sexta-feira, maio 21, 2010

CIENTISTAS CRIAM VIDA SINTÉTICA (BACTÉRIA SINTÉTICA)


Para muitos que creem na Bíblia este tem sido um fato estarrecedor. Será que o ser humano tem a capacidade de criar vida? Seriamos então meros produtos de uma coincidência que resultou na evolução das espécies?
Não sei muito sobre citologia, mas vou arriscar dar minha opinião de leigo. Devo confessar que quando li a respeito no site inglês da BBC (www.bbc.co.uk) uma mistura de sentimentos passaram pelo meu coração. Parecia que um tal cientista chamado Venter havia criado um organismo vivo do nada, simplesmente usando produtos químicos.
O que na verdade foi feito (falando de forma bem simplificada) foi retirar o código genético de uma célula simples e substituir por outro código genético, este sim feito por "mãos humanas". O código genético contém as informações necessárias para o funcionamento das células. Ele, em vez de introduzir um trecho de DNA em uma bactéria, ele introduziu um completo, porém completamente baseado, apesar de menor, no genoma de uma bactéria já existente. Foram escolhidos quais trechos realmente interessavam, e se reproduziam estes pedaços que posteriormente foram unidos e introduzidos na célula que estava sem informações genéticas.
Há no entanto algo muito importante que deve ser dito, nas células há organelas (pequenos órgãos, por assim dizer) que leem o código genético e o interpretam possibilitando a vida e o bom funcionamento das células. Isto o nobre cientista não conseguiu criar. O que na verdade ele fez foi mudar a informação da célula. O grande feito é que apesar de ter suas informações mudadas esta célula sobreviveu seguiu sua vida de bactéria se reproduzindo, agora se utilizando das novas informações que tinha. Como só consegue reproduzir as informações que contém suas decendentes são células que continuam com o genoma sintético (manipulado pelo homem). Apesar do grande feito científico, não vejo criação da vida aqui. Você vê?
Segundo meu entendimento Deus ainda continua com o monopólio da vida.
Abaixo estão algumas afirmações de cientistas da área:
"Francamente, os cientistas não sabem o bastante sobre biologia a ponto de criarem vida. Embora o Projeto Genoma Humano tenha expandido a lista de partes necessárias para fazer células, não há um manual de instruções para juntá-las e fazer uma célula viva. É como tentar montar um 747 que funcione a partir de sua lista de partes -- impossível. Embora alguns de nós na biologia sintética tenhamos delírios de grandeza, nossos objetivos são bem mais modestos."
JIM COLLINS, professor de engenharia biomédica, Universidade de Boston (EUA), na revista "Nature"
"Hoje já se faz em qualquer laboratório uma versão simplificada desse processo de inserir trechos de DNA em bactérias. Qualquer diabético que tome insulina beneficia-se dessa tecnologia, por exemplo, em que insulina humana é fabricada em bactérias geneticamente manipuladas. Essa tecnologia certamente continuará a ser a forma corriqueira de manipular orgnaismos a curto e médio prazo, inclusive para as aplicações que Venter antecipa como objetivos últimos de biologia sintética, como fontes novas de biocombustíveis. Incerto é se um eventual organismo sintético, que precisará quase certamente ser uma versão não existente na natureza, será viável de desenvolver, replicar, e demonstrar utilidades práticas. Mas, em se tratando de Craig Venter, quem apostar contra é um tolo."
MARCELO NÓBREGA, professor de genética humana, Universidade de Chicago (EUA), à Folha



AH, NÃO DEIXEM DE LER O ARTIGO ANTERIOR A ESTE QUE TAMBÉM POSTEI HOJE!!
--
PASTOR GERSON
A IGREJA DE DEUS NO BRASIL
"O lugar para adorar a Deus"

Nenhum comentário: