terça-feira, junho 12, 2007

A insensibilidade nos torna inalcançáveis E intratáveis.

Segue aqui a reprodução do rascunho da mensagem de sábado. Fico devendo a de domingo já que estive viajando para Inácio Martins. Peço que tenha paciência para ler e raciocinar, já que ela está em tópicos.

»ATOS [5] 1 Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, 2 e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos. 3 Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno? 4 Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. 5 E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disto. 6 Levantando-se os moços, cobriram-no e, transportando-o para fora, o sepultaram. 7 Depois de um intervalo de cerca de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. 8 E perguntou-lhe Pedro: Dize-me: Vendestes por tanto aquele terreno? E ela respondeu: Sim, por tanto. 9 Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti. 10 Imediatamente ela caiu aos pés dele e expirou. E entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a para fora, sepultaram-na ao lado do marido. 11 Sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos os que ouviram estas coisas.

Pergunta: O que fez este casal mentir para o Espírito Santo? Será que nos dias apostólicos Ele não estava operando poderosamente, convencendo do pecado da justiça e do juízo? (João 16:8)

Resposta: Eles se tornaram insensíveis à voz de Deus.

Todos nós temos a perigosa tendência de só considerarmos o que nos agrada e interessa. Vemos isto em outra passagem bíblica: »MATEUS [22] 1 Então Jesus tornou a falar-lhes por parábolas, dizendo: 2 O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho. 3 Enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir. 4 Depois enviou outros servos, ordenando: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado; os meus bois e cevados já estão mortos, e tudo está pronto; vinde às bodas. 5 Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio; 6 e os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram. 7 Mas o rei encolerizou-se; e enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade. 8 Então disse aos seus servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos. 9 Ide, pois, pelas encruzilhadas dos caminhos, e a quantos encontrardes, convidai-os para as bodas. 10 E saíram aqueles servos pelos caminhos, e ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e encheu-se de convivas a sala nupcial. 11 Mas, quando o rei entrou para ver os convivas, viu ali um homem que *não trajava veste nupcial; 12 e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui, sem teres veste nupcial? Ele, porém, emudeceu. 13 Ordenou então o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. 14 Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.

*Esta veste era fornecido pelo anfitrião da festa.

Deus não nos obriga a sermos nada. Mas quando decidimos servi-lo ele quer que O levemos a sério.

Do mesmo modo:

Você não foi obrigado a casar, mas uma vez que o fez a coisa é para a vida inteira – é coisa séria.

Você não foi obrigado a fazer um filho, mas uma vez que você o fez – é coisa séria.

Você não é obrigado a viver para Deus, mas uma vez que você assim o fez – o deve levar a sério. DEUS LEVOU SUA SALVAÇÃO A SÉRIO. ELE NÃO BRINCOU EM SERVIÇO.

Gálatas 6:7 "Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer".

Me preocupa muito quando prego, e prego; e mesmo assim não o ouvinte não é atingido pela Palavra de Deus.

  • A casa de Deus é lugar mais terrível para se ser cego e surdo. Não ouvir nem ver o que Deus mostra realmente é insensibilidade.

A situação chegou a tal ponto que Deus teve que "desistir" destas pessoas. Que fim trágico para aqueles que foram chamados.

  • Não podemos chegar a um ponto em que os nossos interesses são mais importantes do que os de Deus.
    • Eles trataram algo que era santo como se fosse profano.
      • Profano porque acharam que era da competência / alçada deles.
      • Profano porque acharam que tinham direito de fazer o que bem queriam a respeito.
      • Profano porque não deram a devida importância pra o que era de Deus.
      • Profano porque acharam que estavam mentindo aos homens, mas na verdade era pra Deus.
  • A única garantia para não transgredir: o "excesso" de zelo: Em Mateus 5 vemos Jesus falando sobre a lei. Depois compara como a lei seria tratada enquanto estivessemos debaixo da graça. Como exemplo citarei que debaixo da lei adulterar é pecado, mas debaixo da graça o símples fato de cobiçar já é considerado adultério. Como vemos a graça não nos dá liberdade para bagunçarmos, mas exige maturidade para que venhamos entender o espírito da lei, o que faz com que tomemos muito mais cuidado ainda. Faz com que observemos com mais zelo o que a Palavra de Deus revela. Venhamos dar atenção não so à letra mas ao espírito da letra.
  • Muitos não dão atenção a certos assuntos. Mas me pergunto porque não damos atenção quando a Palavra fala a respeito de assuntos tão importantes como – Deut 22:5 (Vestes Masc. e Fem.); I Cor 11 (cabelo); I Pe 3:3,4 e I Tim 2:9,10 (jóias e vestimentas). Será o que que muitas vezes torna as pessoas insensíveis ao que Deus declara nestas passagens. O que faz pessoas ignorar a vontade de Deus.

Será que vestes podem santificar alguém? Creio que sim: Êxodo 28:1-3 – vestidos a Araão pra santificá-lo ß à Ap. 1:6 – Nos fez reis e sacerdotes.

Pedro colocou roupa para ir ao encontro de Jesus – João 21:7

  • É algo que não pode justificar o homem; apenas agradar a Deus.
    • Como posso achar leviano agradar a Deus? Como posso achar excessivo o fato de desejar agradar a Deus, depois de tudo o que ele fez por mim?
    • Porque julgar um pastor que deseja que o seu rebanho ame agradar a Deus?

  • A santificação é uma entrega. É começarmos na infância e irmos ao rumo da maturidade.
    • Hebreus 12 fala do caminho da santificação e o compara a aprendermos ao sermos corrigidos e repreendidos pelo nosso Pai Celestial.
    • Santidade é correção de Deus: Hebreus 12:4-10 "Ainda não resististes até o sangue, combatendo contra o pecado; e já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido; pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho. É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos. Além disto, tivemos nossos pais segundo a carne, para nos corrigirem, e os olhávamos com respeito; não nos sujeitaremos muito mais ao Pai dos espíritos, e viveremos? Pois aqueles por pouco tempo nos corrigiam como bem lhes parecia, mas este, para nosso proveito, para sermos participantes da sua santidade ".
    • Só vamos "entregar" a nossa vida se estivermos sensíveis à palavra e ao Espírito; não foi assim quando nos convertemos?
    • Santificação é algo que tem degraus (etapas) e exige crescimento.

  • O que realmente acontece e fazemos ao não tomar atitude para a santificação?
    • Tratamos algo que é santo como se fosse profano.
      • Profano porque achamos que era da competência / alçada nossa.
      • Profano porque achamos que temos o direito de fazer o que bem queremos a respeito.
      • Profano porque não damos a devida importância pra o que é de Deus. Jeremias 48:10 a "Maldito aquele que fizer a obra do Senhor negligentemente."
      • Profano porque achamos que estamos mentindo aos homens, mas na verdade é pra Deus.
  • I Tess 4:3a – "Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação ". A nossa vida espiritual mostrará o que santificamos (entregamos) à Deus. A entrega a Deus é o reconhecimento de que ele é Senhor em determinada área em nossa vida.

Quem despreza a santidade, não despreza o pregador, mas a Deus que nos deu Seu Espírito santificador.

· Há aqueles que ficam muito impressionados pelo fato de certas pessoas que não vivem certas passagens bíblicas possam realizar milagres sem santidade. Observe atentamente a seguite passagem: Mateus 7:21-23. "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade ".

Há aqueles que acusam os pregadores de "usos e costumes" de Fariseus. (Apostolo Paulo era Fariseu). Jesus sempre criticou a hipocrisia destes, mas jamais seus ensinamentos. Vejamos o que o Senhor disse a respeito destas pessoas:

· Os Fariseus - Mateus 5: 20,48 "Pois eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. / Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial". Mateus 23:1-4 "Então falou Jesus às multidões e aos seus discípulos, dizendo: Na cadeira de Moisés se assentam os escribas e fariseus. Portanto, tudo o que vos disserem, isso fazei e observai; mas não façais conforme as suas obras; porque dizem e não praticam. Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; mas eles mesmos nem com o dedo querem movê-los ".

Muitos dizem não conseguirem crer. Mas isto é um problema de coração, já que se crê com o coração: Rom 10:10 "Pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação ". Mateus 13:15 "Porque o coração deste povo se endureceu, e com os ouvidos ouviram tardamente, e fecharam os olhos, para que não vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure ".

Para encerrar digo não eu, mas a palavra de Deus:

Efésios 4:17-24 "Portanto digo isto, e testifico no Senhor, para que não mais andeis como andam os gentios, na verdade da sua mente, entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; os quais, tendo-se tornado insensíveis, entregaram-se à lascívia para cometerem com avidez toda sorte de impureza. Mas vós não aprendestes assim a Cristo. Se é que o ouvistes, e nele fostes instruídos, conforme é a verdade em Jesus, a despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; a vos renovar no espírito da vossa mente; e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade" .