sexta-feira, julho 06, 2012

Aparência é tudo


O SACRIFÍCIO ACEITÁVEL




Com que me apresentarei ao SENHOR, e me inclinarei diante do Deus Altíssimo? Apresentar-me-ei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano? Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros, ou de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu ventre pelo pecado da minha alma?
Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a e andes humildemente com o teu Deus?  Miquéias 6:6-8

O que há de errado? O que mais devemos fazer? Já não fazemos tudo direitinho? Esta era a pergunta. Nós já praticamos todos os rituais e cerimônias nos mínimos detalhes. Será que dá para satisfazer a Deus?
O fato é que Deus não queria aceitar sacrifícios que viessem de pessoas que não tinham compromisso com Deus. Ele vê além das aparências. Ele vê a razão pela qual temos nossa vida religiosa. Ele vê se há sinceridade. É possível participarmos de um culto a Deus, fazendo tudo rigorosamente certo e ser desagradáveis a Deus a ponto dele precisar advertir seu povo? É Certo que sim. Um exemplo disto eram os fariseus que oravam em todo o lugar, mas simplesmente para mostrar sua “santidade”, não para estar na presença de Deus. Da mesma forma é possível pregar “bonito” só para mostrar quão bem falamos, e não para trazer um recado da parte de Deus. É possível darmos nosso dízimo ou oferta só por interesse nas bênçãos de Deus ou para demonstrar nossa espiritualidade como fizeram Ananias e Safira em Atos 5. Podemos fazer a coisa certa pelo motivo errado. Devemos observar que Deus nos exorta a viver uma vida condizente com os louvores e adoração que lhe prestamos.
Se nossa vida é uma vida santa e justa, também nossos “sacrifícios” Lhe são agradáveis.

Nenhum comentário: