ASSIM CREMOS

ASSIM CREMOS
Pontos fundamentais da nossa fé:
Igreja: Cremos que “A Igreja de Deus no Brasil” é a continuação da Igreja do Senhor Jesus Cristo nascida em Jerusalém (Atos 2) no dia de Pentecostes, três séculos antes da igreja Católica Romana ter sido instituída pelo imperador Constantino.
Deus: Cremos que há um único Deus, manifesto como Pai na criação, como Filho na redenção e como Espírito Santo na Igreja. Não cremos em três pessoas (termo não bíblico que confunde e dá margem à interpretações errôneas), mas três diferentes manifestações do Único e Verdadeiro Deus (Deuteronômio 6:4; Isaías 9:6; Isaías 44:6-8; João 1:1-14; I João 5:20; Mateus 28:18,19).
Santidade: Cremos que Deus deseja que seu povo tenha completa separação de todo o pecado (Hebreus 12:14; I Tessalonicenses 4:3), e que ele nos ajuda viver desta maneira.
Doutrina Básica: Cremos que três passos são fundamentais para a salvação. Tem sido assim para a Igreja desde sua fundação no dia de Pentecostes. São a base fundamental da salvação completa e perfeita que a Bíblia dá por modelo à Igreja. Os encontramos em Atos 2:38 “Disse lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”. Estes são os três passos baseados na Palavra de Deus:
a) Arrependimento;
b) Batismo em água: por imersão administrando em NOME DE JESUS CRISTO para perdão dos pecados;
c) Batismo do Espírito Santo: tendo por sinal o falar em línguas estranhas conforme o Espírito Santo conceder (confira também Atos 10:44-48).
 Você poderá ler mais detalhes a respeito destes três passos mais adiante.
 
DÍZIMOS E OFERTAS
O Dízimo é o plano financeiro estabelecido por Deus para prover as necessidades de sua Obra e do Ministério. Segundo a Bíblia, os ministros que trabalham na Obra de Deus devem ter o privilégio de viver deste sistema financeiro divino. Originalmente é consagrado exclusivamente para Deus (Levíticos 27:31,32) que por sua vez, transfere este direito aos ministros do Seu altar que, também devem dizimar do que recebem. (Números 18:21,24,26,28) O dizimar contém as maiores promessas de prosperidade para o povo de Deus (Malaquias 3:8). São promessas de bênçãos materiais, morais, familiares e nacionais. Quem não paga o Dízimo se priva destas bênçãos divinas, isto é, fecham as janelas dos Céus. Este plano divino não foi revogado por Jesus ou pelos apóstolos. O Dízimo é uma obrigação e dívida de nossa prosperidade a Deus e, por isto, não pode ser dado em forma de oferta. Dízimo significa a décima parte do todo (10%).
O sistema de ofertas pode ser estabelecido na forma que a igreja local determinar, sendo separadas para as necessidades de manutenção do Templo.
IDOLATRIA:
Cremos que Deus é terminantemente contra a idolatria, e que a Bíblia nos adverte para dela fugirmos (I João 5:21). Cremos baseados nas Sagradas Escrituras que a idolatria se caracteriza por adoração (Êxodo 20:4-6), veneração (Levítico 26:1, Isaías 2:8), oração (Isaías 44:8-20) ou busca do sobrenatural através de tudo que substitua Deus como revelado na Bíblia, ou seja, mediador entre Deus e os homens. O único caminho para Deus e mediador entre este e os homens é Jesus Cristo. (João 14:6, I Timóteo 2:5).
A Palavra de Deus chega a afirmar que a idolatria é culto aos demônios, (Deuteronômio 32:17, Salmos 106:36,37 e I Coríntios 10:19-21). O que explica falsos milagres, sinais e maravilhas de mentira bem como benefícios físicos e materiais. Benefícios que na verdade acabam sendo extremamente prejudiciais já que enganam as pessoas e as levam para longe da vontade de Deus. (II Tessalonicenses 2.9; Apocalipse 13.2-8,13; 16.13-14; 19.20) Sem dúvida, esse poder demoníaco contribui, às vezes, para a prosperidade dos ímpios (Salmos 10:2-6; 37:16, 35; 49:6; 73:3-12). Por isto Deus declara que o homem que faz o ídolo é maldito (Deuteronômio 27:15). Cremos que o destino final dos idólatras é o inferno (Apocalipse 21:8; 22:15).
Cremos que as características do ídolo sejam: “Obra das mãos do homem. Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem; têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta” (Ler Salmo 115).
O Batismo em água em nome de Jesus

O Batismo, palavra que significa literalmente submergir ou mergulhar, é uma ordem dada pelo próprio Senhor Jesus Cristo.
Ordem dada:
Mateus 28:19 “Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em NOME do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”.
Veremos a seguir como esta comissão foi obedecida, ao reproduzir todos os textos bíblicos que revelam como os batismos foram realizados.
Comissão obedecida:
1.    Os judeus no dia de Pentecostes: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em NOME DE JESUS CRISTO para perdão dos pecados...” Atos 2:38.
2.    Os samaritanos: “...Somente eram batizados em nome do SENHOR JESUS”. Atos 8:16.
3.    Os gentios na casa de Cornélio: ”Mandou, pois, que fossem batizados em NOME DE JESUS CRISTO” Atos 10:48 (Versão João Ferreira de Almeida segundo os melhores textos em grego e hebraico). Há um só SENHOR (Efésios 4:5) e JESUS é o seu Nome (João 13:13).
4.    Os efésios: “E os que ouviram foram batizados em nome do SENHOR JESUS”. Atos 19:5.
5.    O Apóstolo Paulo, escritor de quase metade do Novo Testamento: “E agora o que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando O NOME DO SENHOR”. Atos 22:16. “Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues”- Atos 9:5
6.    Os romanos: “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em JESUS CRISTO, fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte...” Romanos 6:3,4.
7.    Os coríntios: “Quero dizer, com isso, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo. Está Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por vós ou fostes vós batizados em NOME de Paulo?” I Coríntios 1:11-13. Quem foi crucificado em favor dos coríntios? JESUS. Em NOME de quem foram batizados? JESUS. O contexto não permite outra resposta, porque a menos que eles tivessem sido batizados em NOME DE JESUS, o argumento de Paulo não teria significado algum.
8.    Os gálatas: “Porque todos quantos fostes batizados em CRISTO já vos revestistes de Cristo”- Gálatas 3:27.
9.    Os colossenses: “...Sepultados com ELE (Jesus) no batismo...” Colossenses 2:12. Em Mateus 28:19 Jesus deu uma comissão aos apóstolos (Ninguém foi batizado em Mateus 28:19). Ela foi obedecida apartir de Atos 2:38.
É importante observar que os apóstolos OBEDECERAM à grande comissão, por exemplo, em Atos 2:38. Depois de receberem o batismo com o Espírito Santo, obviamente estando cheios do próprio Espírito Santo. Jesus Cristo havia dito que este Espírito os guiaria a TODA a verdade.
 
O nome de Salvação
Deus se manifestou aos homens como PAI (Criador), Filho (Salvador) e Espírito Santo (Consolador), mas ele tem um NOME, seu nome é JESUS. Jesus é o Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Cristo mandou seus discípulos batizarem todas as nações neste nome. Lucas 24: 47, em um passágem paralela a Mateus 28:19 lemos as seguintes afirmações: “e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém”. Jesus é o nome de Deus para a salvação. “E em nenhum outro há salvação... nenhum outro nome (NOME de JESUS) há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” Atos 4:12.
Nome do Pai, Filho e Espírito Santo
O Nome do Pai
O Filho de Deus “herdou mais excelente nome” - Hebreus 1:4. Qual é o nome que ele herdou: O NOME DE SEU PAI. Cada filho herda o nome de seu Pai. Jesus disse: “EU VIM EM NOME DE MEU PAI” João 5:53. JESUS é o nome do Pai. Ele disse: “Quem vê a mim, vê o Pai” - João 14:9. O nome de Jesus é o nome do “PAI DA ETERNIDADE” (Isaías 9:6).            
Para melhor compreensão de que o nome de Jesus é o nome do Pai, compare estes dois versículos: “Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles” - (Hebreus 1: 4). “Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai, do qual toda família nos céus e na terra toma o nome” (Efésios 3: 15).
Ele herdou este nome, e nós também devemos receber este nome no batismo.
O Nome do Filho
“Ela dará à luz um FILHO e lhe porás o NOME de JESUS” - Mateus 1:21. “E eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um FILHO, e pôr-lhe-ás o NOME de JESUS” - Lucas 1:31. Ele era um Filho, mas seu nome era Jesus. Quando ele nasceu “foi lhe dado o NOME de JESUS” - Lucas 2:21.
O Nome do Espírito Santo
Jesus disse que o Espírito Santo seria enviado “EM MEU NOME” - João 14:26. Ele disse: “E eu rogarei ai Pai, e ele vos dará outro Consolador (o Espírito Santo), a fim de que fique convosco para sempre... Vós o conheceis; porque ele habita convosco e estará em vós. Não vos deixarei orfãos. Voltarei para vós” - João 14:16-18. O Espírito Santo é “CRISTO EM VÓS, a esperança da glória” - Colossenses 1:27.

Podemos afirmar com certeza, que os apóstolos de Jesus Cristo, que ouviram as palavras dele em Mateus 28:19, deram a interpretação certa à grande comissão.
Eles obedeceram a comissão quando batizaram todos em nome de Jesus, pois, JESUS é o NOME do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Jesus é o nome de Deus para Salvação, já que Jesus significa Jeová Salvador ou Salvação de Jeová.
Lembre que Jesus deu as chaves do reino dos céus ao apóstolo Pedro em Mateus 16:18, 19. Lemos em Lucas 24:24 que Jesus abriu o entendimento dos apóstolos “para compreenderem as Escrituras”. Os apóstolos eram “aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho” - I Pedro 1:12, e eles estavam cheios do Espírito Santo quando assim fizeram.
Esta é a razão bíblica porque as palavras “Pai, Filho e Espírito Santo” nunca foram repetidas ou utilizadas como fórmula para o batismo. Jesus não queria que eles repetíssem as palavras, mas usassem o NOME que salva. A ÚNICA MANEIRA DE SE OBEDECER A MATEUS 28:19 É BATIZAR NO NOME DE JESUS como os apóstolos de Cristo fizeram, e como toda a Igreja Primitiva fazia.

BATISMO E A SALVAÇÃO
Segundo a Bíblia para que serve o batismo em nome de Jesus?
Atos 2:38 “Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”.
Atos 22:16 “Agora por que te demoras? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor”.
Resposta: Perdão dos pecados.
Batismo em nome de Jesus está associado à salvação e fé?
Marcos 16:16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.
I Pedro 3:21 Que também, como uma verdadeira figura, agora vos salva, batismo, não do despojamento da imundícia da carne, mas da indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo.
Atos 10:43 “A ele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nele crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome”.
João 3:5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do espírito, não pode entrar no reino de Deus.
Resposta: Sim, a própria palavra de Deus afirma, e além disto o batismo é para perdão dos pecados como vimos na resposta acima.

O que acontece durante o batismo em nome de Jesus?
Gálatas 3:27 “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo”.
Romanos 6: 3, 4 “Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.”.
Colossenses 2: 11,12 “No qual também fostes circuncidados com a circuncisão não feita por mãos no despojar do corpo da carne, a saber, a circuncisão de Cristo; tendo sido sepultados com ele no batismo, no qual também fostes ressuscitados pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos”.
Resposta: Ao sermos batizados em nome de Jesus Cristo, nos revestimos de Cristo, participamos de sua morte (esta se torna realidade em nossas vidas, e portanto o perdão de nossos pecados), e temos um pacto para sermos povo de Deus com a circuncisão de Cristo (circuncisão era um pacto de Deus para com Seu povo. Somente quem era circuncidado pertencia ao povo de Deus).

Houve rebatismo na Bíblia? Em que caso isto ocorreu?
Atos 19:3-5 “Tornou-lhes ele: Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo respondeu: João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus. Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus”.
Resposta: Sim. Ocorreu porque apesar de terem sido batizados por João Batista (um grande homem de Deus), não tinham em nome do Senhor Jesus Cristo, e com isto não tinham alcançado perdão dos pecados. O batismo de João era para arrependimento, o em nome de Jesus é para perdão dos pecados.

Há contradição em Mateus 28:19 e Atos 2:38? E o que eles tem em comum?
Atos 2:38 “Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo”. Mateus 28:19 “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.
Resposta: A Bíblia não tem contradições, porém muitas vezes não é perfeitamente compreendida. O que os dois versículos têm em comum é o NOME. Nome em singular e não plural (nomes). Em Mateus houve a ordem de se utilizar o nome; em Atos o nome foi usado.

Batismo com o Espírito Santo.
Em Atos 2:4 lemos “... E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”.
 Ser cheio do Espírito Santo, ou ser batizado com o Espírito Santo, é se tornar a habitação, o templo do próprio Criador. É nascer de Deus (João 1:12). O Senhor Jesus Cristo ensinou a necessidade do homem nascer do Espírito para poder entrar no reino de Deus (João 3:1-21). Portanto, o batismo com o Espírito Santo é parte indispensável do processo de salvação.
Enquanto o batismo em água, em nome do Senhor Jesus, é para perdão de pecados, o batismo com o Espírito Santo é o nascimento e início de uma nova vida em Deus. Além de nos dar vida espiritual, o Espírito Santo capacita viver para Deus e nos santifica. Esta promessa de Deus é só para a Igreja (S.João 14: 17).
Batismo com o Espírito Santo foi profetizado pelos profetas Joel - Joel 2:28-29, Isaias - Isaías 28:11, e João Batista - Mateus 3:11. Foi derramado primeiramente no dia de Pentecostes sobre os judeus - Atos 2, depois sobre os samaritanos - Atos 8:17, e sobre os gentios - Atos 10:44, 46; 16:6. Esta é uma promessa de Deus para a sua Igreja: “A promessa diz respeito a vós, a vossos filhos e para todos os que estão longe e tantos quantos Deus nosso Senhor chamar - Atos 2:39”. Todos que pertencem à Igreja devem ter esta experiência maravilhosa: “...todos ficaram cheios do Espírito Santo” - Atos 2:4.
O sinal inicial para se conhecer que a pessoa está batizada com o Espírito Santo é o falar em línguas estranhas. Na sequência deve-se ver uma vida santa e dedicada a Deus.

Um comentário:

Claudia Regina Loureano disse...

Este tipo de ensinamento é muito bom! Pois estou fazendo uma pequena pesquisa de como ser uma mulher apostólica, e no entanto estou aprendendo sobre outras coisas também . Que Deus continue te abençoando.
E continue colocando esse estudos pois é de grande ajuda para quem quer aprender. rsrs