sexta-feira, maio 21, 2010

CIENTISTAS CRIAM VIDA SINTÉTICA (BACTÉRIA SINTÉTICA)


Para muitos que creem na Bíblia este tem sido um fato estarrecedor. Será que o ser humano tem a capacidade de criar vida? Seriamos então meros produtos de uma coincidência que resultou na evolução das espécies?
Não sei muito sobre citologia, mas vou arriscar dar minha opinião de leigo. Devo confessar que quando li a respeito no site inglês da BBC (www.bbc.co.uk) uma mistura de sentimentos passaram pelo meu coração. Parecia que um tal cientista chamado Venter havia criado um organismo vivo do nada, simplesmente usando produtos químicos.
O que na verdade foi feito (falando de forma bem simplificada) foi retirar o código genético de uma célula simples e substituir por outro código genético, este sim feito por "mãos humanas". O código genético contém as informações necessárias para o funcionamento das células. Ele, em vez de introduzir um trecho de DNA em uma bactéria, ele introduziu um completo, porém completamente baseado, apesar de menor, no genoma de uma bactéria já existente. Foram escolhidos quais trechos realmente interessavam, e se reproduziam estes pedaços que posteriormente foram unidos e introduzidos na célula que estava sem informações genéticas.
Há no entanto algo muito importante que deve ser dito, nas células há organelas (pequenos órgãos, por assim dizer) que leem o código genético e o interpretam possibilitando a vida e o bom funcionamento das células. Isto o nobre cientista não conseguiu criar. O que na verdade ele fez foi mudar a informação da célula. O grande feito é que apesar de ter suas informações mudadas esta célula sobreviveu seguiu sua vida de bactéria se reproduzindo, agora se utilizando das novas informações que tinha. Como só consegue reproduzir as informações que contém suas decendentes são células que continuam com o genoma sintético (manipulado pelo homem). Apesar do grande feito científico, não vejo criação da vida aqui. Você vê?
Segundo meu entendimento Deus ainda continua com o monopólio da vida.
Abaixo estão algumas afirmações de cientistas da área:
"Francamente, os cientistas não sabem o bastante sobre biologia a ponto de criarem vida. Embora o Projeto Genoma Humano tenha expandido a lista de partes necessárias para fazer células, não há um manual de instruções para juntá-las e fazer uma célula viva. É como tentar montar um 747 que funcione a partir de sua lista de partes -- impossível. Embora alguns de nós na biologia sintética tenhamos delírios de grandeza, nossos objetivos são bem mais modestos."
JIM COLLINS, professor de engenharia biomédica, Universidade de Boston (EUA), na revista "Nature"
"Hoje já se faz em qualquer laboratório uma versão simplificada desse processo de inserir trechos de DNA em bactérias. Qualquer diabético que tome insulina beneficia-se dessa tecnologia, por exemplo, em que insulina humana é fabricada em bactérias geneticamente manipuladas. Essa tecnologia certamente continuará a ser a forma corriqueira de manipular orgnaismos a curto e médio prazo, inclusive para as aplicações que Venter antecipa como objetivos últimos de biologia sintética, como fontes novas de biocombustíveis. Incerto é se um eventual organismo sintético, que precisará quase certamente ser uma versão não existente na natureza, será viável de desenvolver, replicar, e demonstrar utilidades práticas. Mas, em se tratando de Craig Venter, quem apostar contra é um tolo."
MARCELO NÓBREGA, professor de genética humana, Universidade de Chicago (EUA), à Folha



AH, NÃO DEIXEM DE LER O ARTIGO ANTERIOR A ESTE QUE TAMBÉM POSTEI HOJE!!
--
PASTOR GERSON
A IGREJA DE DEUS NO BRASIL
"O lugar para adorar a Deus"

TIRANDO O ATRASO


Há dois finais de semana estive viajando para Inácio Martins-PR visitando nosso pastor José Padilha e a igreja local. Eu estava exausto, mas faz parte, não é? Peço oração por aquela igreja preciosa, pois estão passando por momentos difíceis e decisivos.
Final de semana passado estive com membros da diretoria nacional de A Igreja de Deus no Brasil e nosso presidente nacional bispo Adan Alvear em Paulínia - SP. Tratamos do futuro da Obra de Deus e dos preparativos da nossa 50ª convenção e portanto dos 50 anos de nossa igreja. Até aqui o Senhor nos ajudou. A idéia original era voltar direto para Curitiba mas, somando o desejo que estava em meu coração ao do coração de minha esposa acompanhei o pastor Jefferson Souza para visitar o bispo Robert Lambeth em uma de suas igrejas em Campinas. Todos nós fomos muitissimamente bem tratados por este homem de Deus. Ficam registrados aqui meus sinceros agradecimentos ao bispo Robert. O culto foi especial, em vários momentos senti Deus agindo de uma forma muito especial naquela igreja. Tenho certeza que várias pessoas foram visitadas pelo Senhor naquela noite. Certamente havia muita oração precedendo aquele culto.

terça-feira, maio 04, 2010

O SOLDADO DESCONHECIDO


Por Miriam Alvear
Neste domingo dia 02/05, participamos da santa-ceia. É muito especial partcipar da comunhão com o corpo de Cristo. Desejo comentar um pouco da mensagem pregada pelo pastor Gerson Alvear antes da ceia.
O texto base bíblico para a mensagem foi: II Coríntios 8:18 e 22, O título da mensagem foi "O Soldado Desconhecido".
O Apostolo Paulo enviou Tito à  igreja de Corinto. Tendo a Bíblia registrado seu nome, sabemos a boa obra desse homem de Deus naquele lugar. O que muitas vezes não nos chama a atenção é que a Bíblia relata que junto com Tito foi enviado um outro "irmão cujo louvor no evangelho está espalhado em TODAS as igrejas". Quem é ele? Porque o nome de alguém tão especial não foi mencionado?
Todas essas perguntas foram lançadas para nossa reflexão na mensagem. É verdade que não sabemos ao certo porque ocultar o nome desse homem valoroso, mas o testemunho dele como um cristão zeloso, honesto, não só diante do Senhor, mas também diante dos homens foi registrado (II Cor 8:22) e ainda hoje podemos tê-lo como exemplo a ser seguido.
É muito interessante que muitos na igreja se recusam a trabalhar nos bastidores. Como esposa de pastor, percebo que muito do sofrimento que a liderança eclesiástica enfrenta é manter a motivação no coração das pessoas para que não desistam de suas tarefas. De tempos em tempos as pessoas querem um elogio e reconhecimento. Quando esquecemos de elogiar o trabalho feito, é muito comum que alguém se revolte ou fique "de beicinho virado".
 Olhando para esse soldado desconhecido, vejo alguém que não se importava em aparecer, alguém que compreendeu o que é ser cristão. Ele perpetuou seu testemunho, não seu nome. Ele trabalhou por algo maior que si mesmo, a igreja. Com certeza, se hoje conhecemos a verdade, o nome de Jesus, e somos salvos, é devido há um grande exército de homens e mulheres que trabalharam e amaram mais a Jesus do que posição. Que Deus nos ajude hoje a sermos bons soldados, mesmo que ocultos, porem que o fruto de nossa dedicação se perpetue. Se Jesus demorar mais centenas de anos (o que eu não creio), que meus filhos, netos, bisnetos, e todas as gerações seguintes ainda sejam impactadas por meu amor a Jesus e o meu trabalho em sua obra.