sábado, fevereiro 12, 2011

Virgem Maria

O Brasil é um país Católico, tendo como principal de suas características a devoção à Maria, mãe de Jesus.
Quem e como era Maria? Tendo nascido mais de 2000 anos atrás restam poucas evidências de quem ela realmente era. A única fonte confiável que nos restou é a Bíblia. Sendo esta a verdade e a Palavra de Deus.
Volto a perguntar quem é Maria mãe de Jesus? É muito importante responder esta pergunta adequadamente. O catecismo da Igreja Católica ensina: "Maria permaneceu Virgem concebendo seu Filho, Virgem ao dá-lo à luz, Virgem ao carregá-lo, Virgem ao alimentá-lo de seu seio, Virgem sempre" (C.I.C. p 143, #510).
Pegue sua Bíblia e acompanhe...
A Bíblia porém diz: "e teve a seu filho primogênito; envolveu-o em faixas e o deitou em uma manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem". Lucas 2:7. Primogênito significa primeiro filho. Já unigênito é único filho. Será porque a Bíblia usa a palavra primôgênito?
A Bíblia  em Mateus 13: 55,56 afirma que Jesus tinha vários irmãos, chegando a citar o nome deles: "Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, José, Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isto?"

Mas não fica só nisto. Marcos 6:3 confirma e diz: "Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, de José, de Judas e de Simão? e não estão aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se dele".

Alguns dizem que quando a Bíblia fala dos irmãos e irmãs de Jesus, fala assim, porque o hebraico e o aramaico não diferenciam graus de parentesco próximo como primos e/ou tios. Isto é, primos e irmãos  não se diferenciam um do outro. Este argumento seria muito válido se esta informação se encontrasse somente no livro de Mateus, que segundo os estudiosos foi escrito em aramaico. Porém encontramos a mesma passagem escrita em Marcos, que foi escrito em grego.
Qual é a importância de estar escrito em grego? É porque em grego se usa a palavra adelfós para irmão, adelfê para irmã, anepiós para primo, e suggenis ou suggeneês para prima.
No original grego a Bíblia afirma que Jesus tinha adelfós e adelfês. Isto é irmãos e irmãs.
É desta maneira que sabemos que em Lucas 1:36 Isabel é prima e não irmã de Maria. E mais importante ainda que Tiago é irmão carnal do Senhor (Jesus) em Gálatas 1: 19. Lá podemos ler: "Mas não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor".

Se estes de fato fossem primos de Jesus, porque até Bíblia católica deixa registrado que estes são irmãos do Senhor?
Outra pergunta precisa ser respondida: Se segundo a Bíblia, Maria foi virgem até a Conceição de Jesus Cristo, e depois teve filhos e filhas; Quem é a Virgem Maria que os católicos veneram? Seria esta de fato a mãe de Jesus? E se for porque há tanta discrepância entre uma Maria e a "outra"?
Quem e como era Maria?

Nenhum comentário: