terça-feira, março 08, 2011

Segunda pessoa da trindade

Um dos pilares da doutrina da trindade é a crença de que Jesus Cristo, a 2a pessoa da trindade tem filiação eterna ao Pai.
O que ensina a Bíblia a respeito?
Deus tem um filho? Sim, esta é uma das doutrinas centrais da Bíblia. Podemos conferir (por exemplo) os seguintes versículos bíblicos:
Novo Testamento:
1. Lc 1: 32 "...Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo..."
2. Lc 1:35 "...pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus."
Velho Testamento:
1. Sl 2:7 "Recitarei o decreto: O Senhor me disse: Tu és meu filho, eu hoje te gerei."
Também podemos encontrar esta passagem em Hebreus 1: 5, onde lemos: "Porque a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu filho, hoje te gerei? E Outra vez: Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho?"
Estes versículos nos bastam para ter uma rápida ideia do que a Bíblia nos tem a dizer. Há muitos outros versículos que chamam Jesus de filho, ou filho de Deus; porém não há um único sequer que o chame DEUS FILHO. Em nenhuma passagem Bíblica Jesus Cristo é assim chamado, tampouco qualquer outro ser mencionado na Bíblia. Se nos debruçarmos sobre estes termos chegamos à obvia conclusão que Deus Filho significa algo bem diferente à filho de Deus.
O necessário notarmos, nos versículos supra citados, que quando a filiação de Jesus Cristo é mencionada, se coloca um determinado "tempo". Em Sl 2: 7 vemos um "HOJE" profético que se cumpriu com o nascimento de Jesus Cristo (Lc 1:35 "...pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus."). Se vê que a Bíblia fala: "... será chamado Filho de Deus." Vemos que esta passagem do Antigo Testamento (Sl 2:7) se cumpriu no Novo Testamento (Lc 1:35). Depois disto o Santo que havia nascido passou a ser chamado Filho de Deus (Lc 1: 35 ...O Santo que de ti há de nascer será chamado Filho de Deus.")
Isto indica claramente que o filho de Deus passou existir a partir de um determinado período de tempo. Se por um lado a Bíblia é clara em afirmar que ele veio a existir em um tempo determinado, há outras verdades a serem consideradas.
Neste momento vem a grande e importante pergunta: O que fazer então com versículos que dão a entender a preexistência do filho de Deus? Passagens como: João 1: 2,3 "Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez."
Prezado leitor, estas lindas passagens bíblicas não apresentam contradição! Ao contrário, se complementam, como veremos no transcorrer deste texto.
Para maiores esclarecimentos veremos um pouquinho mais daquele que haveria de nascer num determinado tempo profeticamente chamado HOJE, que se cumpriu no nascimento virginal de Maria em Belém de Judá.
A Bíblia o chama de "O Princípio da criação de Deus" em Ap 3: 14b; e o "primogênito de toda criação" em Col 1: 15.
Que maravilhoso. A primeira "coisa" CRIADA por Deus, foi o Filho de Deus, Jesus Cristo. A Bíblia também revela em Rom 4:17b “Deus, que vivifica os mortos, e chama as coisas que não são, como se já fossem.”
Aquele que é chamado filho de Deus, segundo a Bíblia é uma criatura. Isto pode parecer estranho, mas é um fato bíblico. Jesus estava na mente de Deus, nos pensamentos criativos de Deus. Todas as coisas que foram criadas foram feitas a partir da concepção do plano de fazer Jesus Cristo nascer. Todas as coisas foram feitas por ele e para ele. Todo o universo, enfim a criação de Deus, foi criada em função da ideia do nascimento de Jesus Cristo num determinado tempo. De fato Jesus Cristo é a “pedra fundamental de todo o universo e o centro da história do mesmo. Gostaria de citar outro versículo para fundamentar minhas afirmações no parágrafo acima:
Ap 13: 8 "... escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo."
Não preciso provar que Jesus Cristo é o Cordeiro, portanto vou me ater à seguinte frase: “cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo". Qualquer cristão sabe que isto aconteceu aproximadamente 33 anos depois de nascimento de Jesus. Mais ainda, aconteceu uns 4000 anos depois da criação do mundo. Como pode a Bíblia afirmar "morto desde a fundação do mundo”? Isto só seria possível nos planos de Deus. Por isto podemos afirmar que Jesus Cristo, o Filho de Deus sempre existiu nos planos de Deus, (foi sua primeira criação) e efetivamente passou a existir quando nasceu em Belém. Afinal de contas temos um Deus que “chama as coisas que não são, como se já fossem” (Romanos 4:17). No entanto ainda temos alguns importantes aspectos deste ser maravilhoso Jesus Cristo que devem ser analisados.
Qualquer pessoa que tenha conhecimento bíblico afirmará que Jesus Cristo não era somente 100% homem / humano, portanto uma criatura de Deus que cresceu como filho de carpinteiro, que tinha sono, fome, chorou, se alegrou, se angustiou, morreu e ressuscitou. Por outro lado sabemos também que ele era 100% Deus.
Jesus não era o filho "eterno" de Deus (a Bíblia jamais o afirma), mas de fato começou a existir num determinado tempo (isto sim a Bíblia afirma).
O Filho de Deus era a parte humana de Jesus Cristo, também chamada de "cordeiro, véu (carne), tabernáculo (habitação). É disso que o apóstolo Paulo falava em I Timóteo 2:5 “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”. Não podemos nos esquecer de que ele também era 100% Deus. Porém acerca deste Jesus Cristo homem, que ao mesmo tempo era o Deus Altíssimo, a Bíblia declara em Col 2 : 9 "porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade." (Em II Cor 5: 19 aprendemos que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo).
Não havendo, portanto respaldo Bíblico para "Deus Filho", e sim filho de Deus, a doutrina da trindade fica muito ameaçada. De fato ela nem pode subsistir, porém antes de falar que a doutrina da trindade não pode subsistir Biblicamente estarei colocando outros fatos importantes à sua disposição.
Deut. 6: 4-9 – Deus afirma de uma forma muito veemente que ele é o único Senhor, ele diz para colocarmos estas palavras em nossos corações, e para intimarmos isto aos nossos filhos e lhes falar a este respeito, falar nisto assentados em nossa casa, ao nos deitarmos e levantarmos, ter isto como sinal em nossas mãos e testeiras; escreve-las nos umbrais das portas e nas casas. Quanta ênfase.
Raciocine comigo (Estarei usando apenas o livro de Isaias para provar o que quero afirmar, poderia usar muitas outras passagens de outros livros Bíblicos):
Em Isaias 43:11 Deus (Jeová, ou Deus Pai) diz que ele é o Senhor e fora dele não há salvador. Se Jesus Cristo era habitado pela plenitude da Divindade (Col. 2:9) e isto é verdade; ao contrário que só Deus Filho habitasse nele, isto não seria possível (não seria a "plenitude").
Isaias 44:6 Afirma que Deus (Jeová) é o primeiro e o último, e em Apocalipse 1: 8 Jesus Cristo faz as mesmas afirmações, como isto seria possível se houvesse um Deus Filho como primogênito de toda a criação ou princípio da criação e, não o Filho de Deus?
O Final de Isaias 44:8 diz: "Não, não há outra Rocha (se referindo a outro deus) que eu conheça." Como isto é possível se há um Deus Filho? Deus estaria mentindo, mas como há um Filho de Deus isto é perfeitamente possível, pois ele era habitado por este ÚNICO SENHOR (Deut. 6: 4) em toda a sua plenitude (Col. 2:9).
Como que Deus (Jeová ou Deus Pai) poderia afirmar que fora dele não haveria Deus em Isaias 45:5 se há um "Deus Filho?" Mas isto se torna possível com o Filho de Deus. Por isto ele pode afirmar em Isaias 45: 18b. "Eu sou o Senhor e não há outro". Veja também Isaias 44:6,8.
Creio que pude provar que Deus Filho é algo inventado para poder explicar uma doutrina que para existir precisa de palavras como: co-igual, co-eterno. Palavras que jamais são encontradas na Bíblia. Além disso foi preciso inventar o mistério da trindade; algo que a Bíblia sequer menciona. Se utiliza a palavra semelhante, quando de fato e de verdade Deus afirma categoricamente que não. Todo trinitário é forçado a afirmar que Jesus Cristo é co-igual co-eterno a Deus Pai. Enfim, se afirma que ele é igual ou semelhante a Deus Pai. Mas ele próprio afirma que é menor que o Pai em João 14: 28c : “...porque o Pai é maior do que eu”.
Se portanto não existe Deus Filho, mas sim Filho de Deus, também não existe trindade. De fato há somente um Deus.
Deste modo se explica com muita facilidade a controvérsia da formula batismal: Jesus disse em Mateus 28:19 – Pai, Filho e Espírito Santo e em Atos 2:38 todos foram batizados em nome do Sr. Jesus Cristo, de igual maneira em Atos 8:16; Atos 10:48 (na versão segundo os melhores textos em Grego e Hebraico) e Atos 19:5, além de outras 5 passagens Bíblicas.
Desta maneira se explica muitas das aparentes contradições da Bíblia, e a trindade não é mais mistério para ninguém, pois se chega a conclusão de que há um sé Deus, manifesto como Pai na criação, como filho na redenção, e como Espírito Santo habitando em nós que somos sua igreja.
Agora nesta altura da explicação já posso afirmar que ele não é Deus Filho, mas sim como a Bíblia o chama: Filho de Deus.
Pastor Gerson

Nenhum comentário: