sexta-feira, fevereiro 04, 2011

O Batismo em água em nome de Jesus


Batismo: palavra que significa literalmente submergir ou mergulhar.

Este ato de obediência, fé, e salvação é uma ordem (comissão) dada pelo próprio Senhor Jesus Cristo.

Onde encontramos esta ordem na Biblia?

Mateus 28:19Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em NOME do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”.

Como esta comissão foi obedecida? Temos a resposta nos seguintes textos bíblicos:

Ordem obedecida:

1. Nos judeus no dia de Pentecostes: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em NOME DE JESUS CRISTO para perdão dos pecados...Atos 2:38.

2. Nos samaritanos: “...Somente eram batizados em nome do SENHOR JESUS”. Atos 8:16.

3. Nos gentios na casa de Cornélio: ”Mandou, pois, que fossem batizados em NOME DE JESUS CRISTOAtos 10:48 (Versão João Ferreira de Almeida segundo os melhores textos em grego e hebraico).
Explicação: Há um só SENHOR (Efésios 4:5) e JESUS é o seu Nome (João 13:13).

4. Nos efésios: “E os que ouviram foram batizados em nome do SENHOR JESUS”. Atos 19:5.

5. No apóstolo Paulo, escritor de quase metade do Novo Testamento: “E agora o que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando O NOME DO SENHOR”. Atos 22:16. Atos 9:5Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou JESUS, a quem tu persegues”.

6. Nos Romanos: “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em JESUS CRISTO, fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte...Romanos 6:3,4.

7. Nos coríntios: “Quero dizer, com isso, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo. Está Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por vós ou fostes vós batizados em NOME de Paulo?I Coríntios 1:11-13. Quem foi crucificado em favor dos coríntios? JESUS. Em NOME de quem foram batizados? JESUS. O contexto não permite outra resposta, porque a menos que eles tivessem sido batizados em NOME DE JESUS, o argumento de Paulo não teria significado algum.

8. Nos gálatas: “Porque todos quantos fostes batizados em CRISTO já vos revestistes de Cristo”. Gálatas 3:27.

9. Nos colossenses: “...Sepultados com ELE (Jesus) no batismo...Colossenses 2:12. Em Mateus 28:19 Jesus deu uma comissão aos apóstolos (Ninguém foi batizado em Mateus 28:19). Ela foi obedecida em Atos 2:38.

É importante observar que os apóstolos OBEDECERAM à grande comissão (por exemplo em Atos 2:38) depois de receberem o batismo com o Espírito Santo. O que obviamente indica que estavam cheios do próprio Espírito Santo. Jesus Cristo havia dito que este Espírito os guiaria a TODA a verdade.

Qual o motivo para batizar em nome de Jesus? Ele é o nome de Salvação!

Deus se manifestou aos homens como PAI (Criador), Filho (Salvador) e Espírito Santo (Consolador), mas ele tem um NOME, seu nome é JESUS. Jesus é o Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Cristo mandou seus discípulos batizarem todas as nações neste nome. Em uma passagem paralela a Mateus 28:19, isto é,  Lucas 24: 47 lemos as seguintes afirmações: “e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém”.
Jesus é o nome de Deus para a salvação. “E em nenhum outro há salvação... nenhum outro nome, (NOME de JESUS) há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” Atos 4:12.



Nome do Pai, Filho e Espírito Santo

O Nome do Pai

O Filho de Deus “herdou mais excelente nomeHebreus 1:4. Qual é o nome que ele herdou: O NOME DE SEU PAI. Cada filho herda o nome de seu Pai. Jesus disse: “EU VIM EM NOME DE MEU PAIJoão 5:53. JESUS é o nome do Pai. Ele disse: “Quem vê a mim, vê o Pai". João 14:9. O nome de Jesus é o nome do “PAI DA ETERNIDADE” (Isaías 9:6).

Para melhor compreensão de que o nome de Jesus é o nome do Pai, compare estes dois versículos:“Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles” (Hebreus 1: 4). “Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai, do qual toda família nos céus e na terra toma o nome” (Efésios 3: 15).

Ele herdou este nome, e nós também devemos receber este nome no batismo.

O Nome do Filho

Ela dará à luz um FILHO e lhe porás o NOME de JESUSMateus 1:21. “E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um FILHO, e pôr-lhe-ás o NOME de JESUSLucas 1:31. Ele era um Filho, mas seu nome era Jesus. Quando ele nasceu “foi lhe dado o NOME de JESUSLucas 2:21.

O Nome do Espírito Santo

Jesus disse que o Espírito Santo seria enviado “EM MEU NOMEJoão 14:26. ele disse: “E eu rogarei ai Pai, e ele vos dará outro Consolador (o Espírito Santo), a fim de que fique convosco para sempre... Vós o conheceis; porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei orfãos. Voltarei para vósJoão 14:16-18. O Espírito Santo é “CRISTO EM VÓS, a esperança da glóriaColossenses 1:27.

Podemos afirmar com certeza, que os apóstolos de Jesus Cristo, que ouviram as palavras dele em Mateus 28:19, deram a interpretação certa à grande comissão.

Eles obedeceram a comissão quando batizaram todos em nome do Jesus, pois, JESUS é o NOME do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Jesus é o nome de Deus para Salvação, já que Jesus significa Jeová Salvador ou Salvação de Jeová. Lembre que Jesus deu as chaves do reino dos céus ao apóstolo Pedro em Mateus 16:18, 19. Lemos em Lucas 24:24 que Jesus abriu o entendimento dos apóstolos “para compreenderem as Escrituras”. Os apóstolos eram “aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho”. I Pedro 1:12, e que eles estavam cheios do Espírito Santo quando assim fizeram.

Esta é a razão por bíblica porque as palavras “Pai, Filho e Espírito Santo” nunca foram repetidas ou utilizadas como fórmula para o batismo. Jesus não queria que eles repetissem as palavras, mas usassem o NOME que salva. A ÚNICA MANEIRA DE SE OBEDECER A MATEUS 28:19 É BATIZAR NO NOME DE JESUS como os apóstolos de Cristo, e como toda a Igreja Primitiva fazia. (Porque praticar uma coisa que NUNCA foi efetuada na Bíblia?)


BATISMO E A SALVAÇÃO

Segundo a Bíblia para que serve o batismo em nome de Jesus?

Atos 2:38Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”.

Atos 22:16Agora por que te demoras? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor”.

Resposta: Perdão dos pecados.

Batismo em nome de Jesus está associado à salvação e fé?

São Marcos 16:16Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”.

I Pedro 3:21 "Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo".

Atos 10:43A ele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome”.

São João 3:5Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do espírito, não pode entrar no reino de Deus”.

Resposta: Sim, a própria palavra de Deus assim o diz, além disto, o batismo é para perdão dos pecados como vimos na resposta acima.


O que acontece durante o batismo em nome de Jesus?

Gálatas 3:27Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo”.

Romanos 6: 3, 4Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida”.

Colossenses 2: 11,12No qual também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos no despojar do corpo da carne, a saber, a circuncisão de Cristo; tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos”.

Resposta: Ao sermos batizados em nome de Jesus Cristo, nos revestimos de Cristo, participamos de sua morte (sua morte se torna realidade em nossas vidas e, portanto o perdão de nossos pecados), e temos um pacto para sermos povo de Deus com a circuncisão de Cristo (Circuncisão era um pacto de Deus para com Seu povo. Somente quem era circuncidado pertencia ao povo de Deus).

Houve rebatizmo na Bíblia? Em que caso isto ocorreu?

Atos 19:3-5Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus”.

Resposta: Sim. Ocorreu porque tinham sido batizados, mas não em nome do Senhor Jesus Cristo.

Há contradição em Mateus 28:19 e Atos 2:38, e o que eles tem em comum?

Atos 2:38Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”.-- Mateus 28:19Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

Resposta: A Bíblia não tem contradições, porém muitas vezes não é perfeitamente compreendida. O que os dois versículos têm em comum é o NOME. Em relação ao batismo, a Bíblia jamais menciona uma fórmula, sempre menciona NOME. Nome em singular e não plural (nomes). Em Mateus houve a ordem de se utilizar o nome; em Atos o nome foi usado. Foi o nome de Jesus.

Nenhum comentário: