segunda-feira, julho 12, 2010

REENCARNAÇÃO E O EVANGELHO

Escrevo resumidamente para dar argumentos a cristãos que desejam evangelizar ou ter respostas concretas para os que crêem em reencarnação.


Em meus contatos com pessoas que crêem em reencarnação, percebi que a maioria dos evangélicos tem dificuldades em explicar perguntas como: Não é injusto que uma pessoa boa que ajudava a todos tenha morrido de câncer nos ossos uma morte tão horrível e dolorosa? Me explique isto? Depois deste tipo de pergunta começam a falar que isto só seria justo se houvesse reencarnação. Mencionam o "carma", fazendo, muitas vezes que o cristão despreparado para tal ataque, fique totalmente silenciado, e as vezes até se sinta impotente diante do bombardeio contra sua fé fundamentada nos genuínos ensinamentos de Cristo Jesus.


Antes de tudo gostaria de analisar a "lei do carma"; pois sem ela, admitem os que crêem em reencarnação, não haveria razão para a sua crença.


Resumindo no que crêem os que assim orientam a sua vida espiritual podemos dizer:


O ser humano precisa ser aperfeiçoado / iluminado. O caminho necessáriamente é da imperfeição para a busca da perfeição (seguindo a lei universal da evolução); e para isto se faz necessária a reencarnação. Cada vida é uma "chance" para ir tirando as imperfeições. Com poucas reencarnações algumas pessoas chegam a um elevado nível espiritual, enquanto outras com muitas reencarnações pouco avançam. O avanço no nível espiritual depende muito das nossas obras, e de como "pagamos os pecados" das vidas anteriores. Quanto mais bondosos, boas obras fizermos, e bem intencionados formos, mais nos purificamos e menor a dívida que temos a pagar. De modo que as reencarnações servem para que venhamos nos aperfeiçoar e venhamos assim "pagar nossa dívida cármica".


Resumidamente podemos dizer que esta é a tal lei do carma. Agora porém se faz necessário dizer que a reencarnação só se torna "lógica", e possível por causa desta lei. Portanto antes de se poder falar de justiça, injustiças ou de qualquer tipo de assunto acoplada à esta crença precisa-se analisar esta lei. Se ela realmente funcionar e puder ser aplicada pode se então conjecturar a respeito de suas aplicações. Eu agora afirmo categoricamente: Esta lei não é lógica nem aplicável (já estarei dizendo porque) não passando de uma bem bolada farsa do inimigo de nossas almas para ludibriar pessoas sinceras em busca de uma resposta para o sofrimento humano.


Para fazermos uma análise justa desta lei vamos criar uma situação que muito provavelmente já aconteceu:


Uma pessoa rica cheia de saúde e felicidade está dirigindo seu carro importado pela cidade onde mora, quando seus olhos vêem uma cena que enche seu coração de sincera compaixão. Um mendigo que aparenta estar muito doente, luta cambaleante, usando as forças que lhe restaram para montar seu barraquinho de papelão debaixo de uma ponte.


Cheio de compaixão ele pega o mendigo lhe paga um tratamento médico, compra uma casa , lhe abre uma conta bancária com uma boa quantidade de dinheiro e lhe arranja um emprego decente.


Segundo a crença destas pessoas, o rico aproveitou bem esta vida e evoluiu um pouco mais por ter feito uma boa ação para uma pessoa necessitada. Porém eu afirmo que não foi isto que aconteceu de fato e de verdade. Quando o rico ajudou o homem pobre ele interferiu no carma deste pobre homem. Segundo a lei do carma, o pobre, e necessitado está lá porque mereceu ou escolheu viver desta maneira antes de reencarnar. E ao ser ajudado na verdade foi atrapalhado. O que parecia ser uma oportunidade para a evolução espiritual na verdade foi um tremendo atrapalho. Em vez de progredir espiritualmente, o rico acabou cometendo uma tremenda gafe. Ele impediu que o pobre purificasse seu espírito "pagando" pelos seus pecados, ou passasse por aquilo que ele escolheu passar antes de encarnar para se purificar ou aperfeiçoar. Na verdade se encontra uma grande contradição neste ponto pois segundo o que se crê este homem rico deve ajudar o pobre, mas por outro lado ele não pode ajudar porque apesar da aparência de ajuda, de fato ele está interferindo e impedindo o pobre de pagar sua dívida cármica. Se ele ajudar o homem ele está impedindo a "evolução espiritual desta pessoa" (o que terá como conseqüência um retrocesso no avanço espiritual de ambos). Se porém não ajudar, ele estará impedindo sua própria evolução espiritual pois sua obrigação seria ajudar o pobre coitado. Que tremenda confusão. Você é prejudicado se não ajuda, porém se ajudar, ainda assim é prejudicado.


Conclusão: A lei do carma não propicia oportunidade para evolução, mas de fato uma eterna patinação. Porque se você ajuda alguém você "peca" e se você não ajudar, você peca do mesmo jeito. A lei do carma em si não tem mérito ou lógica.


Portanto qualquer conclusão ou resposta ou argumento subsequente que as pessoas queiram fundamentar ou desenvolver baseadas em reencarnação não tem lógica nem resposta para a vida espiritual de ninguém.


Além disso a Palavra de Deus afirma em Deuteronômio 18:9-14 que falar com espíritos é uma abominação para Deus.


Deuteronômio (18:9-14) :


9 - Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos.


10 - Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro,


11 - nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;


12 - pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.


13 - Perfeito serás para com o Senhor teu Deus.


14 - Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores; porém, quanto a ti, o Senhor teu Deus não te permitiu tal coisa.




Pr. Gerson

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa, que visão limitada Pastor. Estude um pouco mais a fundo o espiritismo, leia o pentateuco de Kardec e terá um mínimo de conhecimento para argumentar a justiça divina. Que Deus nosso pai criador te ilumine sempre no seu abençoado caminho de resgatar almas perdidas, mas peço que dê exemplo respeitando as doutrinas espiritualistas. Esse "combate" (argumentações) não levam a nada, o importante é a prática da caridade, do perdão e do amor ao próximo, e não disputas religiosas.