sábado, outubro 20, 2012

SALVAÇÃO E BATISMO

SALVAÇÃO: do grego sozo.

O ponto central de toda a questão da salvação realizada por Jesus Cristo é o perdão dos pecados.



Portanto a pergunta a ser respondida é: Como tornar a salvação uma realidade em minha vida? Posso dizer que a "cruz se tornou realidade" em minha vida? Baseado em que?

De outra forma esta mesma pergunta é formulada por Myer Pearlman - O Senhor Jesus Cristo pela sua morte expiatória, comprou a salvação para os homens. Mas como ela é recebida pelos homens para que se torne uma realidade experimental?

Porque a salvação é importante?

Devemos compreender que o pecado é principalmente cometido contra Deus, apesar das suas consequências muitas vezes apenas se tornaremem perceptíveis no ser humano. 

SEVERA, um teólogo afirma: – Aquele que não for salvo, perecerá, quer dizer, sofrerá todos os efeitos dos seus pecados, incluindo a separação eterna de Deus e as terríveis angústias no estado de perdição.

Portanto é de suma importância sabermos como na opinião de Deus (Bíblia), este processo salvífico é operado.

Para melhor compreensão, vou definir melhor o que é a Salvação Bíblica:

Z. A. SEVERA (1999) - "No V. T. a salvação de Deus era o livramento da doença, da morte, do cativeiro, do inimigo, e o escapar de toda a espécie de males. Tinha mais sentido de livramento de coisas desta vida e do mundo temporal e visível do que sentido espiritual. No N. T., salvação passou a significar primeiramente livramento do pecado e seus efeitos". 

Em outro texto Zacarias de Aguiar SEVERA (1999 p.269) define salvação como: "Salvação é o livramento do pecado e seus efeitos, mediante a ação graciosa de Deus em Cristo, para uma vida de glória em Deus, numa nova ordem de existência eterna."

  • A salvação representa o fim que todo aquele que crê deseja alcançar pela fé. "Obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma" I Pedro 1:9 

Muito é dito a respeito da salvação na Bíblia. Creio que vale a pena destacar, e importante frisar o ensinamento bíblico de que sem ser batizado em nome de Jesus não há salvação em seu sentido pleno. 

Vou ampliar aos poucos a compreensão sobre este assunto: 


1). Ninguém salva-se a si mesmo, a graça do Senhor Jesus é que as salva: 

  • "Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também". Atos 15:11 
  • "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9 

2). A morte e ressurreição de Jesus Cristo é a causa de salvação eterna: 

  • "E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem. Hebreus 5:9
3). A condição para a salvação está estreitamente vinculada ao nome de Jesus. É na invocação de Seu Nome que está o segredo. 
  • "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" Romanos 10:13; Joel 3:5 
  • "E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados". Mateus 1:21
  • "Em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." Atos 4:12 
  • "A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele creem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome". Atos 10:43
  • "E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém". Lucas 24:47
4). Mas é em passagens que falam sobre o batismo, é onde mais aprendemos. Pois é onde estas verdades se encontram amalgamadas (invocar o nome do Senhor, aplicação do sangue de Cristo, e perdão de pecados): 
  • "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo". Atos 2:38. 
  • E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor (Jesus). Atos 22:16, Atos 9:5
É por isto que examinaremos outras passagens bíblicas sobre o batismo que se mostram muito esclarecedoras. Você participa da salvação bíblica apresentada nestas passágens? Você já foi batizado em nome de Jesus Cristo?

a) No batismo somos revestidos de Cristo.
  •  "Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo". Gálatas 3:27
b) Somos sepultados com ele em sua morte, pelo batismo.
  •  "Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida." Romanos 6: 3, 4

c) Temos uma aliança com Deus através do batismo.
  •  "No qual também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos no despojar do corpo da carne, a saber, a circuncisão de Cristo; tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos". Colossenses 2: 11,12

Portanto, se batizados em nome de Jesus Cristo, nos revestimos de Cristo, participamos de sua morte (sua morte se torna realidade em nossas vidas, e portanto o perdão de nossos pecados), e temos um pacto para sermos povo de Deus com a circuncisão de Cristo (Circuncisão era um pacto de Deus para com Seu povo. Somente quem era circuncidado pertencia ao povo de Deus).

O fato é que no momento do batismo a cruz se torna realidade na vida daquele que crê. Se participa de sua morte (sangue). É também importante notar que se há salvação no nome de Jesus, e todo aquele que invocar o seu nome será salvo, Atos 2:38 faz sentido quando diz que o batismo deve ser feito em nome de Jesus Cristo para perdão (remissão) dos pecados. Leia novament este versículo:

  • "E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo". Atos 2:38. 

É no batismo que todos os elementos, necessários para salvação, se unem num só lugar e evento: A fé (não tratada neste estudo), arrependimento (não tratado neste estudo), invocar o nome do Senhor, e o precioso sangue de Cristo.
É POR ISTO QUE O BATISMO EM NOME DE JESUS CRISTO É PARA PERDÃO DOS PECADOS. PREZADO LEITOR... VOCÊ JÁ FOI BATIZADO EM NOME DE JESUS CRISTO?
Deus lhe abençoe,
Pastor Gerson

Nenhum comentário: