terça-feira, setembro 25, 2007

NÃO O QUE TEMOS, MAS O QUE SOMOS

Finalmente estou podendo postar algo no blog. Esta foi uma mensagem que preguei no mês passado. É uma tentativa de transformar um esboço em texto. Espero que possa edificar sua vida.

NÃO O QUE TEMOS, MAS O QUE SOMOS

Lucas 12:15 " Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundancia do que possui"

No texto vemos que havia uma disputa por uma herança. Do ponto de vista de Jesus Cristo a atenção e ênfase destas pessoas estava deslocada. Lhes faltava o discernimento que alguém com um caráter moldado por Deus teria.

Este fato é tão importante que nosso Senhor trabalhou durante 3 anos e meio no caráter de seus discípulos. Para depois estabelecer a sua igreja no dia de pentecostes. Eles primeiro precisavam estar aptos para administrarem suas vidas e dons de maneira a ter a visão divinamente correta que um caráter corrompido pelos costumes e dilemas humanos normalmente não teria. Este detalhe é extremamente importante. Só alguém desavisado o consideraria insignificante. Para moldar o caráter de seus discípulos ele lhes ensinou a importante lição que ser é mais importante do que ter; isto é, o que somos é muito mais importante do que o que temos. Esta é uma verdade que também se aplica à vida espiritual.

Ter bens, posição, status e coisas semelhantes, muitas vezes podem nos tirar a visão do que na realidade somos. Já pude contemplar o rico injusto, desprezando o pobre justo, iludido por seu dinheiro pensando ser melhor e superior.

Observei em minha igreja, uma pessoa perder interesse ao seu chamado para obra, porque agora Deus lhe havia dado condições de estudar. Repentinamente os planos de Deus eram esnobados e ofuscados por causa do brilho da possibilidade de uma vida profissional brilhante. Deus em sua imensa misericórdia permitiu que a fornalha da provação viesse para que esta pessoa pudesse aprender a lição de que o que somos na presença de Deus é mais importante do que o que temos. A provação fez com que esta pessoa voltasse a buscar a Deus.

Esta lição todos cristãos devem aprender, já que somos discípulos (aprendizes) de Jesus Cristo. Jesus diz: "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e achareis descanso para vossas almas" Mateus 11:29. Nesta época Jesus Cristo andava com seus discípulos – hoje é seu Espírito que nos ensina. Ele nos guia a toda verdade e nos convence do pecado, da justiça e do juízo. Se os primeiros discípulos de Jesus precisaram aprender, nós também. Hoje temos seu Espírito e sua palavra. Como podemos aprender esta preciosa lição? Precisamos saber que o aprendizado é no nosso dia a dia – isto demanda :

A - ter o temor do Senhor – "o princípio da sabedoria".

B - provar os espíritos - I João 4:1 "Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo "; Vide também: I Cor 14:29; I Tess 5:21

C - Estar em intimidade e sujeição ao Espírito Santo.

O objetivo claro de Deus neste aprendizado é nos fazer chegar à estatura de Cristo, ter a mente de Cristo e ser varão perfeito. Isto nos possibilita exercer a fé cristã com maturidade – no máximo de seu potencial. É necessário salientar que dons espirituais são algo totalmente diferente de maturidade espiritual: O apóstolo Paulo ao se referir aos Coríntios disse que não lhes faltava nenhum dom espiritual, e logo adiante os chamou de carnais. Veja: I Cor 1:7 e compare com I Cor 3:1. Também Mateus 7: 22, 23 tem informação importante e até surpreendente a este respeito... Muitos me dirão naquele dia: " Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade ".

Em outra ocasião ao lapidar o caráter de seus discípulos em um caso de expulsão de demônios e curas ele falou que estes deviam se alegrar mais com o fato do nome deles estar escrito no céu. Lucas 10:17-20.

Com isto nosso Deus está querendo nos dar discernimento para dar ênfase para coisa certa. Com isto Ele nos ensina evitar o pecado. É interessante notar como o pecado cega as pessoas. Quando educamos nossos filhos procuramos evitar que estes se tornem assassinos, usem drogas etc.. Sabemos que isto é algo errado. É no entanto interessante notar que são exatamente os assassinos, dependentes de drogas, adúlteros, etc.. que acham que estes pecados são pequenos "errinhos" e não pecados. E para ser sincero muitos acham até que isto nem sequer é pecado. Ficam justificando e defendendo seus erros. Vemos aqui como o pecado tira o discernimento espiritual. O pecado faz com que tenhamos compromisso com as coisas erradas, nos tira a compreensão e faz com que ignoremos o que nos convém. O pecado dá importância ao que temos e não ao que somos. Posso dizer isto de outra forma: O que Deus quer é obediência e não sacrifício como vemos em I Sam 15:22 "Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros ".

Dentro desta perspectiva gostaria que meditasse nos seguintes versículos bíblicos.

Lucas 12:31 " Buscai, antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas".

Lucas 12:34 " Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração".

Deus lhe abençoe.

Nenhum comentário: