segue a reprodução "adaptada" do esboço da mensagem deste domingo.

Creio que Deus tem um propósito especial ao deixar algo registrado em sua palavra. E partindo deste princípio e de que a vida de Jesus Cristo é totalmente significativa, analisei um pouco mais a fundo a Sua tentação. Este relato também está registrada nos evangelhos de Marcos e Lucas. Abaixo vemos o texto a ser considerado:

Mateus 4: 1-11 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome. Chegando se a ele o tentador, disse: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém respondo disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Então o Diabo o transportou à cidade santa, e o colocou sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o Diabo o transportou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram.

Lucas 4: 13 Assim, tendo o Diabo acabado toda sorte de tentação, retirou-se dele até ocasião oportuna.

Quais foram as tentações às quais Jesus foi submetido?

  1. Em suas necessidades: "Mande que estas pedras se tornem em pães" (vs 3).
  2. No que ele era: "Se és o Filho de Deus" (vs 6).
  3. No propósito que Deus tinha para ele (vs 8,9) já que ele conquistaria tudo através da cruz. "Tudo isto te darei."

Creio que somos também tentados nestas áreas por satanás. Por isto este texto cresce em relevãncia devido a sua aplicação em nossa vida pessoal. Vamos analisar estas áreas onde o tentador pode atuar em nossas vidas.

  • Em nossas necessidades . Precisamos com urgência ter a visão correta a respeito das nossas necessidades reais. Quando Jesus Cristo responde dizendo que "Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus" ele com certeza está dizendo que acima da sua grande necessidade (em seu caso por alimento) estava a necessidade dele ouvir o que Deus tinha a dizer a respeito do que ele tinha que fazer a seguir. Em momentos de grande necessidade temos a tendência de não darmos ouvidos ao que Deus tem para dizer; o que é um grande erro.

Filipenses 4:19 "O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus".

Mateus 6: 31-34 "Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal".

  • No que nós somos . Através do orgulho. "Já que você é seu Filho, pode fazer qualquer bobagem que não haverá consequência maligna, não vai acontecer nada". Podemos ser salvos, porém isto não nos dá o direito de "tentar a Deus". Marido, se você matratar sua esposa, suas orações nem sequer serão ouvidas por Deus. Esposa, você precisa ser sábia ou seu lar não será edificado. Ser filhos de Deus não é passaporte automático para o sucesso. Temos que fazer a nossa parte. Não podemos nos meter gratuitamente em enrascadas. Não tentarás o Senhor, teu Deus é algo muito importante em nossas vidas.

Dentro disto também há uma necessidade gritante que venhamos entender que somos "servos inúteis" A Palavra do Senhor nos revela em Lucas 17:10 "Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer". Quantas vezes nos machucamos porque fizemos isto ou aquilo, e não fomos reconhecidos. Somos feridos no que somos por estar esperando em nosso orgulho velado alguma recompensa de alguem. Há o outro lado, o da sinceridade. Sinceridade é muito importante, porém precisamos ser sinceros sem querer nada em troca, sabendo que a nossa obrigação é fazer o nosso melhor para Deus. E atenção: Sinceridade pode também significar que estamos "sinceramente errados". Pode doer muito quando alguém nos agride ou tenta corrigir em nossa sinceridade. As consequências para nossa vida espiritual pode ser devastadora. Portanto cuidado com este tipo de tentação.

  • No propósito de Deus para conosco . Não podemos substituir os planos de Deus através de atalhos. Para Deus o importante é o processo, já que ele está trabalhando em nossas vidas. "Ao Sr. teu Deus, adorarás, e só a ele servirás" nos díz que nada em nossa vida pode ser mais importante do que Deus e seus planos para a nossa vida. Só os planos de Deus fazem com que venhamos atingir os objetivos que ele tem para conosco. E só nos planos de Deus que o ser humano chega ao máximo de seu potencial. Sómente há um caminho para que cheguemos lá.... o caminho que Deus nos propôs. Se Jesus tivesse aceito a proposta satânica, além de virar servo de seu pior inimigo, o pai da mentira certamente não cumpriria sua parte do trato. Não podemos esquecer que o mesmo aconteceria conosco.

Algo muito importante que deve ser ressaltado é que devemos saber a origem de certas sugestões, discernir isto é muito importante. O inimigo de nossas almas veio com argumentos sólidos e bíblicos. Mas Jesus Cristo rejeitou todas as sugestões do inimigo. Assim também nós. Jamais devemos aceitar o que o diabo tenta nos "fazer engolir", mesmo que seus argumentos sejam sólidos ou bíblicos. Jesus rejeitou tudo pelo fato de sua origem ser satânica. Tanto é que depois ele aceitou o alimento que os anjos lhe serviram.

Se formos fiéis, os anjos do Senhor também nos servirão. De alguma maneira o consolo, a solução, a bênção da parte de Deus nos alcançam como diz Deuteronômio 28: 2 "E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus".

Nenhum comentário: