terça-feira, abril 24, 2007

Aniversário do Ano passado

No aniversário deste ano tivemos a presença do pastor Geraldo Sabino. Foi algo muito especial para cada um de nossa igreja. Como não tenho tido tempo para escrever a respeito, peguei um vídeo que achei por acaso a respeito do aniversário do ano de 2006 e postei. Na verdade é mais uma saudação coletiva dos irmãos da igreja de Curitiba. São poucos segundos, mas dá uma pequena idéia da igreja.

Pastor Geraldo, muito obrigado por ter sido uma bênção para minha igreja.

segunda-feira, abril 23, 2007

A tentação de Jesus Cristo

Queridos leitores, segue a reprodução "adaptada" do esboço da mensagem deste domingo.

Creio que Deus tem um propósito especial ao deixar algo registrado em sua palavra. E partindo deste princípio e de que a vida de Jesus Cristo é totalmente significativa, analisei um pouco mais a fundo a Sua tentação. Este relato também está registrada nos evangelhos de Marcos e Lucas. Abaixo vemos o texto a ser considerado:

Mateus 4: 1-11 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome. Chegando se a ele o tentador, disse: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém respondo disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. Então o Diabo o transportou à cidade santa, e o colocou sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o Diabo o transportou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás. Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram.

Lucas 4: 13 Assim, tendo o Diabo acabado toda sorte de tentação, retirou-se dele até ocasião oportuna.

Quais foram as tentações às quais Jesus foi submetido?

  1. Em suas necessidades: "Mande que estas pedras se tornem em pães" (vs 3).
  2. No que ele era: "Se és o Filho de Deus" (vs 6).
  3. No propósito que Deus tinha para ele (vs 8,9) já que ele conquistaria tudo através da cruz. "Tudo isto te darei."

Creio que somos também tentados nestas áreas por satanás. Por isto este texto cresce em relevãncia devido a sua aplicação em nossa vida pessoal. Vamos analisar estas áreas onde o tentador pode atuar em nossas vidas.

  • Em nossas necessidades . Precisamos com urgência ter a visão correta a respeito das nossas necessidades reais. Quando Jesus Cristo responde dizendo que "Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus" ele com certeza está dizendo que acima da sua grande necessidade (em seu caso por alimento) estava a necessidade dele ouvir o que Deus tinha a dizer a respeito do que ele tinha que fazer a seguir. Em momentos de grande necessidade temos a tendência de não darmos ouvidos ao que Deus tem para dizer; o que é um grande erro.

Filipenses 4:19 "O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus".

Mateus 6: 31-34 "Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? ou: Que havemos de beber? ou: Com que nos havemos de vestir? (Pois a todas estas coisas os gentios procuram.) Porque vosso Pai celestial sabe que precisais de tudo isso. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal".

  • No que nós somos . Através do orgulho. "Já que você é seu Filho, pode fazer qualquer bobagem que não haverá consequência maligna, não vai acontecer nada". Podemos ser salvos, porém isto não nos dá o direito de "tentar a Deus". Marido, se você matratar sua esposa, suas orações nem sequer serão ouvidas por Deus. Esposa, você precisa ser sábia ou seu lar não será edificado. Ser filhos de Deus não é passaporte automático para o sucesso. Temos que fazer a nossa parte. Não podemos nos meter gratuitamente em enrascadas. Não tentarás o Senhor, teu Deus é algo muito importante em nossas vidas.

Dentro disto também há uma necessidade gritante que venhamos entender que somos "servos inúteis" A Palavra do Senhor nos revela em Lucas 17:10 "Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer". Quantas vezes nos machucamos porque fizemos isto ou aquilo, e não fomos reconhecidos. Somos feridos no que somos por estar esperando em nosso orgulho velado alguma recompensa de alguem. Há o outro lado, o da sinceridade. Sinceridade é muito importante, porém precisamos ser sinceros sem querer nada em troca, sabendo que a nossa obrigação é fazer o nosso melhor para Deus. E atenção: Sinceridade pode também significar que estamos "sinceramente errados". Pode doer muito quando alguém nos agride ou tenta corrigir em nossa sinceridade. As consequências para nossa vida espiritual pode ser devastadora. Portanto cuidado com este tipo de tentação.

  • No propósito de Deus para conosco . Não podemos substituir os planos de Deus através de atalhos. Para Deus o importante é o processo, já que ele está trabalhando em nossas vidas. "Ao Sr. teu Deus, adorarás, e só a ele servirás" nos díz que nada em nossa vida pode ser mais importante do que Deus e seus planos para a nossa vida. Só os planos de Deus fazem com que venhamos atingir os objetivos que ele tem para conosco. E só nos planos de Deus que o ser humano chega ao máximo de seu potencial. Sómente há um caminho para que cheguemos lá.... o caminho que Deus nos propôs. Se Jesus tivesse aceito a proposta satânica, além de virar servo de seu pior inimigo, o pai da mentira certamente não cumpriria sua parte do trato. Não podemos esquecer que o mesmo aconteceria conosco.

Algo muito importante que deve ser ressaltado é que devemos saber a origem de certas sugestões, discernir isto é muito importante. O inimigo de nossas almas veio com argumentos sólidos e bíblicos. Mas Jesus Cristo rejeitou todas as sugestões do inimigo. Assim também nós. Jamais devemos aceitar o que o diabo tenta nos "fazer engolir", mesmo que seus argumentos sejam sólidos ou bíblicos. Jesus rejeitou tudo pelo fato de sua origem ser satânica. Tanto é que depois ele aceitou o alimento que os anjos lhe serviram.

Se formos fiéis, os anjos do Senhor também nos servirão. De alguma maneira o consolo, a solução, a bênção da parte de Deus nos alcançam como diz Deuteronômio 28: 2 "E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus".

domingo, abril 15, 2007

A Importância da Bíblia em nossa vida

Aqui está reprodução da mensagem de domingo. Espero que seja de bênção e edificação:
Sal 119 :105 "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho".
  • Sem dúvida tem sido o livro mais influente da história humana.
  • Isto porque as palavras nela contidas falam a pessoas de todos os tempos e tipos.
1. Nos momentos de angústia ela é direção, consolo e força. Salmo 119: 105 "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho".

2. Apta para discernir (mostra realidade) – trabalha o nosso caráter. Hebreus 4: 12 "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração".

3. Tira nossos conceitos errôneos a respeito de Deus. Marcos 12:24 "Respondeu-lhes Jesus: Porventura não errais vós em razão de não saberdes as Escrituras nem o poder de Deus?" Mt 22:29 "Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus".

4. Nos ensina como devemos nos aproximar de Deus. Hebreus 11:6 "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam". Romanos 10:17 "De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus".

5. A Obediência às suas palavras tornam as promessas ( promessas que Ele fez questão de registrar) de Deus realidade em nossas vidas. Deuteronômio 28: 2 "E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, se ouvires a voz do Senhor teu Deus".

6. Ela nos purifica e prepara para darmos muito fruto. João 15: 2, 3 "Toda vara em mim que não dá fruto, a tira; e limpa toda vara que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado".

7. Deus considera que os que buscam aprender nela com sinceridade são nobres. At 17: 11 Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.

8. Temos acesso à vida eterna nele e ela testifica de Jesus. João 5: 39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim".

sábado, abril 14, 2007

CARÁTER É TUDO

Deus tem trabalhado de diversas formas em minha mente e coração. Últimamente tenho estado bastante ocupado com três palavras: "CARÁTER DO VERDADEIRO CRISTÃO". Resultado disto tem sido uma série de pesquisas, experiências, revelações e mudânças de paradigmas em minha vida. Tenho amadurecido bastande (creio ao menos).
Resultado disto é o rascunho da mensagem que estarei pregando neste sábado em minha igreja. Ela é baseada em um estudo que achei na internet, porém foi totalmente reestruturada, além de "aprimorada". Espero que tenham paciência o suficiente para se deterem e lerem este esboço. Creio que será de bênção para você. Segue-se então o esboço de meu sermão:

O caráter de Cristo em nós

Definição de Caráter : segundo o filósofo Heráclito de Éfeso (sVI-V a.C.), o conjunto definido de traços comportamentais e afetivos de um indivíduo, persistentes o bastante para determinar o seu destino.

· O Caráter é a maneira de ser de uma pessoa

· Caráter é a maneira de ser de uma pessoa.

· É a soma de todas as características de um indivíduo tal como seu comportamento o evidencia.

· É a integração de todas as virtudes e defeitos morais na personalidade.

· O caráter de uma pessoa se manifesta por sua maneira habitual de se comportar no cotidiano e em diferentes situações dadas. Inclui suas atitudes, seu modo de sentir, pensar, falar, agir, reagir e decidir.

· O caráter se revela principalmente na convivência familiar, na área de trabalho, nas relações interpessoais, no tratamento com os semelhantes, no cumprimento com os deveres e responsabilidades, etc. .

· O aspecto mais profundo no caráter de uma pessoa se conhece pelo modo em que reage ante a prova, a tentação, a adversidade, a angústia, antes do difícil de suportar, ante de um tratamento injusto, frente a um necessitado; como também frente ao sucesso e a prosperidade, etc.


A importância deste caráter

· Quando Deus salva um homem, ele quer e precisa trabalhar principalmente no caráter do indivíduo.

· É o caráter do Cristão que manifestará ao mundo quem Jesus Cristo realmente é.

· Somente com um caráter transformado e influenciado pelo Espírito Santo é que o homem pode chegar ser..."varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo"; (Efésios 4: 13)

Como deixar o caráter ser moldado: Na Olaria de Deus

Mateus 11: 29 " Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas".

1. Reconhecer que Jesus Cristo é seu Senhor

Aceitar o Cristo somente como Salvador seria pretender receber o perdão, a salvação, a paz, a felicidade e a vida eterna, sem uma verdadeira sujeição ao seu senhorio, e tal coisa não coincide com os ensinos do Novo Testamento. Cristo me salva e me dá todos os benefícios da salvação, quando dobro meus joelhos diante dele e reconheço como Senhor. Isto indica o fim de minha rebelião e a aceitação incondicional do seu governo e autoridade sobre minha vida. É a entrega de tudo aquilo eu sou e tenho, incluindo minha família, minha casa, meus bens, meu dinheiro, meu tempo, meus planos e principalmente minha vontade.

Reconhecer Cristo como Senhor não só é a condição "sine qua non" para a salvação, mas é a única coisa que torna possível que o novo discípulo seja instruído, edificado e formado à imagem de Jesus.

As mesmas palavras de Jesus Cristo são claras e terminantes a este respeito. Em Mateus 7.21-27 :Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.

2. Estar unido ao corpo de Cristo

"Assim que os que receberam sua palavra foram batizados; e se acrescentaram naquele dia quase três mil pessoas. E perseveraram na doutrina dos apóstolos, na comunhão uns com os outros, no partir do pão e nas orações...

E perseverando unânime diariamente no templo, e partindo o pão nas casas, comiam junto com alegria e simplicidade de coração, louvando a Deus,e tendo favor com todo o povo. E o Senhor acrescentava diariamente à igreja aqueles que

haviam de ser salvos."

3. Cuidar do nosso coração

Provérbios 4: 23 "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda teu coração; por que dele procedem as saídas da vida".

Na linguagem bíblica, o coração é o centro de nosso ser, nossa jurisdição íntima. É lá onde definimos o que queremos ser. Mateus 15: 19 –" Porque do coração procedem os maus pensamentos, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias".

Devemos cuidar e velar sobre :

· Os pensamentos do coração . Heb. 4:12- "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração".

São da carne ou do Espírito? São Mentiras do maligno ou verdades de Deus? Agradam a Deus?

· As intenções do coração . I Cor. 4:5 – "Portanto nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não só trará à luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o seu louvor".

Em tudo o que faço, ou decido, eu busco minha glória ou a glória de Deus? A finalidade de todas minhas coisas sou eu ou é Deus?

· Os desejos do coração . Mateus. 5.28 – "Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela".

Desejo pecar? É lá onde se vence ao pecado. O que mais desejo em minha vida?

· As decisões do coração . Daniel 1:8 "Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.

Atos 5.4 - "Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus".

O que realmente é importante em minha vida? Mantenho com firmeza minhas decisões sem me preocupar o custo ?

· Os enganos do coração . Jeremias 17:9 – "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?"

Há engano consciente em mim? Como combato o fingimento e a hipocrisia em mim?

· As motivações do coração . I Cor 13:3 – " E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria".

Qual é minha motivação profunda em meu serviço a Deus e a meu próximo? O que é que me motiva a fazer o que faço?

4. Sofrer da maneira correta

Diante do sofrimento nós podemos ter basicamente três atitudes:

a - Se rebelar, ficar amargo e reclamar, como Israel no deserto : Êxodo 15.22 - 24 ; 16.2-3 e 8 ; 17.2-3 ; Num. 14.1-3.

b – Resignar (aceita, mas não concorda) sem entender o propósito, como fez Jó. No princípio abençoou a Deus, mas finalmente estava deprimido e amaldiçoou o haver nascido: Jó 1.20-22 ; 2.9 -10 ; 3.1-26 e ss. Jó ficou confundido por querer intervir no obrar soberano de Deus em seu pequeno esquema racional; e também pela equação simples e errada de seus amigos: "se tu estas a sofrer é porque pecaste". Até que Deus lhe falou, e Jó se arrependeu : 38.1 - 4 e ss. 40.1-8... 41.10-11 ; 42.1-6.

c - Aceitar como plano de Deus, como fez José filho de Jacó. Ele teve que sofrer muitas injustiças e sofrimentos : foi odiado pelos seus irmãos, vendido aos ismaelitas, presos pelas difamações da esposa de Potifar, longe dos seus pais, e da sua terra... Mas não ficou amargo. Ele sabia que "Jeová estava com ele". Vinte e dois anos depois pôde dizer falar sem amargura aos seus irmãos: " Não vos entristeçais, nem sintam pesar por haver me vendido pra cá; porque para preservação da vida Deus me diante de vós... assim, pois, não foram vós que me enviaste pra cá, mas Deus..."

A falha de caráter que Jesus mais duramente reprovou: Hipocrisia

5. Viver cheio do poder que transforma

O Espírito Santo é aquele que nos capacita a viver uma vida santa. Deixe-o te influenciar.

· Em Atos 1: 4, 8 "Estando com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual (disse ele) de mim ouvistes./ Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra".

· Aqui vemos que somos participantes/ testemunhas do que Deus faz

Além disso a constante influência do Espírito de Deus gera em nós FRUTO DO ESPÍRITO: "Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade".( Gálatas 5: 22)

NAS LUTAS VEMOS O QUE TEMOS DENTRO DE NÓS (O QUE SOMOS). QUANDO AS LUTAS NOS AFRONTAM O QUE ESTÁ DENTRO SAI

  1. TESOURO EM VASOS DE BARRO II Coríntios 4: 7 "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte".
  2. CRISTO EM NÓS ESPERÂNÇA DA GLÓRIA Colossenses 1: 27 "a quem Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, a esperança da glória";
  3. ARVORE BOA/ MÁ – BOM TESOURO/ MAU TESOURO Mateus 12:35 "O homem bom, do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más".
Só somos vasos de barro, se guardarmos um bom tesouro, na hora da luta e da angústia, o que vai "vazar" é algo bom. Se guardarmos o mal, na hora da adversidade a máscara e o fingimento não vão suportar e o que estava dentro (o mau tesouro) irá aparecer.
Deixe Deus moldar o seu caráter de tal forma que quando as adversidades vierem, os tesouros e de Cristo e seu caráter passam aflorar em sua vida.

Como deixar o caráter ser moldado: Na Olaria de Deus

Mateus 11: 29 " Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas".

quarta-feira, abril 04, 2007

FAZENDO A DIFERENÇA

A grandeza de Deus é revelada através de seus servos. São homens que refletem a sua glória. Deus cumpre sua soberana vontade através de seres humanos. Poderíamos citar muitos homens além de Abraão, Daniel, Josué, Moisés, Apóstolo Paulo, seu pastor, você, e eu que tem feito algo para Deus. Os homens de Deus "fazem a diferença". De certo modo nós somos indispensáveis. Não estou dizendo que Deus ficaria impossibilitado de agir. Mas para melhor compreensão tire todos os homens de Deus da Bíblia e de sua vida e procure medir as conseqüências. Com certeza a história humana seria totalmente diferente. Do ponto de vista do evangelho isto tem um destaque muito grande. Fomos chamados para fazer a diferença.

Foi mais ou menos este o sentido das seguintes palavras de Jesus em Mateus 5: 13-16 "Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus ".

Jesus disse que somos sal e a luz. Sal tem que ter sabor e luz deve iluminar. Em ambos os casos a característica genuína destes elementos altera o ambiente. A razão deles existirem é alterar o ambiente.

Isto traz uma conseqüência que parece incomodar muitas pessoas: Para fazermos a diferença, temos que ser diferentes. Sensivelmente diferentes. A nossa diferença precisa ser que ser notável. Por isto uma característica necessária para o povo de Deus é ser diferente. Sei ser redundante, mas digo: Só o que é diferente pode fazer diferença.

Caro leitor, se você quiser levar pessoas a Cristo, você tem que ser diferente dos que está tentando levar aos pés do Salvador. No entanto vejo cada vez mais pessoas que se dizem cristãs, ter o mesmo estilo de vida ditado pelo prazer, sensualidade e pecados que aqueles que claramente dizem não servir a Cristo. Alguns até chegam dizer que querem ser iguais a tudo que os rodeia. Hoje quero te desafiar a ser diferente. A ter uma vida de entrega a Deus tão destacada, que seja visível a olho nu. Uma vida tão santa e agradável a Deus que chegue impactar o ambiente que o rodeia. Não somente impactar, mas contagiar. Todos os homens de Deus, pareciam não se encaixar na sociedade em que viviam. Eles ansiavam por algo superior. Assim seja conosco para o honra e glória de nosso Senhor.